Para quem está pensando em abrir uma lotérica agora, ter um sócio pode ser uma forma de ter mais uma fonte de investimento. Mas, é necessário lembrar que a sociedade empresarial é muito parecida com um casamento. Ou seja, há riscos e benefícios. Você terá que dividir tanto os lucros, quanto o tempo gasto em novos investimentos.
Lembre-se que toda convivência entre duas pessoas pode ser difícil, o seu negócio pode ser certou ou não. As duas partes devem estar abertas a conversar e expor os pontos de vistas sobre vários assuntos. Para quem já tem uma lotérica e está em dúvida se deve colocar um sócio, o assunto fica ainda mais complicado. Afinal, você deve estar aberto a mudar a sua forma de fazer negócio.
Leia este artigo até o final e irá entender se deve ou não fazer uma sociedade para sua empresa.
Como saber se é hora de ter um sócio na minha empresa
A primeira coisa que você precisa pensar é se está preparado para lidar com desentendimentos. Você é explosivo e não gosta que ninguém opte no seu negócio? Se a resposta for sim, então com certeza você não pode ter um sócio. Mas, se está aberto a mudanças e consegue conversar sobre qualquer assunto, então pode pensar em criar uma sociedade.
Lidar com os conflitos é a parte mais difícil de uma sociedade. Existem momentos em que os ânimos podem estar exaltados, mas os dois precisam ter em mente que possuem um investimento juntos e que estão igualmente comprometidos com o crescimento dos negócios.
Antes de ter um sócio, sente com a pessoa com quem está querendo fazer sociedade e converse sobre como será nos dias de conflito. O que farão e como irão colocar os “pingos nos is”. Deixe bem claro que é sempre melhor sentar e conversar do que gritar e brigar.
Faça parcerias com pessoas que você confia e está acostumado a lidar. Caso contrário, será muito difícil entrar em um acordo nos dias de conflito.
-
Meu negócio não está dando certo
Você tem uma lotérica e quer ter um sócio para salvar o seu negócio? Esse pode não ser o melhor motivo para fazer uma parceria. Se a sua lotérica não está lucrando, tente conversar com outros profissionais da área, implementar novas estratégias de vendas e melhorar a administração empresarial do seu negócio.
Perceba se você não está gastando demais comprando mercadorias que não tem tanta saída na sua lotérica e se está conseguindo separar as contas empresariais das contas pessoais. Se for necessário, contrate um contador ou tenha um gerente administrativo para te ajudar.
-
Preciso de novas ideias
Se está precisando de novas ideias e acha que um “sangue novo” pode te ajudar, então pode ser a hora de ter um sócio! Crie parcerias com pessoas que gostem de trabalhar nessa área. Lembre-se que as casas lotéricas podem ser muito lucrativas, mas precisam ser bem administradas. Esteja disposto a trabalhar em equipe e com certeza o seu sócio terá muito a lhe oferecer.
-
Sociedade em família
Se você quer ter um sócio que seja da mesma família, saiba separar a vida pessoal da empresarial. Não traga os problemas familiares para dentro da lotérica.
É importante ter maturidade para trabalhar em família. Afinal, estamos falando de um negócio e não de relações familiares. Saiba se comunicar e se comportar no local de trabalho. Garanta que todos saibam que dentro da casa lotérica os comportamentos devem ser 100% profissionais.
O bom senso sempre é a melhor saída para fazer com que empresas familiares tenham um bom rendimento. Afinal, não será somente sua família que estará trabalhando na casa lotérica e os funcionários devem ter respeito pelo seu tipo de liderança.
Ter um sócio poder ser uma ótima oportunidade para agregar valor ao seu negócio, trazendo novas ideias e novos conceitos para o seu negócio. Mas, somente faça uma parceria quando tiver certeza que está preparado para isso.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422