Estipular metas é algo crucial para uma empresa, mas e quando elas não batidas? Bom, no mercado Lotérico não é diferente. Não alcançar metas gera duas situações insatisfação e insegurança. Vamos esclarecer que tudo que começa com o prefixo “in” geralmente não é bom.
Mas não bater as metas, não é simplesmente não alcançar o que foi estipulado. Muito pelo contrário, envolve analisar onde está o erro. Toda meta não alcançada vai gerar uma insatisfação na empresa de modo geral. Mas vamos lá, o primeiro ponto é encontrar o erro.
É válido, reunir o time de maneira bem aberta para que todos possam sugerir ou opinar sobre o erro, falha ou por que acreditam que a meta não foi batida. Lembre-se, com está reunião você estará mostrando ao seu time que ninguém será cortado por não alcançar a meta. Além disso, fortalecerá a sua liderança, mostrando que todos possuem condição de alcançar a meta.
Outro ponto válido é que a culpa não é apenas dos funcionários, mas em conjunto. Principalmente, porque o resultado provém de uma ação conjunta que vai desde o dono da casa Lotérica até os operadores de caixa.
Como encontrar as causas que expliquem o resultado
Antes de apresentar formas de encontrar os erros é válido dizer que nem sempre não bater as metas pode ser algo ruim. Lembre-se, muitas vezes estipulamos metas com uma margem bem acima do real, 15% a 20%, e talvez a nossa lotérica tenha feito 13%. Neste exemplo simples, o seu time ficou muito próximo do ideal, então não estamos buscando erros, mas sim otimizações.
Faça um quadro de metas. Avalie com os seus funcionários, peça sugestões e estratégias para alcançar as metas neste mês. Peça para cada funcionário colocar os motivos ( erros, acertos, sugestões e otimizações); Desta forma todos participam e expõem as suas opiniões.
Voltamos a repetir neste ponto você não está procurando culpados. Mas sim buscando soluções e ideias com o seu time.
Soluções que vão te ajudar a alcançar a meta
Primeiramente, avalie as soluções propostas por você e seu time. Dentro delas, selecione as que achar viável e repasse para o seu time. Além disso, quando o seu time se torna parte da solução, ele passa a ser responsável pela realização também. Avalie também períodos paralelos, por exemplo avalie o ano de 2018 em comparação a 2019. Com isso você conseguirá criar correlações que facilitem a elaboração das estratégias futuras. Em alguns momentos devemos fazer uma correção de rota, portanto avalie o passado para corrigir o futuro.
Outro ponto crucial são as bonificações. Estabeleça bonificações boas, que agradem o seu time e despertem o interesse em conseguir. Além disso, é válido dizer que as bonificações devem estar dentro do seu teto. Estabeleça bonificações coletivas e individuais. Desta forma você promove uma chance igual para todos, tanto quanto time como individualmente.
Motive os seus funcionários. Motivar eles diariamente é fundamental. Além disso, motive mais ainda aqueles que não alcançaram a meta. A ideia é motivá-los para que eles se sintam confortáveis e seguros para irem atrás dessa meta.
Metas podem ser batidas
As metas estão aí para serem batidas, com a sua casa Lotérica não é diferente. Portanto, estipule metas alcançáveis e reais. Além disso, motive diariamente o seu time. Por fim, recomendamos que você traga o seu time para a solução. Esperamos que essas dicas te ajudem a alcançar as suas metas, além de otimizar o seu time para bater cada vez mais as metas estipuladas. Boa sorte e boas vendas!
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