Muitas vezes quando falamos sobre a gestão de casas Lotéricas. Um assunto muito comum surge, você empreendedor Lotérico é mais Líder ou gestor dentro da sua casa Lotérica? Muitas vezes nós confundimos liderança com gestão. Mas vamos lá.
Entendemos como líder aquele que tem a habilidade de conduzir o seu time a alcançar as metas estipuladas. Já um gestor é aquele que consegue determinar, distribuir e alocar funções para serem cumpridas. Ou seja, quando falamos sobre liderança e gestão para casas Lotéricas, estamos falando sobre um complemento e não sobre pontos distantes.
Gestão nada mais é que um compilado de informações que devem ser apreendidas e aplicadas. Líder é uma habilidade nata, mas que deve ser aprimorada. Portanto, enquanto gestor você pode se qualificar para melhorar a gestão dentro da sua casa Lotérica. Enquanto Líder, você contará ou não com essa habilidade e poderá aprimorá-la.
Mas como Lotérico, como aplicar ambas?
Gestão deve ser vista como uma atividade do Lotérico, enquanto Líder ele conseguirá isso através da forma que se relaciona com os seus funcionários. O objetivo é que os seus funcionários estejam alinhados a sua visão para o seu negócio. Todos, incluindo você, precisam estar empenhados para alcançar um bom resultado.
Primeiramente, o Lotérico deve ter ciência que liderar é tornar a sua equipe um ativo. Como assim? Ao Liderar o seu time precisa tornar o esforço em monetização. Um exemplo clássico, é você, enquanto um bom líder, ajudar o seu time a corrigir erros primários na hora de ofertar um bolão. Basicamente ao corrigir estes erros simples, o seu time conseguirá aumentar o número de vendas. Portanto, ele estará tornando o esforço em monetização ao converter em vendas.
Ensine o seu time a liderar e terá bons resultados
Um grande erro em casas Lotéricas e comércios em geral é que centralizam a figura do líder. Bom, todos podemos ser líderes. Não é necessário receber uma nomenclatura para agir como tal. Entenda, se o seu time se portar como líder, diretamente ele será mais ativo, tomará atitudes participativas, motivadas, de forma voluntária, para que os objetivos da sua casa Lotérica sejam alcançados.
Outro detalhe é que você precisa trabalhar a sua liderança no dia a dia da sua casa Lotérica. Os seus funcionários precisam estar em contato com a sua liderança diariamente. Ou seja, você precisa exercê-la. Os seus funcionários precisam enxergar em você o Líder. Líder é aquele que passa segurança, conforto e também confiança para os funcionários.
Lembre-se, Liderar é um privilégio conquistado. Portanto, seja um líder presente em todos os momentos, para que os seus funcionários enxerguem em você o Líder nato.
Mas não basta apenas liderar é preciso ser gestor
Todo dono de casa Lotérica, pelo menos no início, acaba sendo o faz tudo. Primeiramente, porque você precisará exercer as funções gerenciais, como planejamento e acompanhamento das atividades dos seus funcionários. Além disso, precisará gerar, ao mesmo tempo, motivação, participando e incentivando o seu time.
Como gestor precisará se capacitar em diversas áreas. Por exemplo, gestão de tempo, pessoas, crise, financeira e várias outras áreas. Um bom gestor é aquele que conseguirá alinhar as expectativas e necessidades da sua casa Lotérica. O foco do gestor é gerir, ou melhor resolver todo problema que vier a surgir.
No fim, todo Líder é gestor ou todo gestor é Líder?
No fim, quando você busca otimizar, evoluir e rentabilizar mais ainda a sua casa Lotérica, será preciso ser Líder e gestor. Exatamente! Desta forma você conseguirá otimizar os processos gerenciais com uma boa gestão, mas também conseguirá motivar o seu time sendo um bom líder.
Portanto, tanto a gestão como a liderança são necessárias para conduzir atividades de uma Lotérica.
Leia este e outros artigos acessando o nosso blog!