Gestão de pessoas: cinco coisas que você precisa saber

porNeimar Mariano Arruda

Gestão de pessoas: cinco coisas que você precisa saber

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Gestão de pessoas: cinco coisas que você precisa saber

Gerir pessoas pode ser um processo complicado se você não tem uma noção completa desse processo, se não traz consigo conhecimento. No entanto, gestão de pessoas não é um bicho de sete cabeças como parece.

Apesar de que entender a personalidade de cada um e direcionar isto para o coletivo possa parecer difícil, se trata de aplicar estratégias. Não é um problema novo – e por isso você encontra as mais diversas informações sobre o setor.

E existem cinco coisas que você precisa saber sobre gestão de pessoas.

 

  • O que é gestão de pessoas?

Vivemos em um tempo onde as pessoas passaram de engrenagens numa máquina para reais colaboradores do sucesso de uma empresa. Empresários perceberam que o negócio cresce quando o indivíduo eleva seu desempenho.

E nisso surgiu a gestão de pessoas, uma forma de tornar seus colaboradores figuras realizadas, enquanto torna eles mais capacitados para o serviço. Não se trata de oferecer maior salário para deixar ele mais feliz, mas de oferecer orientação e capacitação.

Isso pode parecer complicado de começo, mas se trata de entender o cerne da gestão de pessoas. Você precisa conhecer 5 coisas para abordar ela da melhor forma.

 

  • Motivação é o alicerce dos resultados positivos

O que motiva um funcionário a se manter no cargo que ele se encontra agora em sua lotérica? Basicamente, podem existir quatro motivações em específico:

  • A motivação financeira, através de salários altos e promoções;
  • A missão de sua empresa, o que você busca oferecer ao mundo;
  • O desafio que você oferece ao funcionário como indivíduo e como parte de um coletivo;
  • A capacidade de crescer no meio.

Essas motivações que fazem um colaborador se comprometer com uma empresa, principalmente uma lotérica. Um gestor de pessoas precisa entender individualmente o que motiva os funcionários a quererem crescer.

 

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  • O colaborador deve estar alinhado com a cultura da empresa

É importante lidar com pessoas que já estejam abertas para o diálogo com sua lotérica – e recrutamento deve ter especial atenção de sua parte. Não se pode contratar qualquer indivíduo, mas sim aquele que já esteja aberto a agregar.

 

Isso permite uma evolução rápida no desenvolvimento de suas habilidades técnicas e uma maior retenção de funcionários. Recrutamento é uma tarefa que pode ser cansativa, então o gestor busca sempre ser certeiro em sua contratação.

 

  • As habilidades do funcionário devem ser evoluídas pelo gestor

O capital mais ativo de qualquer organização é o humano, é importante você reconhecer onde seus colaboradores podem evoluir e contribuir para a lotérica. Um funcionário qualificado é peça importante para o sucesso de qualquer empresa.

Um planejamento é essencial partir de sua parte para qualificar a equipe que você gere através de:

  • Treinamentos, palestras e workshops, podendo contar com palestrantes profissionais ou empresas especializadas em treinamento;
  • Participação em feiras e eventos da área, estimulando a busca por informação;
  • Incetivos para participarem de cursos de pós-graduação, especialização, idiomas, etc.

 

  • O gestor precisa ser próximo dos colaboradores

Empatia é um fator crítico de desempenho e um dos principais sentimentos que se deve ter numa gestão de pessoas. Inclusive, se trata de uma habilidade tão importante quanto a liderança, já que engajar os colaboradores envolve entendê-los.

O julgamento prévio deve ser suspenso e o gestor precisa ouvir – e conversar – com seu funcionário. Na gestão de pessoas,  precisa haver proximidade da figura de liderança com os colaboradores para que se sintam parte da mudança de patamar da empresa.

É dessa forma que a curva de aprendizado do funcionário evolui – e é assim que o gestor cresce também.

 

  • DouraSoft-Loterica-Gestão-de-pessoas-cinco-coisas-que-você-precisa-saberÉ necessário ter um feedback antes de dar um

A relação entre gestor e colaborador não deve ser unilateral – e isso precisa ser bem estabelecido. É importante estabelecer feedback dos funcionários, mas também permitir um sobre você.

Até mesmo propor reuniões semanais para tratar desse retorno de opiniões, tratando do assunto de forma assertiva. Se possível, torne tudo sigiloso, possibilitando respostas em forma de opções para marcar.

É possível ter um modelo de feedback para pôr em prática, como esse a seguir.

 

  1. Como estou sendo como líder?
  1. Em que aspecto como líder estou sendo negativo?
  1. Em que aspecto como líder estou sendo positivo?
  1. Como pode ser considerado meu relacionamento com o colaborador da empresa?
  1. Tenho tido papel ativo em seu crescimento?
  1. Qual o grau de confiança que possui em mim?
  1. Você sente que trato todos de forma igual?
  1. Como define minha orientação em momentos de dificuldade?
  1. Qual o nível de motivação que recebe de minha liderança?
  1. Qual meu grau de empatia com os funcionários?

Dessa forma, é possível estabelecer um retorno de respostas quando se trata de gestão de pessoas.

Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

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