Se o fluxo financeiro da sua casa lotérica não estiver em dia, tenha certeza que sua empresa enfrentará problemas, seja qual momento for. Nesse sentido, é possível sofrer de todos os lados, as contas podem parar de bater, os tributos podem comer boa parte dos seus investimentos, os funcionários vão ficar desmotivados e com certeza sua casa lotérica passará a viver na corda bamba.
Para solucionar, ou melhor, para evitar que este tipo de problema ocorra, a melhor opção para o lotérico é assumir uma postura dedicada a fazer uma gestão financeira legitima e eficaz. Tornando a gestão que antes poderia ser um problema em solução, resultando em novas oportunidades de crescimento da empresa.
Neste artigo você poderá conferir com exclusividade 7 dicas para melhorar a gestão financeira da sua casa lotérica, portanto, não deixe de conferir!
As 7 dicas para melhorar a eficácia da sua gestão financeira
- Planejamento estratégico: O primeiro passo crucial para a gestão financeira da sua casa lotérica é desenvolver um planejamento estratégico. O planejamento, quando bem conduzido, se torna a base que por ventura vai sustentar todo o negócio, garantindo automação e maior margem de lucro. Com o planejamento, também é possível estabelecer um orçamento anual e mensal, que serão de grande ajuda para o cotidiano financeiro;
- Equipe bem treinada: A sua equipe de colaboradores tem total influência nas finanças da empresa. São os atendentes da lotérica, por exemplo, que fazem o fluxo de caixa girar diretamente. Se esses profissionais não forem bem treinados, poderá ocorrer algum tipo de defasagem que no futuro pode prejudicar o desempenho financeiro da sua casa lotérica;
- Acompanhamento recorrente das fianças: A gestão financeira é muito importante, pois é através dela que você pode acompanhar, de maneira recorrente, como anda as finanças da empresa. É comum que comerciantes olhem apenas o resultado no final do mês, mas isso é extremamente perigoso. O lotérico deve manter a atenção periodicamente, acompanhando o fluxo de caixa para ter certeza de que nada vai interferir negativamente na administração da lotérica;
- Avaliação de rentabilidade e lucratividade: Os dados de rentabilidade e lucratividade, usados para ver se a empresa é rentável e qual é sua porcentagem de lucro, respectivamente, são ótimos indicativos financeiros que ajudam a melhorar a gestão da lotérica. Desfrutar desses cálculos é uma ótima maneira para deixar a gestão das finanças da empresa mais eficazes;
- Mantenha toda a documentação guardada: Outro ponto fundamental da gestão financeira são os documentos. Ao manter toda documentação do financeiro da empresa será possível utilizá-los para fazer planejamentos futuros, consultoria para o caso de problemas e, principalmente, ter total controle das finanças da empresa. É válido ressaltar que a documentação é importante para todos os setores, mas como o assunto é números e matemática, busque sempre ser o mais preciso possível nas fianças;
- Softwares para otimização do sistema: Não fique dependente apenas dos seus próprios cálculos para administrar a gestão do seu negócio, use também um software para gestão lotérica. Esse tipo de software consegue otimizar a prestação de serviços da empresa, ajuda a controlar o fluxo de caixa, mantem os relatórios guardados e aumenta consideravelmente a precisão dos números da lotérica como um todo;
- Auxílio de um contador: Uma boa gestão financeira deve ser feita com precisão, a própria ajuda de um software, como mencionado no tópico anterior, proporcionará maior controle para suas contas. Porém, o fato de realizar todas estas ações sozinho, pode incorrer em algum tipo de erro. Havendo um profissional da área contábil que verifique as informações, é também uma boa escolha. Um contador, fixo ou para consultoria, pode fornecer recursos de conhecimento únicos para a gestão das finanças da lotérica.