Uma pergunta muito comum no meio Lotérico, é como escolher o funcionário ideal: O ambiente lotérico nem sempre é fácil. Envolve pressão. Correria. Atendimento. Equipe. Além de vários outros fatores que influenciam e determinam o sucesso de uma casa Lotérica. Portanto, escolher um funcionário demanda tempo, recurso e paciência. Primeiro, porque é preciso validar o que realmente necessitamos em nossa casa Lotérica.
Qual é o nosso perfil, como líder ou gestor.
Antes de contratarmos um funcionário precisamos validar alguns pontos. Quais são as necessidades da minha casa Lotérica. Qual o perfil de funcionário mais se adapta ao meu modelo de gestão e também, o que poderá produzir mais. Primeiro, eu preciso entender o que a minha Lotérica necessita hoje. Estou em busca de um perfil hunter, que conseguirá aumentar as minhas vendas de bolões.
Talvez eu esteja em busca de alguém que aumente a satisfação dos meus clientes com seu atendimento. Posso unir os dois: Claro. Principalmente, porque o ambiente lotérico não é igual a outros modelos de comércio.
É preciso estar preparado para lidar com clientes irados, ignorantes, chateados, mas também com clientes compreensíveis, simpáticos. Outro ponto é que existem fatores que não podemos controlar como: Um dia de pico e uma queda geral de energia ou o sistema ficar inoperante. Tudo isso precisa estar alinhado a sua expectativa e mais, a sua necessidade.
Mais como encontrar o funcionário ideal
Antes de tudo, crie um processo de contratação ou delegue para o seu gerente – afinal entendemos que ele é uma pessoa de muita confiança para você;
1) Defina os requisitos – Este é um erro muito comum, muitos Lotéricos ou gerentes de Lotéricas precisam contratar, mas não sabem ao certo qual a sua necessidade real.
2) Divulgue a vaga para os seus funcionários. Muitas vezes eles podem conhecer alguém com a experiência desejada. Isto poupará tempo e recurso.
3) Selecione os currículos – Isto é uma etapa crucial, mas não definitiva, não se atenha a apenas um currículo, o ideal é selecionar entre 3 e 5 currículos e convidar para uma entrevista.
4) Entrevista – Separe perguntas que julgue necessárias, e faça-as. Se for o caso realize simulações de dia a dia na sua casa Lotérica, para ver como o entrevistado se porta. Uma etapa um pouco negligenciada, mas que se feita corretamente aumentará e muito a sua taxa de sucesso.
5) Período de treinamento – Elabore um período de treinamento para o possível funcionário, se preciso contrate alguma empresa com experiência na área. Isto, ajudará e muito em uma adaptação mais rápida do seu funcionário. Lembre-se você não está investindo nele, mas em seu negócio. A sua casa Lotérica precisa de funcionários capacitados.
Contratar é preparar para ganhar
Quando você contrata um funcionário, automaticamente você está aumentando as chances de lucro do seu negócio. Quando um funcionário capacitado é encaixado na sua casa Lotérica, ele influenciará na satisfação dos seus clientes, no aumento das vendas de bolões e também claro, poderá auxiliar em situações de crise como: Falta de energia ou um sistema travado.
Nós precisamos montar um time para a nossa casa Lotérica que vista a camisa, que entenda que só o salário não basta, recomendamos inclusive que leia o artigo sobre bonificações.
Por fim, recomendamos que antes de qualquer contratação leia e se informe sobre o que outros Lotéricos estão fazendo. Além disso, invista tempo e recurso para evitar futuras dores de cabeça com funcionários. Contrate alguém que vestirá a camisa da sua casa Lotérica e buscará por resultados. Evite, funcionários preguiçosos, que se contentam com o salário apenas. Procure por aqueles funcionários que sempre procuram bater as metas, porque sabem que isso ajudará a eles.
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