Como escolher um gerente para a sua casa Lotérica

porNeimar Mariano Arruda

Como escolher um gerente para a sua casa Lotérica

Hoje em dia com a demanda das casas Lotéricas, é necessário ter uma pessoa que te auxilie nesta jornada. Mas encontrar um bom gerente de casa Lotérica, nem sempre é fácil. Principalmente, porque muitas vezes antes de contratar ou delegar uma função precisamos quebrar algumas barreiras em nós mesmos. Ter um bom gerente implica diretamente em ter uma pessoa que nos auxilia no dia a dia. Além disso, ser gerente é empreender, facilitar e otimizar serviços e funções.


Expectativa x Necessidade em um gerente

Quando contratamos alguém criamos uma expectativa, que se não correspondida acaba virando frustração. Portanto, é vital que você alinhe as suas expectativas e necessidades com o seu gerente logo de início. Aqui vamos recomendar alguns pontos que precisam ser claros e determinados desde o início.

Clareza. O primeiro ponto que acreditamos ser definido, é a clareza na comunicação entre gerente e proprietário. Ambos precisam sempre expressar o que for necessário para o desenvolvimento da casa Lotérica. 

Responsabilidades. Enquanto proprietário no momento de delegar, deixe claro o que é função ou não do seu gerente. Desta forma você evita que atividades cruciais fiquem sem execução, por falta de determinação. 

Confiança. Outro ponto crucial é estabelecer confiança com o seu gerente. Ele precisa sentir-se seguro para tomar as decisões. Principalmente, porque atuar com insegurança nunca gera bons resultados.

Liderança. O gerente precisa ser um Líder, possuir uma voz firma para que haja respeito e reconhecimento. Além disso, ele precisa estar ciente de todos os acontecimentos dentro da casa Lotérica. Desta forma, ele conseguirá antecipar eventuais problemas.

Seleção

O processo de seleção é um tanto quanto trabalhoso, quando bem feito, mas super necessário. Por isso vamos sugerir algumas táticas que vão te auxiliar nesta fase. Lembre-se, sempre que tratamos sobre contratações/seleções estamos querendo agregar ao nosso negócio. O intuito é quem resolva, e não crie problemas.

Seleção interna: Um formato de seleção interna é muito válido quando tratamos sobre o ramo Lotérico. Primeiro, porque os funcionários já conhecem o ambiente de trabalho. Segundo, porque você selecionará aqueles que enxerga com maior potencial.

Mas há um detalhe, é preciso alguns critérios, crie um modelo. Utilize questionários, dinâmicas em grupo. A grande vantagem é que ao contrário de um processo de seleção externo, você economiza tempo e recurso.

Seleção externa: Neste modelo você buscará por currículos, indicações, banco de vagas. Existem várias plataformas e empresas que podem ajudar neste processo. Por sinal, recomendamos a Dourasoft para consultoria neste processo. Neste formato, o ideal é que você selecione no mínimo 10 cvs, todos dentro do padrão, agregue eles aos cvs de indicação e internos.

Um ponto válido de ressaltar é que nem sempre nós Lotéricos conseguimos pagar o que de fato a pessoa merece, portanto recomendamos sempre que seja feito primeiro uma seleção interna. Posteriormente, caso haja a necessidade de uma seleção externa, você não precisa necessariamente buscar por alguém com experiência em casas Lotéricas, mas sim com experiência em liderança em primeiro lugar.

Sugerimos estes dois modelos apenas, porque eles serão mais simples. Agora, após a separação dos cvs, utilize de critérios de avaliação.


Avaliação


Avaliar currículos é um processo bastante delicado, principalmente porque quando chegamos nesta fase, todos os cvs são promissores. Portanto, recomendamos adotar ao menos dois critérios.

Experiência no cargo. Coloque como prioritários aqueles que tiveram experiência como gerente em casas Lotéricas. Agregue em uma segunda pilha, todos aqueles que tiveram experiência dentro de uma casa Lotérica. Faça tudo em ordem crescente, os que possuem mais experiência primeiro, até chegar nos que possuem menos tempo de casa Lotérica.

Experiência com a função. Por mais que para casas Lotéricas, seja muito importante buscar alguém que tenha experiência no cargo. É viável também avaliar candidatos com experiência na função. Utilize dos mesmos critérios acima, candidatos com o maior tempo em gerência devem estar acima. Além disso, leve em consideração o ramo, o mais próximo possível do ramo Lotérico.


Por fim, faça uma experiência com seu futuro gerente

Após escolher o candidato ideal, utilize do período de experiência. Mas não apenas deixe ele cumprir o tempo de experiência, ajude ele a se desenvolver mais. Coloque-se à disposição para que ele alcance o máximo no quesito desempenho. Vale ressaltar que um gerente deve ser um líder e conhecer todos os processos da Lotérica. Primeiro porque esporadicamente ele também precisará estar no  caixa, seja para cobrir o horário de almoço de algum operador ou uma eventual falta. Segundo, porque desta forma ele conseguirá otimizar ainda mais o seu trabalho. 

Esperamos que através destas dicas você consiga selecionar ou treinar um gerente que corresponda às expectativas da sua casa Lotérica.

Leia este e outros artigos acessando o nosso blog!

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.