Principais desafios de um gerente de lotérica

porNeimar Mariano Arruda

Principais desafios de um gerente de lotérica

DouraSoft-Loterica-Principais-desafios-de-um-gerente-de-lotérica

Principais desafios de um gerente de lotérica

Numa lotérica de maior porte, a presença de um gerente é mais do que essencial, se trata da peça-chave do local. E o gerente de lotérica deve ter consciência de seu papel como líder para gerenciar o estabelecimento.

Isso acaba trazendo diversos desafios para ele, naturais do cargo. É necessário não só gerir o negócio, como também gerir os humanos que trabalham ali, assumindo um papel ativo e motivador.

Dessa forma, o gerente de lotérica deve entender os desafios que encarará e descobrir a melhor maneira de lidar com os mesmos.

 

  • Os principais desafios de um gerente de lotérica

Como foi dito, o gerente de lotérica não é só chefe, mas também funcionário. Inclusive, acaba sendo preferencial que um funcionário assuma tal cargo, já que carrega afinidade com os outros.

No entanto, a primeira dificuldade que o gerente acaba tendo é justamente separar essas duas figuras: não ser autoritário com seus comandados, mas também não ser permissivo. Seu papel é estimular o crescimento do funcionário e para isso você precisa crescer no seu cargo.

 

DouraSoft-Loterica-Principais-desafios-de-um-gerente-de-lotérica

  • O primeiro desafio é entender qual o seu papel

Sendo um funcionário que alçou um cargo maior, é difícil se desvencilhar de seu antigo papel e da afinidade que tem com os outros. No entanto, não deve assumir uma figura autoritária que você erroneamente entende como a de um chefe.

Assim, gradualmente deve assumir um caráter mediador: ter controle sobre as atividades e exigir o melhor nelas, sem se esquecer de motivar e fazer com que alcancem o nível delas.

Inclusive, o gerente de lotérica deve também se pôr em campo, não se colocando em superioridade às tarefas que outros funcionários executam. A presença do mesmo é essencial para entrosamento da equipe, sem se esquecer das atividades inerentes ao cargo.

 

  • O gerente de lotérica deve entender – e evitar – microgestão

Um complemento do desafio anterior, microgestão é um termo que dificilmente você não entenderá ao menos uma vez o significado. Quando falado sobre ser permissivo ou autoritário, se você toma o segundo caminho, você acaba sendo também paranoico.

Microgestão se trata de uma gerência baseada no acompanhamento minucioso da equipe, sendo metódico nas atividades. No entanto, acaba sendo uma prática sufocante e acaba influenciado no trabalho do funcionário de forma negativa.

Essa prática muitas vezes acontece com o gerente de lotérica, o que não é um erro crasso, mas um desafio a ser superado. Sendo um líder em formação, muitas vezes você agirá corretamente como pede seu papel, assim como também não.

Dessa forma, como você está evoluindo, deve permitir os outros evoluírem também. Assim você oferece orientação, mas permite o espaço para que eles resolvam os problemas e tenham um aprendizado.

 

  • Equilibrar-se na hierarquia

DouraSoft-Loterica-Principais-desafios-de-um-gerente-de-lotérica

Como gerente de lotérica, você se encontra como líder, mas também é liderado, e como todos os outros, deve entregar resultados. É aqui que reside as dificuldades: os resultados partem de seus comandados, mas imprevistos acontecem todo dia.

Você constantemente vai lidar com eventualidades como doenças e folga, muitas vezes realmente fora do alcance de seu funcionário. No entanto, seu chefe também vai pressionar para manter os resultados em ordem.

Acaba sendo o maior desafio se tornar o mediador entre essas duas partes.

 

  • Lidar com egos

Quando você toma a frente de uma equipe, você também toma seus problemas. Todo funcionário possui seu ego, e muitas vezes conflita com o de outro, algo comum no ambiente de lotérica, dominado pelo gênero feminino.

E isso se complica quando um funcionário se mostra ser uma pessoa complicada, mesmo que eficiente. É necessário saber lidar com a individualidade de cada, de forma a eles alcançarem um estado mais coletivo.

O desafio está em como permitir que a individualidade de cada aflore sem que isso traga conflito entre comandados. O gerente de lotérica deve ser a cola que une a equipe e tira dessa união, resultados.

Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.