Empresa familiar: como separar despesas pessoais das contas da empresa 

porSINLOPAR

Empresa familiar: como separar despesas pessoais das contas da empresa 

A sua lotérica é uma empresa familiar? Então, você pode estar correndo o risco de não conseguir separar as dívidas domésticas das empresariais.

Esse é um erro cometido por vários empresários e deve ser evitado por lotéricos que querem ter sucesso.  Afinal, utilizar dinheiro do caixa para pagar contas pessoais você pode acabar perdendo o controle do fluxo de caixa da sua empresa e com o tempo o seu negócio pode falir.

Não há negócio rentável que resista a uma má administração! Por isso, se você está com medo de cometer erros como esse e perder o seu negócio por negligencia, veio ao lugar certo. Iremos te dar dicas para mudar esse cenário e fazer com que sua casa lotérica prospere cada vez mais.

Empresa familiar – dicas para ter sucesso financeiro

Uma empresa familiar tem muitos pontos positivos. Por exemplo, você irá ter funcionários que realmente confia de olhos fechados e poderá delegar tarefas com mais facilidade.

Além disso, poderá ensinar seus filhos desde cedo o valor do trabalho e do dinheiro. Outra coisa importante em ter um negócio familiar é que você poderá contar com o apoio das pessoas que ama para fazer o seu negócio crescer.

Terá sempre pessoas empenhadas para o crescimento da sua empresa trabalhando ao seu lado. Mas, se não saber gerenciar direito o negócio familiar, isso pode trazer vários problemas para sua vida.

Os problemas financeiros podem começar a aparecer quando não se estipula limites financeiros. Esquecer de pagar a escola dos filhos com o valor da sua retirada mensal e acabar retirando uma quantia do caixa, ou pegar diariamente dinheiro da sua empresa para fazer compras, por exemplo, pode trazer malefícios para a sua gestão.

É necessário conseguir controlar de forma correta tudo que entra e sai das suas contas bancárias e do seu caixa. Separamos algumas dicas para facilitar a gestão financeira da sua empresa familiar. Veja:

  1. Separe as contas

A primeira coisa que você precisa fazer para sua empresa familiar dar certo, é nunca levar contas domésticas para o seu local de trabalho.

Quando você separar o seu pagamento mensal, já pague todas as contas do mês com esse dinheiro. É dessa forma que você conseguirá fazer com que o caixa da sua lotérica permaneça intacto.

  1. Tenha reserva financeira para imprevistos domésticos

A sua empresa familiar pode estar indo de vento em polpa. Mas, quando você começa a pegar dinheiro do caixa para pagar contas que não estavam previstas você pode acabar falindo.

Por isso, separe um dinheiro específico no seu orçamento particular para imprevistos. Se alguém da sua família ficar doente ou se algum eletrodoméstico quebrar, você irá tirar o valor para resolver estes problemas da sua reserva destinada para imprevistos. 

  1. Contas bancárias separadas

A sua conta empresarial não pode ser a mesma da conta pessoal. Isso garante que quando você for sair com a família ou pagar contas com o débito, não acabe prejudicando o orçamento da sua empresa.

Além disso, você terá um controle melhor de tudo que entra e sai da sua empresa familiar.

  1. Crie um salário

O patrão tem salário? Sim, a sua lotérica é uma empresa familiar, mas você também deve estipular o valor que irá retirar todo mês para os seus gastos pessoais.

Isso ajudará a balancear as suas despesas e a controlar o orçamento da sua empresa. É importante retirar somente a quantidade que você estipulou, se for necessário use a ajuda de um contador para saber qual o valor ideal para sua retirada mensal.

  1. Cartão de crédito para cada conta

Informe-se com o seu banco qual a melhor forma de separar contas e cartões da suas contas empresariais e pessoais. Nada de usar o cartão de crédito empresarial para comprar itens pessoais.

Existem vários pacotes específicos para empresários, que facilitam a divisão e o acompanhamento dos gastos. Por isso, esteja antenado e pergunte para um gerente do seu banco qual o melhor pacote para sua necessidade.

Quando se fala em empresa familiar muita gente se preocupa com o comportamento dos integrantes da família em local de trabalho. Esse também é um assunto que deve ser discutido. Mas, a gestão financeira mal elaborada é o que pode realmente falir uma empresa.

Se você acatar todas as dicas deste artigo, temos certeza que a sua casa lotérica irá ter bons lucros e a sua empresa familiar seguirá saudável e ficará firme por muitas gerações.

 

Sobre o Autor

SINLOPAR editor

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.