Decisões estratégicas. O que te apoia?

porSINLOPAR

Decisões estratégicas. O que te apoia?

Decisões estratégicas

No dia a dia da gestão de uma lotérica, a tomada de decisões estratégicas muitas vezes não vem acompanhada de uma análise mais profunda sobre o que é necessário fazer e para onde ir.

Entretanto, existem muitas ferramentas e modelos capazes de apoiar os gestores neste sentido, de modo que muitos erros possam ser evitados, já que as decisões deixam de ser intuitivas e passam a ser fundadas em fatos e números que expressam a realidade empresarial.
Diante disso, podemos dizer que existem dois motivos essenciais para erros quanto às decisões estratégicas, nos seus mais diversos níveis:

• Ou a correria do dia a dia impediu uma análise mais detalhada;
• Ou não havia uma ferramenta adequada capaz de auxiliar o gestor neste processo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com a finalidade de lhe mostrar que estas duas barreiras foram totalmente desconstruídas em nosso tempo. Elas são mitos que não têm mais nenhuma relação com a realidade em que estamos. Vamos entender o porquê…

Um método para tomada de decisões estratégicas

A boa e velha gestão estratégica tem, dentre um arsenal de ferramentas a disposição do gestor, uma série de instrumentos que trabalham para ajudar no processo de tomada de decisões. Um deles é o que ficou conhecido como 5W2H
A maneira de implementação do 5W2H é muito simples, pois o seu nome é o acrônimo das palavras Who, Where, When, What, Why, How e How Much, todas derivadas do inglês.
Em bom português, temos o seguinte:

• Quem?
• Onde?
• Quando?
• O quê?
• Por quê?
• Como?
• Quanto custa?

Todas estas palavras devem se transformar em perguntas, como vimos acima. E elas devem ser respondidas pelos gestores antes de uma decisão. Toda esta metodologia costuma ser extremante eficaz, por permitir uma maior reflexão, mas em que pese a sua eficácia, ela termina sendo custosa em termos de tempo, pois gasta um número grande de minutos e, talvez, horas para ser desenvolvida por completo.

O que queremos dizer é que, em alguns momentos, dada a necessidade de tomar uma decisão imediata, fica difícil parar para aplicar o método do 5W2H na prática e ficar respondendo a cada uma das 7 questões que levam a uma solução do problema. Mas, o que talvez você não tenha percebido, é que já temos soluções de alto nível para otimizar este investimento de tempo neste método…

Como otimizar o processo de tomada de decisões estratégicas?

Os anos se passaram e trouxeram grandes avanços e progressos tecnológicos. O velho uso do 5W2H para as decisões também foi impactado e sofreu com estas transformações.

Aquela velha cena do empreendedor que senta diante de um pedaço de papel, com uma caneta na mão, para ficar imaginando possíveis respostas às 7 questões daquela metodologia parece bastante ultrapassada. Hoje, tudo isso pode ser acelerado e ganhar uma eficiência ímpar. E a resposta não está em nada muito complexo ou diferente do que já conhecemos, ela está ao alcance de todos. Pare e pense: os softwares de gestão estão aí para que sejam utilizados, inclusive em nível estratégico. Todos aqueles dados e registros não podem servir somente para controles diários e fechamento de caixa, mas sim para tomadas de decisões profissionalizadas.

O fato é que o uso de aplicações de gestão, como é o caso do AGIL, permite uma resposta imediata, coerente e fundamentada em dados para cada uma das questões do 5W2H. Em outros termos, teremos melhor qualidade de decisão, com menor investimento de tempo. Por isso, descubra mais sobre o que o AGIL pode fazer para a sua empresa, clicando aqui.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

porSINLOPAR

Como fazer o fechamento de caixa da sua lotérica?

Para que uma lotérica tenha sucesso, é importante realizar o fechamento de caixa da sua lotérica corretamente. Afinal, com tanto movimento de dinheiro na empresa, se você não souber computá-los com certeza terá problemas com o fluxo de caixa no final do mês.

Fechar o caixa diário da lotérica requer muita atenção, pois existem muitos números envolvidos nessa equação. Mas, será que existe uma forma de fazer isso de forma rápida e objetiva? A resposta é sim, e vamos abordar esse assunto neste artigo.

Se você já criou um fluxo de caixa bem estruturado, onde todas as contas a pagar e a receber estão bem definidas, será muito simples fazer o fechamento de caixa diário e conseguir acompanhar isso tudo mensalmente.

Dicas práticas para realizar o fechamento de caixa da sua lotérica

Está tendo problemas em realizar o fechamento de caixa da sua lotérica? Então, é hora de começar a mudar a forma com a qual você realiza essa tarefa.

A primeira coisa que você precisa fazer é treinar a sua equipe para conseguir utilizar o software de gestão que você incluiu na sua lotérica. Esse software vai agilizar todo o trabalho e impedir que erros sejam cometidos. É muito melhor do que fazer registros em papéis, que podem ser facilmente perdidos, ou em planilhas confusas que podem ser deletadas.

Após o treinamento dos funcionários você já está pronto para conhecer as dicas de como fechar o caixa diário com facilidade. Veja:

  1. Saldo inicial no caixa

Antes de qualquer coisa, você precisa saber qual o saldo daquele terminal. Por isso, peça para que os operadores de caixa cheguem mais cedo e verifiquem quanto possuem em caixa. É necessário ter dinheiro em mãos para o troco dos clientes, e isso deve ser computado.

Verificar o saldo inicial é tão importante quanto saber qual o saldo final do caixa da sua empresa. Afinal, você só saberá se os registros estão certos se tiver todos os números computados.

  1. Escolha um software para registro de dados

É importante ter um software que te ajude a realizar o registro de todos os dados da sua empresa. Isso significa que toda venda realizada por um terminal será devidamente registrada, dessa forma você não corre o risco de esquecer de registrar nada que entrou na sua empresa.

Além de te ajudar no fechamento de caixa diário da sua empresa, esse software específico para lotéricas também irá criar relatórios para que você consiga analisar como está a vida financeira da sua empresa.

  1. Fechamento de caixa não está dando certo

Se você perceber que algum operador de caixa está com problemas no fechamento de caixa, lembre-se de verificar se não houve nenhum depósito ou retirada de dinheiro daquele caixa que você esqueceu de lançar no sistema.

Outra coisa importante é verificar se todos os pagamentos recebidos foram registrados corretamente. O sistema facilita tudo, mas se não for usado da maneira correta pode acabar gerando dados errôneos.

  1. Oriente os seus funcionários a serem organizados

É importante que todo operador de caixa seja organizado e focado quanto estiver realizando o fechamento de caixa da sua lotérica. A falta de atenção pode prejudicar muito o resultado final da contabilização deste caixa, por isso, tudo isso deve ser realizado no final do expediente quando não houver mais nenhum cliente na loja. 

  1. Concilie suas contas bancárias

Todo lotérico sabe que é preciso manter as contas 003 e 043 atualizadas para que o seu saldo sempre esteja positivo. Por isso, utilize softwares que te ajudem a fazer o gerenciamento dessas contas com mais facilidade.

  1. Troca de funcionários

Sempre que um funcionário precisar sair do terminal para que outro entre, é importante fazer o fechamento de caixa. Isso impedirá que erros sejam cometidos e você saberá quanto dinheiro entrou no caixa durante os turnos específicos de cada funcionário.

É importante que esses dados sejam registrados corretamente, contendo a hora em que cada funcionário começou o turno. Além de impedir intrigas entre os funcionários, também te ajuda a ter certeza sobre como foi o andamento de cada funcionário.

É importante acompanhar de perto o andamento dos operadores de caixa para saber se realmente estão conseguindo vender produtos lotéricos. O fechamento de caixa da sua casa lotérica também te ajuda a controlar este quesito, fazendo com que você tenha a possibilidade de estimular os seus funcionários a realizarem mais vendas.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

porNeimar Mariano Arruda

Feliz Ano Novo

E que nossos objetivos e metas para o novo ano se REALIZE

porAdriane

SINLOPAR DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL!

O SINLOPAR deseja a todos um

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO  repleto de sucesso .

 Que todos tenham um Natal maravilhoso com muita paz e saúde.

 Agradecemos o apoio e o companheirismo  dos

nossos associados nesta caminhada . 

    Boas festas

        Diretoria Sinlopar

porNeimar Mariano Arruda

Feliz Natal

Neste dia 25, juntos celebraremos o renascimento Daquele que veio para salvar nossas almas e nossos corações, Jesus.

porAdriane

Febralot fecha o ano com trabalho importante em Brasilia nos dias 11 e 12 de dezembro

No dia 11, presidentes sindicais, a área de tecnologia (TI) da Caixa Econômica Federal, juntamente com a GERPA reuniram-se para esclarecimentos sobre os inúmeros problemas relacionados às transmissões, principalmente os ocorridos no início de dezembro. Também houve um debate sobre a demora na correção dos adicionais de segurança anteriormente previsto para julho, mas que ainda não ocorreram.  E foram esclarecidos os novos procedimentos em relação às notas fiscais e o recolhimento dos impostos do SITAE.

ACESSE ABAIXO E LEIA NA ÍNTEGRA:

Informe Febralot 11 e 12 dezembro (3)

porSINLOPAR

Quando uma casa lotérica é lucrativa?

Está em dúvida se a lotérica é lucrativa? Então, vamos te ajudar a sanar essa questão de uma vez por todas. A primeira coisa que precisamos discutir é que as casas lotéricas são sem dúvida um negócio lucrativo. Isso porque trata-se de um dos investimentos que oferecem menor risco possível, afinal você tem certeza de que a Caixa Econômica não vai falir e você sempre poderá ter a sua empresa.

Mas, o problema é quando muitos empresários acabam não conseguindo administrar direito os seus negócios. Até mesmo um investimento lucrativo como uma lotérica pode apresentar problemas quando há uma má gestão.

Se você está querendo saber se o seu negócio realmente está indo para frente, veio ao lugar certo! Iremos discutir sobre esse assunto.

Será que sua lotérica é lucrativa?

Abrir uma empresa nunca é uma tarefa fácil, se você acabou de abrir sua casa lotérica e ainda não sabe se ela é lucrativa, precisa ter em mente algumas dicas que vão te ajudar.

A primeira coisa que você precisa saber é que o retorno do seu investimento não é imediato. Dependendo de onde a sua empresa fica e de como você abriu esta lotérica, o retorno do seu investimento pode demorar 1 ano para aparecer.

O tempo de retorno do investimento não é alto se comparado com outras franquias. Mas, para saber se sua lotérica é lucrativa não basta vender produtos e oferecer serviços. É preciso saber gerenciar o seu negócio.

Veja a seguir algumas dicas para você saber se o negócio que abriu realmente é rentável:

  1. Analise as despesas

Quais são os gastos reais da sua empresa? Para saber se sua lotérica é lucrativa, é importante ter certeza que não está operando no vermelho. Ou seja, que não está gastando mais do que ganha.

Por isso, mantenha o fluxo de caixa sempre atualizado, esteja sempre atendo se as contas empresariais estão sendo pagas em dias e se você não está misturando contas pessoais com despesas empresariais.

  1. Faturamento da empresa

O faturamento real da sua empresa está sendo suficiente para pagar as despesas e ainda sobrar dinheiro para você investir em benefícios para sua lotérica? Uma empresa precisa trabalhar com dinheiro suficiente para se manter e para lidar com gastos extras.

Toda empresa precisa ter um dinheiro reserva para solucionar problemas que possam aparecer. Por exemplo, se um dos seus terminais quebrar e uma das suas máquinas parar de funcionar, você irá deixar o terminal fechado? É necessário ter uma reservar para solucionar esse problema.

  1. Pagamento dos funcionários

Quando uma lotérica é lucrativa o pagamento dos funcionários acontece sempre em dia. Afinal, a casa lotérica não é um comércio que aceita pagamento parcelado ou que os clientes façam compras fiado.

Isso significa que a comissão que a Caixa paga com certeza virá todo o mês para a casa lotérica. Se você não está conseguindo pagar os funcionários algo está acontecendo!

Verifique quantos bilhetes e serviços você presta por dia e depois veja se isso é compatível com o fechamento do seu caixa.

Garanta que não esteja gastando com coisas desnecessárias dentro da casa lotérica. Isso também pode fazer o dinheiro evaporar.

  1. Calculando o lucro

Calcular o lucro da sua lotérica não é difícil, a conta é simples: você irá subtrair os custos operacionais da sua lotérica pela receita que você obteve.

Se você perceber que o salto é negativo com certeza tem um problema sério. Afinal, para quem tem uma casa lotérica o saldo deve ser sempre positivo.

Para resolver esses problemas você pode contar com o auxílio de um profissional contados. Ele irá verificar o que está acontecendo para que sua empresa esteja perdendo tanto dinheiro.

  1. Lotéricas familiares

A sua empresa é familiar? Isso pode trazer um conforto, pois trabalhar em família pode ser agradável. Mas, também pode fazer com que você perca dinheiro se não souber administrar o seu negócio.

Você pode saber se sua lotérica é lucrativa quando ninguém pega dinheiro do caixa para pagar contas pessoais. Normalmente quando a empresa é familiar, se há uma despesa em casa logo pensam em pegar dinheiro do caixa. Mas, para você ter certeza do lucro da sua lotérica esse dinheiro não deve ser subtraído do caixa da sua empresa.

Tenha sempre contabilizado as contas pessoais e empresariais e separe-as muito bem. Oriente sua família a fazer o mesmo.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

porSINLOPAR

Dicas de fidelização do cliente de uma lotérica

Pensar em fidelização do cliente de uma lotérica é muito importante. Muitos empresários negligenciam este quesito, e acabam perdendo a oportunidade de conseguir apostadores fiéis para comprar os bilhetes lotéricos.

Muita gente leva consigo o sonho de ganhar na loteria ou de conquistar algum prêmio lotérico, mas acaba desistindo. A função do lotérico é lembrar as pessoas que esse sonho pode sim ser realizado. Não existem só bilhetes lotéricos caros, muitos são baratos e toda população pode comprar!

Explore o potencial dos seus produtos e faça com que todos os consumidores que entrarem na sua lotérica acabem saindo com um bilhete em mãos. Dessa forma, você ganha consumidores e acaba fazendo com que sua cidade tenha mais ganhadores para outros cidadãos se inspirarem.

5 dicas fundamentais para fidelização do cliente de uma lotérica

  1. Conheça o perfil dos seus clientes

Antes de qualquer coisa, para fidelização do cliente de uma lotérica é necessário conhecer o perfil dos consumidores que frequentam o seu estabelecimento.

O perfil dos clientes lotéricos muda muito de região para região. por isso, você precisa estudar aqueles que estão próximos a você. Perceba como se comportam desde o momento em que estão na fila, até o momento em que chegam no caixa.

Eles costumam perguntar por algum produto em especial? Costumam pedir para que você faça bolões? Isso tudo deve ser analisado. Cada consumidor merece um tratamento especial e diferenciado, mas normalmente dá para analisar de forma coletiva qual o perfil dos consumidores da sua região e elaborar uma estratégia de marketing focada nas necessidades de cada um.

  1. Faça o cadastro dos consumidores

O cadastro dos consumidores é parte crucial da fidelização do cliente de uma lotérica. Como você vai conseguir oferecer produtos que ele realmente pode querer comprar, se não sabe o qual o perfil deste cliente? Cadastrando-o você consegue saber qual foi sua última compra e pode oferecer produtos direcionados para sua necessidade.

Além disso, o cadastro também faz com que o atendimento seja mais personalizado. Afinal, você irá chamar o cliente por seu nome, já saberá alguns dados importantes sobre ele, o que fará com que ele tenha a sensação que sua empresa realmente conhece e se preocupa com sua necessidade.

Sem contar que com o cadastro você faz com que o atendimento seja mais rápido, já que não precisará oferecer todos os produtos da lotérica, somente dando ênfase naquilo que ele realmente pode ter interesse em comprar.

  1. Tenha uma página na internet

Estar na internet pode ajudar na fidelização do cliente de uma lotérica? Com certeza! Afinal, hoje em dia todos gostam de pesquisas sobre as empresas que mais frequentam.

Além de poder ver resultados dos bilhetes online no site da sua lotérica, os consumidores também poderão deixar comentários sobre o atendimento da sua empresa.

Outra coisa importante é que você poderá dar dicas sobre qual a melhor forma de fazer apostas e aumentar as esperanças dos seus clientes nas famosas fézinhas.

O site é um portal que te aproxima do seu cliente, fazendo com que você dê rapidamente várias dicas e o ajude a consumir o seu produto da melhor forma possível.

  1. Preste atenção nas reclamações

Já ouviu falar que quem reclama tem interesse pelo seu produto? Ninguém perde o seu tempo falando sobre algo que não tem interesse. Então, se recebeu algum tipo de reclamação ou crítica de algum consumidor, pense sobre isso.

Para conseguir fidelização do cliente de uma lotérica é importante levar a opinião deles em questão. Então, você pode colocar uma caixa de sugestões na lotérica e ler todos os comentários que os seus clientes deixarem. Isso facilitará na hora de pensar em melhorias para o seu estabelecimento.

  1. Faça com que ele se sinta exclusivo

Todo consumidor gosta de se sentir exclusivo. Então, na hora de fidelização do cliente de uma lotérica você precisa oferecer produtos exclusivos para ele.

Se você conhece clientes que gostam de bolões, por exemplo, que tal criar apostas vips para os clientes mais assíduos? Além de vender mais bilhetes você também estará influenciando o marketing boca a boca da sua empresa, com certeza ele irá falar de você para outros amigos que também gostam de apostar.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

porSINLOPAR

SOMANDO ESFORÇOS

CONQUISTAREMOS juntos esta VITÓRIA

porSINLOPAR

PROJETAR

e assim CONSTRUIR uma história de SUCESSO