INFORME FEBRALOT – Aditivo contratual, pagamento retroativo, adicional de segurança e seguro.

porAdriane

INFORME FEBRALOT – Aditivo contratual, pagamento retroativo, adicional de segurança e seguro.

Na quarta feira dia 18 a reunião foi na GERPA.

Entre os temas discutidos o primeiro foi o termo aditivo aos contratos que garantirá a revisão e atualização anual das tarifas da Categoria. O aditivo está pronto e muito em breve a Rede Lotérica o estará recebendo para assinatura.

ACESSE O LINK LEIA  NA INTEGRA::

 

INFORME FEBRALOT 17 e 18 de julho

 

porSINLOPAR

Como evitar ficar sem troco em sua lotérica?

Um dos grandes problemas enfrentados por qualquer estabelecimento, seja comercial ou de prestação de serviços, é conseguir dinheiro trocado, em moedas, para atender os clientes e não ficar sem troco. A casa lotérica, evidentemente, não consegue fugir disso, principalmente porque, embora movimente grandes quantias durante o dia, sempre existem valores quebrados, que exigem moedas para o troco.

Para evitar ficar sem troco, é importante sempre pedir aos clientes dinheiro trocado. Quanto mais trocado, melhor para o movimento do caixa. O responsável pela retaguarda deve também manter um bom volume de moedas, permitindo que todos os operadores de caixa tenham o suficiente para atender o cliente.

Aqui, vale lembrar que, diferente de um bar ou de um supermercado, não há como oferecer diferenças de troco em balas ou chicletes. O cliente vai querer receber o troco em dinheiro.

E, atualmente, com a dificuldade em encontrar moedas e algumas cédulas, é preciso ter sempre uma reserva suficiente.

Uma das facilidades existentes na casa lotérica é a possibilidade de pagar com cartão, embora o caixa TFL só possa receber cartões da Caixa Econômica. Portanto, se houver necessidade e se o cliente tiver cartões da Caixa, é preferível fazer a retirada para o pagamento de suas contas, em vez de receber em dinheiro.

Fazendo reservas de moedas para evitar ficar sem troco

O lotérico, portanto, precisa sempre fazer reservas de moedas e, para ter a quantidade suficiente, precisa se organizar para saber o quanto vai precisar em dinheiro trocado. Essa, certamente, seria uma tarefa bem difícil se não houvesse um sistema de gestão financeira que pudesse manter o controle.

O sistema AGIL, um software desenvolvido pela DouraSoft, além de inúmeras funcionalidades, também permite que o lotérico possa manter esse controle.

O sistema possui um menu denominado Retaguarda, que permite o lançamento e o controle de todas as operações que envolvem a operação principal da casa lotérica, ou seja, o dinheiro que entra ou que sai do estabelecimento.

A opção de controle permite saber todos os trocos dos caixas TFL, através de cada operador e de sua movimentação, detalhadamente, inclusive pelas moedas, o que vai evitar que o lotérico seja pego de surpresa, sem ter troco nos seus caixas.

Para manter esse controle, basta entrar no meu Troco, onde estarão todos os valores de cédulas e de moedas, e onde o sistema contabiliza o número de cédulas e moedas por quantidade.

Com essa funcionalidade, além de saber uma média da necessidade de número de moedas e de cédulas pelo valor estampado nas mesmas, o lotérico poderá também fazer a previsão para cada dia de expediente, mantendo o número de moedas e cédulas menores para não ficar sem troco em seus caixas.

Desta forma, na hora de fazer a transferência de valores para a Caixa Econômica, basta separar as cédulas de maior valor e guardar no saldo do caixa todas as moedas e cédulas menores, dentro da média percebida nos movimentos diários.

Sistema AGIL: facilidade para o empresário lotérico

O sistema AGIL vem se desenvolvendo há mais de 20 anos para a gestão financeira das casas lotéricas. Ao longo desse tempo, todas as necessidades vêm sendo atendidas. A cada alteração nos sistemas da Caixa Econômica ou a cada necessidade apresentada pelos empresários lotéricos, os programadores da DouraSoft implementam uma nova funcionalidade.

A funcionalidade de troco foi inserida justamente para atender a uma necessidade cada vez mais comum nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços e, como no caso de casas lotéricas, não poderia ficar de fora de um sistema que vem prometendo e cumprindo, ao longo desses mais de vinte anos, atender todas as obrigações e necessidades, para que o empresário tenha disponibilidade de oferecer qualidade na sua prestação de serviços e evitar ficar sem troco.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

porSINLOPAR

Modernize a sua lotérica

Ao contrário do que muitos pensam, modernize a sua lotérica verá que não precisa gastar muito com isso! Com apenas um sistema lotérico de qualidade você consegue resolver vários problemas e driblar antigos erros que normalmente acontecem na casa lotérica.

A tecnologia veio para nos ajudar, principalmente quando o assunto é gestão financeira. Não podemos confiar em registro manuais que podem ser facilmente manipulados e podem ser escritos incorretamente. Por isso, o uso da tecnologia em ambiente empresarial vem acelerando processos e tornando cálculos cada vez mais confiáveis.

Além disso, com o treinamento dos funcionários para o uso de sistemas de gestão, o registro de cada compra acaba sendo muito mais rápido, deixando os clientes mais satisfeitos.

Modernize sua lotérica – problemas que podem ser solucionados com a tecnologia

Tem medo de modernizar a sua lotérica? veja alguns problemas que serão facilmente solucionados com o uso de um bom sistema de gestão na sua empresa:

  1. Registros espalhados em cadernos

Tem registros da vida financeira da sua empresa espalhados por diversos cadernos? Então, modernize sua lotérica! Isso faz com que você tenha capacidade de organizar tudo em um único sistema.

Quando você precisa tomar decisões rápidas precisa procurar registros em diversos cadernos, acaba tendo muita confusão porque os registros não foram feitos pelas mesmas pessoas. Com isso, você pode perder dados importantes que poderiam swer fundamentais para a análise do seu negócio.

Mas, a boa notícia é que modernizando sua lotérica você poderá manter tudo em um único lugar, de forma que qualquer pessoa tenha acesso.

  1. Planilhas confusas do Excel

Para resolver o problema dos papéis espalhados, muitos empresários adotam o uso de planilhas do Excel. São práticas na hora de usar, mas não são muito úteis para um uso contínuo. Para um lotérico é interessante utilizar um sistema único para realizar os registros, pois as planilhas podem ser facilmente deletadas e manipuladas por qualquer funcionário.

Com o uso de sistemas próprios para lotéricas você garante que os dados sejam acessados somente pelo gerente e pelas pessoas de sua confiança. Além disso, com menos pessoas mexendo nos dados, a probabilidade de erros diminui muito.

  1. Esquecimento de pagamento de contas

Você costuma esquecer de pagar as contas da sua empresa? Se a resposta foi sim, modernize sua lotérica! Essa estratégia pode te ajudar a lembrar de pagar contas e diminuir seus gastos com multas. Por exemplo, se você costuma demorar para pagar as taxas da Caixa Econômica terá sérios problemas! Por isso, um sistema lotérico pode te avisar que está chegando o dia de realizar o pagamento e pelo próprio sistema você pode fazer a transferência.

  1. Dificuldade para criar relatórios

Como empresário você deve saber que ter relatórios em mãos ajuda muito na hora de tomar decisões. Para saber se deve ou não deve investir em certa área da empresa, é preciso verificar se os lucros estão sendo maiores que as despesas.

Se você não tem relatórios a mão, precisará analisar os livros ou as tabelas do Excel e isso pode ser trabalhoso e demorado. Mas, se a sua lotérica é moderna você terá um sistema que disponibiliza relatórios em tempo real. Dessa forma, tomar decisões será uma atitude fácil e prática.

  1. Fechamento de caixa sem preocupação

O ideal é que você modernize sua lotérica e em cada caixa tenha um sistema que registre todas as transações daquele terminal. Isso permite que você verifique quem vendeu mais, quais foram os produtos de maior saída e feche o caixa rapidamente.

Além disso, isso garante que menos erros sejam realizados na hora do registro! Por isso, não deixe de ter um sistema lotérico de confiança nas maquinas dos seus terminais lotéricos.

Como você pode ver, colocar a tecnologia na sua empresa pode te trazer vários benefícios. Por isso, modernize sua lotérica e esqueça métodos arcaicos de registro. Você terá muitos benefícios com o uso de sistemas próprios para gestão de lotérica!

porNeimar Mariano Arruda

Dia do Amigo

Nesse 13 de Julho, temos muito o que comemorar, pois todos somos AMIGOS

porSINLOPAR

Como controlar as vendas?

Controlar as vendas de uma casa lotérica é uma necessidade primordial. É através das vendas que o empresário vai saber a lucratividade de sua empresa e as ações que deve tomar para aumentar o número de clientes e garantir a continuidade da empresa.

Com o controle correto das vendas é possível manter a administração bem direcionada, mais alicerçada, já que o movimento da lotérica é diferenciado de qualquer outro estabelecimento de prestação de serviços.

Na casa lotérica somente se trabalha com números, que representam valores que, por sua vez, é na maior parte de terceiros. Do volume movimentado é que saem as vendas, que irão trazer para o lotérico sua receita e possibilitar o cálculo do coeficiente de lucratividade.

Controlar as vendas com um software específico

Para controlar as vendas da casa lotérica é necessário ter um software confiável, como o AGIL, desenvolvido pela DouraSoft. O primeiro passo para manter esse controle é informatizar a casa lotérica.

Depois de instalado o programa AGIL, o lotérico deverá manter seus operadores de caixa bem treinados, de forma a operacionalizar o sistema, fazendo os lançamentos de forma correta para não gerar erros no fechamento do caixa.

Um sistema operacional, como sabemos, só funciona através da inserção de dados e, como não possui inteligência, quem o manipula deve conhecer todas as ferramentas e funcionalidades.

Portanto, é importante orientar bem cada funcionário para que não aconteça qualquer imprevisto que atrapalhe o bom andamento dos trabalhos e que permita agilizar o atendimento, evitando a formação de filas.

O manual de instruções do AGIL deve estar disponível para qualquer funcionário poder tirar dúvidas em alguns momentos, evitando atropelos durante o controle de seu caixa TFL.

Pelo sistema AGIL, o lotérico ainda tem a vantagem de poder controlar as vendas no momento certo, sabendo como está o movimento em cada caixa TFL, uma das funções mais inteligentes do sistema.

Assim, é possível saber em qualquer hora do dia, como estão as sangrias do caixa e os valores de vendas que estão nos cofres e os que foram enviados para a Caixa Econômica.

O fechamento do caixa permite a emissão de relatórios diferenciados, por cada caixa, e esse fechamento pode ser feito pelo próprio operador, com o acompanhamento no tempo certo pelo gerente ou pelo lotérico. Esses relatórios mostram os valores de venda detalhados, por produtos.

Além das vendas controladas pelo TFL(ou fora deles, como é o caso das TeleSenas), o AGIL também permite fazer o controle de vendas de qualquer item cadastrado como produto, como loteria ou como serviços.

Dessa forma, a casa lotérica pode ampliar a oferta de produtos, como a venda de chips de celulares e outras permitidas pela Caixa Econômica.

O sistema permite o lançamento tanto de vendas à vista como de vendas a prazo, fornecendo ao lotérico maior segurança no controle de cobranças e de clientes que mantém débito com a empresa.

Em cada venda, também é possível emitir um comprovante, que pode ser interessante para o controle e para a conciliação na hora do fechamento de caixa, e, o mais importante, no caso de uma venda a prazo, é que o próprio sistema irá gerar o registro de contas a receber.

O operador de caixa ainda possui a autonomia para atendimento de qualquer cliente que compre a prazo sem precisar pedir autorização: existe um limite de vendas que pode ser cadastrado para cliente e, no caso de excesso, o sistema não libera valores acima do limite de crédito.Esse limite pode ser autorizado através do cadastro de clientes, onde é possível alterar os valores permitidos e controlar as vendas.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

porSINLOPAR

Como atrair mais clientes para sua lotérica

Atrair mais clientes para sua lotérica é extremamente necessário. O empresário que se conforma com poucas vendas, está fadado ao fracasso.

Sem clientes nenhum negócio vai para frente, por isso é preciso sempre estar trabalhando para conquistar a atenção e a credibilidade das pessoas. Para realizar essa tarefa, a primeira coisa que você precisa fazer é pensar no cliente.

Ter em mente quem realmente é o seu público alvo é essencial para vender mais. Você precisa estar ciente do que ele realmente precisa e como vai oferecer os seus produtos sem que isso se torne uma coisa chata.

Por isso, é crucial que os funcionários da sua empresa estejam muito bem treinados. Oriente-os para que não afugentem os clientes, mas para que fidelizem cada pessoas que entrar na sua lotérica.

Estratégias para atrair mais clientes para sua lotérica

  • Venda um sonho

Quem não tem o sonho de ganhar na loteria? Muita gente vê essa história de comprar bilhetes premiados como algo impossível e você precisa mudar essa mentalidade.

Compartilhe histórias de pessoas reais que conseguiram mudar sua vida através de prêmios de loteria. Mostre que realmente é possível ganhar e tire o medo das pessoas que ainda ficam receosas em apostar.

Uma forma de conseguir realizar esse ato, é utilizando as redes sociais. Mostre que os produtos lotéricos são realmente confiáveis e que podem sim trazer um bom prêmio.

Se houver casos da sua cidade de pessoas que ganharam um prêmio, conte sobre isso. Não é necessário divulgar o nome do cidadão, caso o mesmo não queira. Mas, só de mostrar aos leitores que alguém desta cidade ganhou um prêmio, com certeza já ficarão motivados.

  • Desperte o interesse

Muita gente quer apostar, mas acha que só pode investir em bolões de alto valor. Uma forma de atrair mais clientes para sua lotérica é elaborando bolões com um valor específico e chamando alguns clientes fiéis para participar.

Se eles não estavam pensando em apostar, depois do seu convite com certeza vão acabar ficando interessados.

Faça com que os próprios clientes divulguem os bolões e os produtos da sua lotérica. Não existe nada que desperte mais interesse do que os comentários feitos boca a boca.

  • Invista na sua lotérica

Com certeza você investe dinheiro na sua lotérica, mas você investe o seu tempo nela? É importante que o empresário esteja sempre dentro do seu estabelecimento para saber como andam as coisas.

Já dizia o ditado: ” o olho do dono é que engorda o gado”. Pode parecer mentira, mas quando você gerencia de perto a sua empresa, ela realmente cresce.

Por isso, trabalhe de verdade no seu negócio. Esteja sempre lá, vendo o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

  • Satisfação do cliente acima de tudo

O cliente é o que move a sua lotérica. Então, deixe-o satisfeito. Muitas vezes as pessoas passam horas e horas em uma fila de lotérica, mas essa experiência não precisa ser totalmente desagradável.

Veja se o local é bem iluminado, se realmente oferece um clima agradável para os clientes. Se for necessário, instale mais ventiladores ou até um ar condicionado. É importante que estar dentro da lotérica não seja algo ruim, essa experiência tem que ser boa.

  • Faça Network

Conheça novas pessoas, empresários de outros nichos. Conversar com outras pessoas pode fazer com que você tenha ideias inovadoras para o seu negócio.

Além disso, você ainda pode fazer parcerias. As parcerias garantem que outros empresários divulguem o seu negócio, é uma via de mão dupla, beneficia os dois empresários.

Outra coisa importante é que você conheça outros lotéricos. Estar por dentro de tudo que acontece dentro da sua área é muito importante para os seus negócios.

 

 

porNeimar Mariano Arruda

Dia do Comerciante

Nosso sindicato parabeniza a todos os comerciantes que nesse 16 de Julho comemoram seu dia.

porAdriane

Febralot participa de audiência pública sobre convênios de energia elétrica em Pernambuco.

O presidente da Febralot, Jodismar Amaro foi convidado pelo deputado Jose Stédile (PSB – RS), presidente
da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados a participar da composição da mesa da audiência
pública destinada a debater a “decisão tomada pela Caixa Econômica Federal (CEF) e pela Companhia Energética de
Pernambuco (Celpe/Neoenergia) em não renovar o contrato anteriormente firmado, inviabilizando, assim, o
pagamento das contas de energia por meio de casas lotéricas no Estado de Pernambuco”.

 

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Febralot participa de audiência pública sobre convênios de energia elétrica

porSINLOPAR

Como organizar as despesas da sua lotérica?

Organizar as despesas de uma casa lotérica permite que o empresário lotérico possa tomar as decisões mais acertadas com relação a redução de custos e ao gerenciamento de sua empresa de uma maneira mais completa.

Organizar as despesas é necessário para que se possa acompanhar mais de perto das finanças da lotérica, gerando maiores possibilidades de calcular os custos e de acompanhar o potencial de vendas, projetando a margem de lucro da empresa e permitindo a realização de investimentos de médio e de longo prazo.

Para o empresário lotérico organizar as despesas são necessários alguns passos básicos, sendo o primeiro deles escolher um sistema de gestão apropriado para o tipo de atividade da empresa. Como se trata de uma casa lotérica, o melhor sistema de gestão é o AGIL, um software desenvolvido pela DouraSoft, que permite organizar custos, despesas e receitas de uma forma mais prática e completamente automatizada.

O sistema AGIL é de fácil manipulação, com interface amigável, que permite fazer toda a movimentação e oferece os relatórios e gráficos necessários para conhecer a real situação da empresa.

Como fazer a organização de despesas

O sistema AGIL facilita ao empresário lotérico todos os lançamentos, trazendo, todos os dias, o saldo final do dia anterior, permitindo o sequenciamento dos lançamentos com os saldos anteriores.

No sistema serão lançadas todas as entradas pelas vendas de produtos e serviços, onde são descritas as datas, a origem, o registro e a forma de pagamento, bem como o valor de cada movimentação, acrescentando os valores ao saldo do caixa existente.

Os lançamentos de saída de dinheiro entram diretamente no caixa, registrando todos os destinos e de que forma foi feito o pagamento. Nesse caso é que entra a organização das despesas, devendo ser classificadas em custos fixos, custos variáveis, compras de produtos, etc.

Além disso também é possível lançar as compras que são feitas a prazo, para que esse controle também seja acompanhado.

Organizar as despesas exige a separação entre as despesas fixas e as variáveis.

Despesas fixas

As despesas fixas são aquelas previsíveis e que não possuem muita variação de valor, como, por exemplo, aluguel, salários, obrigações trabalhistas, honorários de contador, energia, água e telefonia, entre outras.

Despesas variáveis

Entre as despesas variáveis, temos todos os valores que, muitas vezes, não são previstas, ou aquelas que sofrem variações maiores de acordo com a produção/venda do produto (Diferentemente das despesas fixas, que independente de produzir/vender terá que ser paga). Essas, muitas vezes, dependem do próprio movimento.

Com todos os lançamentos feitos, através das categorias em suas contas, o lotérico terá o resultado financeiro de toda a movimentação, com o saldo do dinheiro que entrou e que saiu durante o dia, sabendo, ao final do período quanto possui em valores.

Esse saldo define o quanto de receita foi acrescentada à lotérica, devendo ser sempre maior a cada dia. Quando há redução do saldo de caixa, é preciso verificar se as despesas estão sendo acima do esperado e cortar os custos que não são tão necessários.

Cuidados ao organizar as despesas

Para manter o controle financeiro e a organização das despesas, é necessário tomar alguns cuidados, como, por exemplo:

  • Separar todas as despesas da casa lotérica dos gastos pessoais;
  • Não contabilizar como saldo positivo os cheques devolvidos ou que ainda serão compensados;
  • Não deixar contas a pagar em atraso para não pagar juros e multas;
  • Fazer as anotações de todas as movimentações bancárias, lançando no sistema;
  • Ter a contabilidade sempre em dia, não deixando de anotar nenhum centavo que tenha entrado ou saído no caixa da empresa.

Ao organizar as despesas, o lotérico poderá fazer sua projeção de lucros, tomando os cuidados necessários para aumentar a produtividade.

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
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porSINLOPAR

Importância de fazer reuniões com seus funcionários

As reuniões com seus funcionários são motivos de medo entre a sua equipe? Essa realidade precisa mudar. Os momentos com os seus funcionários devem ser proveitosos e devem servir para fazer a sua empresa crescer.

Reuniões chatas e desnecessárias devem ser excluídas da rotina da sua empresa. Afinal, todo mundo tem muito trabalho a ser feito. Mas, existem temas que só podem ser abordados durante as reuniões, onde pessoas de várias funções diferentes estão reunidas.

As reuniões promovem o relacionamento entre sua equipe, independente no nível hierárquico que ela ocupe dentro da sua casa lotérica. E ainda te dá a oportunidade de ouvir opiniões diferentes sobre vários assuntos, te ajudando a montar soluções mais efetivas que possam agradar os clientes.

Por que fazer reuniões com seus funcionários?

Existem vários motivos para que haja as reuniões com seus funcionários. Uma delas é fazer com que cada participante da sua equipe se sinta necessário. Afinal, quando você ouve um funcionário e diz que a ideia dele foi boa, ele se sente valorizado.

Muitas pessoas se sentem motivadas em trabalhar em empresas que levam em consideração suas opiniões. Além disso, você não tem nada a perder ao ouvir seus funcionários. Eles estão sempre em contato com os clientes e podem ter ideias relevantes para serem ouvidas.

Outro motivo importante para as reuniões é que elas permitem que você sinta como está o clima organizacional da sua empresa. Se você perceber que os funcionários não conseguem se falar, e muito menos ouvir o que os outros estão falando, algo está errado. É importante perceber se há alguém destoando a harmonia da sua empresa e solucionar este problema.

Além disso, todos precisam estar empolgados para vender mais produtos e para ouvir as táticas que você vai ensinar para que eles consigam crescer dentro da casa lotérica. As reuniões são ótimas oportunidades para que você mostre o seu espírito de liderança e compartilhe com sua equipe tudo o que aprendeu sobre empreendedorismo. Dessa forma, toda sua equipe conseguirá ter ótimos resultados nas vendas dos produtos.

Reuniões em momentos de crise

Uma hora essencial para reuniões com seus funcionários são os momentos de crise. É muito importante que sua equipe esteja ciente da real situação da sua empresa e que não fiquem aumentando o problema.

Em tempos difíceis o que tem que ser feito é trabalho em dobro. Mas, o que acontece em muitas empresas é que os chefes não falam a respeito disso, e todo mundo fica com medo de ser demitido.

Então, para evitar esse tipo de situação um bom líder convoca uma reunião com todos os funcionários, tranquiliza a equipe e mostra que há meios de melhorar a produtividade e faturamento da empresa e que ninguém precisará ser demitido.

Isso faz com que sua equipe fique motivada e confiante em sua liderança. Dessa forma, farão de tudo para que sua empresa cresça e aplicarão suas dicas para vender mais produtos lotéricos.

Como não deixar as reuniões com seus funcionários tediosas

A primeira coisa que você precisa fazer para que as reuniões com seus funcionários não sejam um tédio é marcá-las quando realmente forem necessárias. A sua equipe deve se reunir pelo menos 1x por mês, entretanto devem ser citados assuntos importantes.

É importante ouvir os funcionários e não os prender muito tempo além do seu expediente. As reuniões podem ser rápidas e mesmo assim ser produtivas.

Sugira sempre formas de deixar os funcionários mais felizes, como eleger o funcionário do mês durante essas reuniões. Isso fará com que eles fiquem ansiosos para que as reuniões com seus funcionários aconteçam.

Outra coisa importante é pedir ajuda para os funcionários para resolver problemas com os clientes. Por exemplo, se você já adotou um sistema o cliente pode deixar sua opinião, através de uma caixa de sugestões na sua loja, é durante a reunião que você irá discutir essas sugestões com os seus funcionários e juntos optar pelas mudanças que realmente vão trazer benefícios para sua loja.

As reuniões com seus funcionários são importantes e ainda te dá a chance de conhecer melhor cada funcionário. É um momento onde o líder e os funcionários podem dizer o que pensam sem medo, podem expressar sua criatividade e dar sugestões.

Por isso, inclua reuniões na sua empresa e veja a mudança que isso fará no comportamento dos seus funcionários.