Indicadores financeiros: o que são e como utilizá-los em sua lotérica?

Qualquer empreendimento, para ter sucesso, deve manter o controle rigoroso sobre as finanças e sobre os resultados financeiros. Esses resultados é que servirão como norteadores para que o empresário possa tomar atitudes para o desenvolvimento e crescimento empresarial. Numa lotérica, as coisas também funcionam assim.

Os indicadores financeiros são métricas, índices, mecanismos para coletar e gerar informações sobre a situação financeira da empresa. Numa lotérica, eles servem para demonstrar a saúde do negócio.

Entre os indicadores financeiros, podemos destacar o índice de liquidez, a estrutura do capital e os indicadores de atividade, métricas que têm papel importante para mostrar como está a situação da empresa.

Esses indicadores, quando mostram valores positivos, indicam que a empresa está saudável. No entanto, quando se apresentam negativos, estabelecem que o empresário lotérico deve tomar medidas urgentes para sanar os problemas financeiros da empresa.

A importância dos indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são aplicados para acompanhar o desempenho da lotérica e para saber se a empresa está saudável. Eles são retirados dos relatórios e demonstrativos da lotérica, através de balancetes consolidados, emitidos mensalmente, fornecendo números que tornam possível analisar os pontos fortes e fracos na gestão da empresa e indicando os rumos e estratégias que podem ser aplicados para corrigir possíveis falhas.

É importante destacar que não basta apenas ter em mãos o relatório financeiro e aplicá-los nos indicadores econômicos. Essa é apenas a matéria prima para o empresário lotérico, que deve ter conhecimentos para calcular, com base nos demonstrativos, como está a saúde de sua empresa.

Para conseguir os números desses indicadores financeiros, devemos organizá-los da melhor forma possível para o porte da empresa, dividindo em grupos que facilitem a visão global do empreendimento, podendo, dessa maneira, fazer a análise correta de como está a situação econômica e financeira empresarial.

Vamos explorar cada um dos grupos que apresentamos anteriormente para que você, como empresário lotérico, tenha uma ideia melhor de como trabalhar com os indicadores financeiros:

1.     Rentabilidade

A rentabilidade pode ser calculada através do percentual que sobre das vendas depois de calculadas todas as despesas, exceto o importo de renda. O número é gerado em percentual, chegando-se a ele com a divisão do montante de entradas num determinado período, pelo resultado operacional, deduzindo-se todos os pagamentos. Então, por exemplo, se a lotérica teve um total de vendas de 50 mil reais num mês e sua margem operacional absoluta foi de 5 mil reais, o indicador será de 10%. Essa é a rentabilidade do mês.

2.     Liquidez

Para calcular a liquidez de uma lotérica, dentro de um período determinado (e aqui podemos considerar uma vez por mês), vamos precisar saber o que a empresa tem a receber e o que tem a pagar dentro desse mês. Para isso, dividimos o ativo circulante pelo passivo circulante e verificamos o resultado. O ideal é que esse indicador fique acima de 1, para garantir que a empresa tenha condições de arcar com seus compromissos.

3.     Estrutura de capital

A estrutura de capital é a diferença entre o capital da empresa e suas obrigações, ou seja, suas dívidas. Quanto temos um índice alto, vamos ter uma situação de dificuldade financeira e de comprometimento do caixa. Esse índice deve ser aplicado para avaliar a viabilidade, por exemplo, de se fazer dívidas. Seu cálculo é feito através do passivo circulante (ou seja, as obrigações), dividindo-se pelo patrimônio.

4.     Indicadores de atividade

O fluxo de caixa é um dos melhores indicadores financeiros, já que mostra de forma clara a movimentação do dinheiro dentro da empresa. Se os valores que entram estão sendo usados para cobrir despesas operacionais, o índice de liquidez está baixo e a lotérica está funcionando precariamente. Essa situação é bastante perigosa e pode gerar problemas em momentos de instabilidade.

Deixe um comentário abaixo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão

Confira outros artigos

top
Paid Search Marketing
Search Engine Optimization
Email Marketing
Conversion Rate Optimization
Social Media Marketing
Google Shopping
Influencer Marketing
Amazon Shopping
Explore all solutions