Para aumentar o faturamento da casa lotérica é necessário estabelecer uma estratégia de vendas eficiente, aplicando de forma prática, buscando meios de tornar a lotérica uma referência no mercado e tornando-a procurada pelos clientes. O empresário lotérico precisa, portanto, pensar diferente, esforçando-se para se colocar no mercado de forma relevante.
A casa lotérica trabalha basicamente com o atendimento, sendo este o melhor caminho para montar uma boa estratégia de vendas. Assim, é importante encontrar os meios certos, analisando o mercado, verificando a concorrência e sua forma de trabalho e não apenas considerar que uma boa ideia já deve ser colocada em prática. É preciso comprovar se a estratégia vai dar certo, adaptando métodos de acordo com alguns critérios específicos.
Para você, empresário lotérico, que deseja aumentar suas vendas e conseguir maior lucratividade em sua empresa, vamos apresentar alguns passos, com ideias testadas e aprovadas, que você poderá adaptar para sua casa lotérica:
1. Estratégia de vendas através de planejamento
A maior parte das empresas costuma fazer um planejamento estratégico anual, estabelecendo metas para o exercício fiscal. No caso de uma empresa de prestação de serviços e de atendimento ao público, como é uma casa lotérica, o ideal é que essas metas sejam feitas em prazo menor, por exemplo, por três meses. Com prazos menores para atingir metas, torna-se mais fácil estruturar a empresa para ir se adaptando ao aumento de movimento e de faturamento.
Com prazos menores, o empresário lotérico consegue visualizar melhor o que está sendo implantado, consegue reduzir gastos desnecessários e, à medida que conseguir aumentar o faturamento, também estabelece metas para investimentos no sentido de continuar seu crescimento.
Estabelecendo uma estratégia de vendas por três meses de cada vez, o empresário consegue melhorar seu ambiente, acolher melhor os clientes e mostrar coisas novas, que possam atrair mais a clientela.
2. Estratégia de vendas voltada para o atendimento
Os dois elementos mais importantes para uma casa lotérica são, nessa ordem: os clientes e o operador de caixa. Enquanto o primeiro é externo, com o qual não há como criar mudanças, o segundo é aquele que deve ser trabalhado para que o relacionamento entre ambos seja o melhor possível. O produto da lotérica pode ser sempre o mesmo, mas o atendimento é que criar o grande diferencial. Um cliente mal atendido vai reclamar com pelo menos 20 pessoas, enquanto um bom atendimento só é comentado com poucas.
Fazendo o treinamento de seus operadores de caixa, o empresário lotérico estabelece a melhor estratégia de vendas, deixando claro aos clientes o quanto eles são importantes para o estabelecimento.
3. Estratégia de vendas voltada para o índice médio
Com um planejamento trimestral e com as atenções voltadas para a melhora do atendimento de forma constante, o empresário consegue aumentar o seu lucro médio, ou seja, aos poucos consegue fidelizar os clientes que já frequentam a casa lotérica, ao mesmo tempo em que atrair novos, que irão, gradativamente, sendo atraídos e também fidelizados.
Trabalhando ao mesmo tempo com a melhoria do estabelecimento e mantendo a excelência no atendimento, o índice médio de vendas estará sempre perseguindo objetivos mais altos e, ao final de um período fiscal, ou seja, um ano de atividades, o empresário lotérico percebe que houve um acréscimo relevante no seu faturamento e, em consequência, no seu lucro.
Conclusão
O empresário lotérico tem condições de aplicar as três estratégias ao mesmo tempo, combinando seu planejamento com o perfil de sua casa lotérica, melhorando sua imagem junto ao público e mostrando que está empenhado exatamente naquilo que o cliente procura: um atendimento rápido e eficiente.