A gestão organizacional de uma casa lotérica não é um processo complicado, desde que o empresário conheça os princípios básicos necessários para gerenciar seu estabelecimento.
Numa casa lotérica, a gestão organizacional depende de algumas etapas básicas, como iremos mostrar a seguir:
1. Planejamento
O empresário lotérico precisa analisar a situação de seu estabelecimento, determinar seus objetivos e tomar as decisões de forma antecipada com relação às ações exigidas para que suas metas sejam alcançadas.
2. Organização
Com o planejamento feito, é preciso reunir e ordenar todos os recursos necessários à execução das atividades, direcionando tudo para obter a otimização de suas rotinas e processos, tornando mais fácil o trabalho de seus funcionários.
3. Gestão de pessoas
A equipe de atendentes operadores de caixa é a linha de frente da casa lotérica. Assim, é importante selecionar pessoas que ofereçam o máximo para o estabelecimento, motivando-as com premiações e incentivando-as a progredir continuamente no seu trabalho.
4. Controle
O empresário lotérico não pode deixar de monitorar o andamento de seu negócio de forma contínua, adotando ações para correção de rumo sempre que isso se mostrar necessário.
Como analisar o ambiente para a gestão organizacional
Analisar o ambiente exige conhecimento do mercado em que a casa lotérica está localizada, identificando potenciais clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros e produtos oferecidos, além de ameaças ou oportunidades de negócio.
A partir dessa análise podem ser estabelecidos os objetivos que o empresário busca atingir, e isso deve ser feito tanto em curto quanto em médio e longo prazo. O método FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é um dos melhores para fazer a análise e estabelecer objetivos.
Esses objetivos devem retratar o que deve ser alcançado e as metas dizem respeito a quanto e em que prazo o empresário pretende alcançar tudo o que foi estabelecido. É preciso atentar para o fato de que os objetivos e metas devem estar adequados à realidade para que sejam alcançáveis.
Assim, todo cuidado é pouco quando se estabelece objetivos e metas, do contrário qualquer tipo de atitude tomada poderá ser prejudicial, ou mesmo anulada. Qualquer objetivo deve ter o envolvimento da equipe, já que as pessoas são os principais agentes transformadores. Se você não envolve sua equipe, não a mantendo comprometida, pode esquecer a concretização de seus objetivos.
Montando o plano de ação
O plano de ação é o seu instrumento para identificar e reunir todas as atividades exigidas para alcançar os objetivos e metas definidos. Aqui, é preciso reunir a equipe e apresentar os objetivos, discutindo a validade e a importância do mesmo, mostrando o que deve ser buscado e provocando a criatividade das pessoas de sua equipe, fazendo com que se comprometam com os resultados, definindo papéis e o que cada um irá receber pelos resultados alcançados.
Havendo o comprometimento de sua equipe com os objetivos da empresa e com os resultados que se pretende, você terá meio caminho andado para manter sua gestão organizacional ativa, eficiente, comprometida e responsável.
Após esses procedimentos é necessário fazer o acompanhamento constante de seu plano de ação, verificando o que está ou não sendo alcançado e buscando as correções necessárias para que tudo seja alcançado dentro do prazo estabelecido.
Lembre-se que um plano de ação é uma série de ações estratégicas que estão sendo criadas e que podem ou não ser seguidas, dependendo do rumo real que as coisas podem tomar. O acompanhamento é fundamental para que, depois do prazo estabelecido encerrado, tenha-se chegado ao que foi definido.
A gestão organizacional, como dissemos no início, é um procedimento simples que apenas exige do empresário lotérico a vontade e o discernimento.