Qualquer empreendimento, para ter sucesso, deve manter o controle rigoroso sobre as finanças e sobre os resultados financeiros. Esses resultados é que servirão como norteadores para que o empresário possa tomar atitudes para o desenvolvimento e crescimento empresarial. Numa lotérica, as coisas também funcionam assim.

Os indicadores financeiros são métricas, índices, mecanismos para coletar e gerar informações sobre a situação financeira da empresa. Numa lotérica, eles servem para demonstrar a saúde do negócio.

Entre os indicadores financeiros, podemos destacar o índice de liquidez, a estrutura do capital e os indicadores de atividade, métricas que têm papel importante para mostrar como está a situação da empresa.

Esses indicadores, quando mostram valores positivos, indicam que a empresa está saudável. No entanto, quando se apresentam negativos, estabelecem que o empresário lotérico deve tomar medidas urgentes para sanar os problemas financeiros da empresa.

A importância dos indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são aplicados para acompanhar o desempenho da lotérica e para saber se a empresa está saudável. Eles são retirados dos relatórios e demonstrativos da lotérica, através de balancetes consolidados, emitidos mensalmente, fornecendo números que tornam possível analisar os pontos fortes e fracos na gestão da empresa e indicando os rumos e estratégias que podem ser aplicados para corrigir possíveis falhas.

É importante destacar que não basta apenas ter em mãos o relatório financeiro e aplicá-los nos indicadores econômicos. Essa é apenas a matéria prima para o empresário lotérico, que deve ter conhecimentos para calcular, com base nos demonstrativos, como está a saúde de sua empresa.

Para conseguir os números desses indicadores financeiros, devemos organizá-los da melhor forma possível para o porte da empresa, dividindo em grupos que facilitem a visão global do empreendimento, podendo, dessa maneira, fazer a análise correta de como está a situação econômica e financeira empresarial.

Vamos explorar cada um dos grupos que apresentamos anteriormente para que você, como empresário lotérico, tenha uma ideia melhor de como trabalhar com os indicadores financeiros:

1.     Rentabilidade

A rentabilidade pode ser calculada através do percentual que sobre das vendas depois de calculadas todas as despesas, exceto o importo de renda. O número é gerado em percentual, chegando-se a ele com a divisão do montante de entradas num determinado período, pelo resultado operacional, deduzindo-se todos os pagamentos. Então, por exemplo, se a lotérica teve um total de vendas de 50 mil reais num mês e sua margem operacional absoluta foi de 5 mil reais, o indicador será de 10%. Essa é a rentabilidade do mês.

2.     Liquidez

Para calcular a liquidez de uma lotérica, dentro de um período determinado (e aqui podemos considerar uma vez por mês), vamos precisar saber o que a empresa tem a receber e o que tem a pagar dentro desse mês. Para isso, dividimos o ativo circulante pelo passivo circulante e verificamos o resultado. O ideal é que esse indicador fique acima de 1, para garantir que a empresa tenha condições de arcar com seus compromissos.

3.     Estrutura de capital

A estrutura de capital é a diferença entre o capital da empresa e suas obrigações, ou seja, suas dívidas. Quanto temos um índice alto, vamos ter uma situação de dificuldade financeira e de comprometimento do caixa. Esse índice deve ser aplicado para avaliar a viabilidade, por exemplo, de se fazer dívidas. Seu cálculo é feito através do passivo circulante (ou seja, as obrigações), dividindo-se pelo patrimônio.

4.     Indicadores de atividade

O fluxo de caixa é um dos melhores indicadores financeiros, já que mostra de forma clara a movimentação do dinheiro dentro da empresa. Se os valores que entram estão sendo usados para cobrir despesas operacionais, o índice de liquidez está baixo e a lotérica está funcionando precariamente. Essa situação é bastante perigosa e pode gerar problemas em momentos de instabilidade.