Como organizar uma lotérica

Organização 1Abrir uma lotérica não é uma tarefa fácil. Entretanto, torna-se mais difícil ainda organiza-la de forma que ela caminhe rumo ao sucesso. Por isso é necessário elaborar estratégias para que você maximize os lucros de sua empresa.

Aprender como organizar uma lotérica é algo que vai além do ambiente físico, não basta apenas organizar as atividades mecânicas e as atividades financeiras de um estabelecimento. A organização empresarial engloba a empresa como um todo, ou seja, envolve todos os setores atuando de forma harmônica para que os resultados da empresa sejam maximizados.

Dicas de organização em lotéricas

  • Áreas críticas do negócio: dentre todas as áreas que envolvem o funcionamento de uma lotérica, é preciso encontrar as essenciais. Aquelas que envolverão a lucratividade da sua empresa de forma direta. Ou seja, encontre as atividades que servem como suportes para o funcionamento principal do seu estabelecimento. Ex.: Disponibilidade de equipe apta a atender. Mantenha seus TFLs sempre em funcionamento.
  • Defina a atividade central da sua empresa: no caso de uma lotérica você já sabe qual a atividade central. Mas, é importante descrever qual o seu objetivo. Por exemplo, maximizar as vendas quais produtos. Pode parecer óbvio para você, mas talvez sua equipe não tenha isso claro em seus atendimentos, ou seja, é preciso pensar qual a área crucial para que isso aconteça.
  • Defina as subáreas da sua lotérica: além da área principal que você já definiu, é importante pensar nas áreas conexas, que dão suporte a área principal. Por exemplo: um dos trabalhos anexos de uma lotérica é a prestação de serviços bancários. Apesar de não ser a atividade principal (Normalmente é a venda de loterias), é uma das suas sub-atividades.
  • Planejar uma reunião: antes mesmo de fazer a reunião com a sua equipe, é importante planejá-la. Essa é uma das principais formas de como organizar uma lotérica. É importante definir indicadores e estabelecer prazos para analisar futuramente se a reunião realmente surtiu efeito. Você irá discutir as mudanças que devem ser feitas, traçar metas e estabelecer datas plausíveis para que essas mudanças sejam feitas.
  • Organização 2Fazer registros: conforme o tempo for passando, é essencial que você use os indicadores definidos na reunião para as áreas que precisam de mudança e para acompanhar como está sendo a evolução dessa organização empresarial. Os indicadores irão mostrar qual área progrediu e qual regrediu, isso vai permitir que você tome decisões para saber se a empresa está organizada. O que você vai fazer nessa etapa é monitorar as estatísticas para visualizar de forma concreta o crescimento da sua lotérica ao decorrer dos meses. Nessa hora ter gráficos para apresentar os resultados a equipe fará toda a diferença.
  • Participe do SINLOPAR: outra dica importante de como organizar uma lotérica é fazer parte do sindicato da sua classe. Isso irá te ajudar porque no sindicato você encontrar vários empreendedores voltados para sua área, alguns com as mesmas dúvidas e mesmos objetivos. Conversar com eles, aprender técnicas novas de trabalho e discutir problemas que envolvem sua lotérica pode fazer com que o seu planejamento empresarial melhore. O SINLOPAR oferece para os empresários lotéricos um ambiente de crescimento profissional, para saber como se afiliar a esse sindicado clique aqui.
  • Ouça os funcionários: é importante saber quais os problemas vivenciados por todos os setores de sua empresa, principalmente os que ficam no atendimento do seu negócio. Dessa forma, você poderá promover um método de como organizar uma lotérica que seja abrangente e englobe todos os reais problemas que podem estar minando sua lucratividade.
  • Delegue funções: é importante também que você consiga delegar funções, ou seja, não centralize todas as responsabilidades para si mesmo. Em uma empresa, é importante conseguir pessoas qualificadas para te ajudar a gerir o negócio. Isso pode fazer com que você não se sobrecarregue e consiga observar a sua lotérica de outro ângulo. Ex.: Encarregue um funcionário para controle de moedas, outro para controlar os regates de Tele Sena, e assim por diante. No começo pode parecer uma ‘bagunça’, mas em poucas semanas toda a sua equipe estará controlando sua lotérica por você.

Deixe um comentário abaixo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão

Confira outros artigos

top
Paid Search Marketing
Search Engine Optimization
Email Marketing
Conversion Rate Optimization
Social Media Marketing
Google Shopping
Influencer Marketing
Amazon Shopping
Explore all solutions