Como saber que está na hora de trocar um operador de caixa?

DouraSoft-Loterica-Como-saber-que-está-na-hora-de-trocar-um-operador-de-caixaComo saber que está na hora de trocar um operador de caixa?

O operador de caixa é um funcionário essencial para empreendimentos como as lotéricas. Nesse sentido, lidar com a demissão dos mesmos não é uma tarefa fácil e precisa ser muito bem fundamentada.

Entretanto, quanto antes se tomar ciência da necessidade de trocá-lo(s), melhor será para o seu negócio, trazendo resultados significativos.

Nesse sentido, a pergunta que fica é a pergunta do título: como saber que está na hora de trocar um operador de caixa? Ou seja, quais são os fatores essenciais para tomar uma decisão correta?

A seguir, confira a resposta para essas perguntas.

 

  • Como avaliar um operador de caixa?

Pois bem, de modo geral, um operador de caixa trabalha diretamente com o atendimento ao público e é aquele profissional responsável por efetuar pagamentos, lidando com a movimentação financeira de certo estabelecimento.

Isso o coloca numa posição de destaque na empresa, devendo o mesmo ser continuamente observado: ele está na linha de frente de seu negócio.

O ideal, é que o mesmo seja, portanto, uma pessoa atenta, simpática, ágil, com um bom raciocínio lógico, entre outras coisas. Contudo, além disso, existem alguns outros fatores a serem levados em consideração.

Para saber se está realmente na hora de trocar um operador ou operadora de caixa, atente-se aos 3 itens que selecionamos e tire as suas conclusões:

 

  • O marketing pessoal

Uma questão muito importante nos dias de hoje para qualquer profissional é o marketing pessoal. Isso porque ele é o que determina a imagem da pessoa no mundo.

Logo, além de analisar os itens citados anteriormente, leia também como o seu funcionário tem se posicionado, ou seja, se ele cuida de pontos básicos, como a sua aparência, vestimenta, higiene, entre outras coisas.

Deve-se levar em consideração, inclusive, que o mesmo está trabalhando diretamente com o público, e, muitas vezes, é a sua figura que será imediatamente associada com a lotérica, o que torna este quesito ainda mais importante.

Fora a imagem, é essencial que o profissional construa ainda boas práticas no dia a dia e preze, por exemplo, pela pontualidade, boa comunicação, busca de informações completas e atualizadas, etc.

 

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  • As relações interpessoais

Diretamente relacionada à questão anterior, aparece a construção de boas relações interpessoais, o que é determinante para que se tenha um ambiente de trabalho com uma atmosfera saudável.

Imagine, por exemplo, quão desgastante pode ser ter que lidar com um(a) operador(a) de caixa que vive em conflito constante com a equipe ou com os superiores.

Logo, apesar de discordar ser algo comum e não necessariamente ruim, em longo prazo, caso não se chegue a uma resolução, isso pode fazer muito mais mal para o seu negócio do que bem.

Além disso, esse tipo de comportamento pode afetar os demais trabalhadores, fazendo com que eles ou fiquem igualmente explosivos ou mais desmotivados do que anteriormente.

Atente-se sempre a essas relações, tente entender o porquê de certo funcionário (ou funcionários!) agir de tal modo e, se for o caso, afaste-o dos demais.

 

  • A apresentação de resultados

Ainda, um item essencial a ser analisado sempre é a apresentação de resultados, afinal, trata-se de um empreendimento que tem metas a serem realizadas.

Logo, apesar de ter um bom marketing pessoal e/ou manter relações saudáveis na empresa, caso o seu operador de caixa não atinja os números esperados é importante também avaliá-lo por isso.

Evidentemente, existem fatores diversos aqui a serem trabalhados antes de uma possível troca. Talvez, ele não seja bom com vendas e seja útil remanejá-lo ou investir em seu desenvolvimento.

Contudo, certifique-se também que ele entendeu as metas e as diretrizes. Um bom profissional não conseguir alcançar um determinado objetivo enquanto o restante da equipe conseguiu pode ser devido a uma falha na comunicação.

Dito isso, para um operador de caixa realizar um bom atendimento, ele precisa alinhar corretamente uma série de questões. Antes de trocá-lo, portanto, certifique-se sempre que o seu funcionário tem plena consciência disso.

Para saber mais a respeito desse tema, confira também as nossas outras publicações!

Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422

 

 

 

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