Erros comuns em um mal atendimento ao cliente

porNeimar Mariano Arruda

Erros comuns em um mal atendimento ao cliente

Quando tratamos sobre atendimento ao cliente, precisamos falar sobre o comportamento dos operadores de caixa. Afinal são eles que realizam o primeiro contato com o cliente. Os operadores precisam desenvolver algumas técnicas de vendas se quiserem bater a meta dentro das casas Lotéricas. Outro ponto é que existem alguns erros que precisam ser evitados.

O primeiro ponto é que o cliente sempre tem razão, independente da situação o operador é quem deve se moldar ao cliente, não o contrário. O que queremos dizer com isso? Independente da forma que o seu cliente chega ao seu caixa. Agressivo. Bravo. Temperamental. Ele precisa sempre, receber o melhor atendimento. Cortesia. Saudação. Coloque-se  à disposição dele.

Portanto, é preciso dizer que o relacionamento interpessoal não é tão simples. É preciso alinhar alguns atributos e corrigir erros simples, que acabam evitando inúmeras insatisfações.

Separamos alguns erros que não devem ser cometidos na hora de atender ao seu cliente

Ao atender o seu cliente, ouça-o. Independente se ele for reclamar, questionar ou até mesmo agradecer. Foque todas as suas atenções em ouvi-lo. Isto fará uma enorme diferença em seu serviço. Evite sempre interromper o cliente, seja para corrigi-lo ou para questioná-lo. Espere sempre ele terminar, então fale.

Outro ponto muito delicado é que muitas vezes esquecemos de tratar o nosso cliente com simpatia. Portanto, lembre-se sempre de sorrir. Seja educado e simpático, pergunte como ele está, além disso sempre olhe nos olhos do cliente.

O seu cliente tem direito de expressar os sentimentos, portanto não se desagrade com ele caso ele tenha reclamações para fazer. Um erro muito comum e primário, é quando o cliente reclama e o operador expressa uma reação de desacordo. O operador de caixa precisa estar sempre pronto para lidar com qualquer tipo de cliente, e atendê-lo da melhor forma.

Afinal, um bom atendimento resulta em clientes satisfeitos, isso traz retorno para a lotérica.


Dois erros que acontecem com menor frequência, mas devem ser sempre evitados

Não olhar no rosto do cliente. Lembre-se sempre que estiver atendendo, olhe nos olhos do seu cliente. Evite olhar para os lados. Isso gera desconforto no seu cliente, além disso, ele sairá da casa Lotérica com uma má impressão. Nunca queremos isso.

Outro ponto é não ser cordial ao oferecer produtos da casa Lotérica. Seja simpático do início ao fim do atendimento, para que no momento de oferecer um produto o seu cliente esteja mais receptivo.

Além disso, um erro muito comum é demonstrar mau humor durante o atendimento. Isso ocorre muito durante uma reclamação, ao realizar esta atitude você demonstra para o cliente que ele está atrapalhando. Evite esse tipo de situação ao máximo.

Torne o atendimento o melhor possível

Foque no seu cliente a todo momento. Evite palavras ríspidas ou desviar o olhar. Lembre-se, o seu cliente é o seu ativo. Portanto, trate-o da melhor maneira possível. Seja cordial, simpático, atencioso, coloque-se a disposição. Afinal, quanto maior a satisfação do seu cliente com o atendimento, maiores são as chances de ele voltar.

Por fim, deixe claro, que ele é o centro das atenções naquele momento. Comprimente-o com uma saudação, além disso ofereça os produtos da casa Lotérica. Lembre-se ele precisa sair realizado. Esperamos que estas dicas venham a ajudar vocês, a construir um modelo de atendimento eficaz e viável.

Leia este e outros artigos acessando o nosso blog!

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.