Conflitos em uma lotérica familiar, como superá-los

porNeimar Mariano Arruda

Conflitos em uma lotérica familiar, como superá-los

Conflitos em uma lotérica familiar, como superá-los

DouraSoft-Loterica-Conflitos-em-uma-lotérica-familiar-como-superá-losNo Brasil, a maioria das empresas é familiar. Geralmente a história começa com um casal que iniciou um pequeno negócio, tiveram filhos, os filhos foram crescendo e depois de grandes foram inseridos na empresa da família. O mesmo acontece com a lotérica familiar.

Ao passo em que a família e a lotérica familiar crescem, aumentam-se as chances de sucesso, mas as de conflitos também.

Mas, como resolver os conflitos com sabedoria e ainda tirar bom proveito deles? É o que você verá neste artigo. Confira algumas dicas de como superar os conflitos em uma lotérica familiar.

 

  • Encontre o ponto em comum entre todos na lotérica familiar

Toda empresa tem uma razão para existir, na lotérica familiar é a mesma coisa. Na maioria das vezes o objetivo principal é gerar dinheiro e lucro para os sócios.

Portanto, se todos estiverem interessados em fazer a empresa gerar mais lucro, os problemas serão analisados a partir do resultado final que é esperado.

Por exemplo: se o conflito na lotérica familiar é sobre empregar ou não parentes, vocês precisam passar a questão pelo crivo “gerar mais dinheiro e lucro” e a partir desse objetivo em comum decidir se é necessário de fato contratar parentes que poderão contribuir para o crescimento da empresa e expansão de resultados — caso não o faça será demitido como qualquer funcionário.

 

  • Melhore a comunicação

A melhor maneira da família se preparar para lidar com os conflitos na lotérica familiar é conversando e discutindo de forma racional sobre como resolve-los antes mesmo que aconteçam.

Infelizmente, nosso cérebro parece ser programado para repetir determinadas posturas, por exemplo “sempre foi feito assim e deu certo” ou “não há porque discutir isso, não levará a lugar nenhum”.

No entanto, essa falta de disposição para ouvir a opinião do outro e julga-las sem preconceito pode levar a lotérica familiar a não reinventar seu modelo de negócio e, por consequência, acabar quebrando.

Por isso, é essencial buscar formas de melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, promovendo o diálogo e a confiança.

 

DouraSoft-Loterica-Conflitos-em-uma-lotérica-familiar-como-superá-los

  • Faça um Acordo Familiar

O Acordo Familiar se consiste em um conjunto de regras e normas que determinam como será a relação entre sócios e família na empresa.

Cada família definirá os itens que constarão em seu Acordo Familiar.

 

 

Por exemplo:

  • Estabelecer quem trabalhará ou não na empresa;
  • Delegar a responsabilidade de cada um;
  • Deixar claro o nível de autonomia dos membros;
  • Saber como funcionará a utilização dos bens da empresa;
  • Definir as remunerações conforme atividade exercida;
  • Quaisquer outros itens que os membros acharem necessário constar no acordo familiar.

É importante que:

  • Os membros da família discutam sobre todos os problemas que possam surgir ao longo da existência da lotérica familiar e definam em conjunto como resolve-los;
  • Documente todas as decisões que forem tomadas para consulta-las sempre que necessário;
  • Todos os membros assinem o Acordo Familiar.

 

  • Constituir um Conselho Familiar

O Conselho Familiar é um grupo com alguns membros da família que se reúnem periodicamente para tomada de decisões pertinentes à lotérica familiar. Caso seja desejado, o conselho pode conter ainda com pessoas externas à empresa, como consultores terceirizados ou outros empresários.

Dessa forma, será necessário definir os membros participantes do conselho, a periodicidade em que o conselho se reunirá, levando em conta o objetivo das reuniões.

 

  • Inclua terceiros na resolução de conflitos

Ao surgirem conflitos que não estão sendo bem resolvidos pelos membros da lotérica familiar a sugestão é buscar por ajuda de terceiros — pessoas que não são membros da família e não fazem parte do negócio.

Pode ser consultores terceirizados, coachs em liderança, empresários lotéricos parceiros… Cabe a você escolher alguém de confiança e que realmente possa intermediar e ajudar a resolver o conflito e chegar em um consenso.

 

  • Coloque em prática

DouraSoft-Loterica-Conflitos-em-uma-lotérica-familiar-como-superá-losPara colocar as dicas em prática recomendamos também que a lotérica familiar faça um diagnóstico de origem dos conflitos e pense em conjunto a melhor maneira de resolve-los. Sabendo a real causa dos conflitos talvez seja mais fácil conseguir compreende-los e resolve-los.

A melhor maneira de superar os conflitos em uma lotérica familiar é encontrando os pontos em comum que levaram a família a criar o negócio e buscar a real razão dos conflitos, trabalhando maneiras de resolve-los.

Quando esses conflitos estiverem resolvidos, consequentemente a produtividade e o gerenciamento melhorarão muito na lotérica familiar.

Gostou desse post sobre como superar os conflitos numa lotérica familiar? Então deixe um comentário compartilhando sua opinião sobre o assunto!

Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.