Passos para controlar o Fluxo de Caixa da sua lotérica

porSINLOPAR

Passos para controlar o Fluxo de Caixa da sua lotérica

Se as vendas são o coração da empresa, podemos dizer que o fluxo de caixa da sua lotérica é o pulmão financeiro. Ele precisa estar a todo vapor para que sua empresa consiga respirar com tranquilidade.

Para controlar a vida financeira da sua empresa você precisa prestar atenção no fluxo de caixa. Pois, é essa ferramenta que era permitir que você consiga monitorar as entradas e saídas de dinheiro da sua casa lotérica. Toda movimentação poderá ser acompanhada através deste fluxo.

Além disso, uma boa gestão financeira do caixa da sua empresa pode te ajudar a conseguir economizar dinheiro para fazer melhorias na sua empresa, sabia? Afinal, você conseguirá eliminar gastos desnecessários e poderá investir no que realmente importa.

6 passos para controlar o fluxo de caixa da sua empresa

Em uma casa lotérica o valor do fechamento de caixa diário pode mudar todos os dias. É importante acompanhar o fluxo de caixa para estar preparado para qualquer adversidade que vier na sua empresa. Por isso, conseguir monitorar e controlar o caixa da lotérica pode te ajudar a salvar o seu negócio.

A lotérica é um negócio lucrativo, e isso ninguém tem dúvida. Mas, a forma com a qual você cuida da saúde financeira da sua empresa irá mostrar se o seu negócio realmente terá sucesso.

Separamos 6 dicas cruciais para que você consiga cuidar do fluxo de caixa da sua empresa. Veja:

  1. Saiba registrar os movimentos do fluxo de caixa

Para controlar o fluxo de caixa da sua lotérica, você irá precisa escolher uma forma de registrar esses dados. Se você realiza os registros em papéis ou em planilhas confusas do Excel já está começando errado!

Escolha um programa próprio para casas lotéricas que possa ser instalado nos computadores de todos os terminais da sua lotérica. Isso irá fazer com que os registros sejam feitos automaticamente. Dessa forma, você não perderá nenhum dado.

É importante que os registros sejam feitos diariamente e corretamente. Somente dessa forma você terá controle da sua receita real.

  1. Fechamento de caixa diário

Todos os dias você precisa verificar o fluxo de caixa. Essa tarefa pode parecer demorada, mas com o auxílio da tecnologia você termina essa tarefa rapidinho.

Isso fará com que você não tenha surpresas no final do mês, porque já tem uma noção do quanto a sua lotérica está arrecadando diariamente.

  1. Preste atenção em seus produtos

É importante saber quais produtos estão tendo mais saída na sua empresa. A sua lotérica precisa vender produtos específicos deste comércio, além de realizar transações bancárias. E para conseguir vender mais você precisa acender os holofotes para os bilhetes mais interessantes.

Coloque cartazes dentro da casa lotérica que façam com que os consumidores, mesmo estando nas filas, queiram comprar os seus produtos. Isso irá fazer com o seu fluxo de caixa tenha um maior movimento.

  1. Faça projeções para o futuro

Com a análise do fluxo de caixa da sua casa lotérica, você terá condições de fazer projeções para o futuro. Conseguirá saber como a sua empresa se comporta em diferentes cenários e pode se preparar para momentos de adversidade.

Por exemplo, nos feriados as casas lotéricas estão fechadas. É um dia a menos para vender produtos. Então, nos outros dias é necessário acelerar as vendas para não ter prejuízos.

  1. Capital de giro

É importante também analisar o capital de giro da sua empresa, isso irá te ajudar a saber se você está tendo o retorno esperado em seus negócios. É importante também se a sua empresa não está criando dívidas ou esquecendo de pagar taxas importantes.

Tudo isso pode comprometer o orçamento da sua empresa. Por isso, é importante acompanhar o fluxo de caixa para saber quais produtos estão te trazendo mais renda e começar a focar na venda deles.

  1. Corrija o planejamento financeiro

Depois de ter todos os dados do fluxo de caixa em mãos, você pode corrigir os eu planejamento financeiro e deixar redondo de acordo com aquilo que você realmente tem em mãos.

É possível identificar com antecedência qual será o faturamento da sua empresa nos próximos meses. Mas, para evitar que sua empresa fique no vermelho é preciso sempre ter uma reservar de dinheiro para solucionar problemas imprevistos, como a quebra de equipamentos e a contratação de mais funcionários.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

Sobre o Autor

SINLOPAR editor

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.