Operador de caixa: Como se posicionar dentro da casa Lotérica

porNeimar Mariano Arruda

Operador de caixa: Como se posicionar dentro da casa Lotérica

Provavelmente, quando falamos sobre operadores de caixa, este seja um dos assuntos mais complexos. Primeiro, porque o ambiente dentro de uma casa Lotérica demanda muito dos operadores. Quando falamos sobre operadores de caixa, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é atendimento ao cliente. Mas vamos além, quando tratamos sobre operadores estamos falando de profissionais com conhecimento em informática e atendimento a cliente.

Mas o nosso foco aqui é tratar sobre alguns pontos que o operador precisa ter.


Conhecer o mercado Lotérico

Um ponto crucial para um operador de caixa é conhecer o mercado Lotérico. Principalmente, porque existem alguns pontos chaves. O ambiente lotérico em horários de picos. Outro ponto crucial pelo qual é preciso conhecer, é que existem situações dentro das casas Lotéricas onde um operador de caixa vai precisar se sobressair. Um bom exemplo, é quando o sistema acaba caindo e a fila está enorme. Além disso, tenha o hábito de sempre questionar o seu gerente ou proprietário da casa Lotérica, questione como deve se portar diante dessas situações e até mesmo outras que podem surgir. Desta forma, eles poderão te auxiliar e direcionar a fim de otimizar o atendimento.

Portanto, é necessário possuir uma noção do mercado Lotérico.


Atendimento ao cliente

Outro ponto crucial é conhecer o seu cliente. Por que falamos isto? Principalmente, porque o cliente do mercado Lotérico é variado. Veja, temos idosos, advogados, jovens. Pessoas calmas. Temperamentais. Agressivas. Tudo é volátil no mercado Lotérico. Portanto, é preciso trabalhar muito o seu formato de atendimento ao cliente. Provavelmente o ponto mais importante, primeiramente porque este é o principal serviço da casa Lotérica.

Uma observação muito válida é que você (operador) dê foco total ao seu cliente no momento do atendimento. Evite conversas paralelas com outros operadores. Seja gentil, simpático e proativo no seu atendimento. Comece sempre com uma saudação. Bom dia…Boa noite. Tudo bem?

Além disso, caso a conversa acabe se tornando um pouco mais ríspida, peça para outra pessoa assumir o atendimento. Desta forma você acaba induzindo o cliente a direcionar o foco para a situação e não para você. Portanto, caso ocorra esse tipo de conversa você pode chamar o seu gerente ou até mesmo uma colega com mais experiência nesse tipo de situação.

Concentração ao caixa

Todos os dias ou melhor em todos os momentos existe dinheiro sendo movimentado dentro das casas Lotéricas. O operador de caixa precisa manter a atenção ao máximo durante a movimentação dos dinheiros. Portanto, evite erros no momento do troco, confira sempre se existem notas falsas e mantenha sempre os valores corretos no seu caixa. Lembre-se o dinheiro que entra e sai não é da Lotérica, ele será repassado. Afinal, você provavelmente já deve ter percebido, quanto mais atenção ao caixa menor a diferença de caixa.

Ofereça os produtos

Todo operador de caixa deve ser um vendedor. Oportunista. Essa característica é fundamental para o sucesso de um operador. Todo cliente que entra em uma casa Lotérica, entra para comprar ou pagar. Os clientes geralmente estão com pressa, ou seja atendê-lo bem e com rapidez, gerará uma oportunidade para fazer uma oferta. Portanto, é você, operador de caixa quem é responsável por fazer a oferta de produtos disponíveis.

O sistema da casa Lotérica deve ser seu amigo

Conhecer o sistema com o qual você trabalha irá facilitar a sua vida. Isso vai gerar um atendimento mais eficiente e melhor para o seu cliente. Como já mencionamos antes o cliente geralmente não possui disponibilidade de tempo, portanto ele espera um atendimento rápido. Ou seja, um operador de caixa não pode ter dificuldade com o sistema, por falta de conhecimento, durante o atendimento. Isso pode afetar a satisfação do cliente.

Você, operador de caixa, é um ativo

Os operadores de caixa são uma parte crucial dentro das casas Lotéricas. Quando dizemos isto estamos afirmando que um bom operador significa aumento de receita. Portanto, muitos Lotéricos bonificam os melhores operadores. Imagine só, além de desempenhar muito bem o seu trabalho, você poderá dobrar os seus ganhos.

Por fim, esperamos que estas dicas te auxiliem a melhorar o seu atendimento. Hoje, existem cursos, canais no youtube, que te ajudam a conseguir dicas para aprimorar o seu trabalho como operador de caixa. Esperamos, que através deste conteúdo você consiga alcançar satisfação pessoal, profissional e em grupo dentro da casa Lotérica.

Leia este e outros artigos acessando o nosso blog!

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.