Ser um empresário consiste em saber como lidar com conflitos, isso é válido para qualquer tipo de empreendimento, até mesmo para casas lotéricas. O empresário é aquela pessoa que deve ter a visão que os outros não possuem, agindo como mediador de conflitos, conseguindo solucionar problemas e, inclusive, prevendo e evitando que eles aconteçam.
Neste artigo você terá acesso a uma série de dicas exclusivas que vão auxiliar você a se portar melhor no gerenciamento da sua casa lotérica mediante aos conflitos.
Três passos de como lidar com conflitos na sua lotérica
- Identifique o conflito: A primeira etapa necessária em como lidar com conflitos na sua lotérica é identificar qual é o problema em questão. É problema com funcionários? Clientes? Fornecedores? No fim, não importa, o importante é você entender o que está acontecendo para poder começar a trabalhar em uma solução rápida para este conflito;
- Identifique o que provocou o conflito: Depois de entender o que está acontecendo, procure compreender como o conflito foi gerado. Muitas vezes ao identificar a base de um problema, nós conseguimos conhecimentos para encontrar soluções. Isso é válido para qualquer coisa, desde uma rachadura em uma casa a até mesmo os conflitos desencadeados dentro da própria lotérica;
- Identifique um meio de solucionar o conflito: Seguindo a ordem de acontecimentos, comece a procurar por maneiras práticas para solucionar o conflito. Você já tem as informações que precisa para isso, agora só é necessário se esforçar para conseguir bons resultados. Porém, lembre-se que o seu pensamento deve ser lógico e rápido, porque o tempo é importante neste situação: quanto mais tempo se leva para resolver a situação, mais séria ela pode ficar.
Como lidar com conflitos? Evitando problemas!
Conflitos sempre vão ocorrer, não importa a situação. Este tipo de coisa acontece interna e externamente, passando por um funcionário problemático, cliente insatisfeito a até mesmo um assalto. Nenhuma dessas condições devem ser deixadas de lado. A melhor maneira de lidar com conflitos é evitando que eles aconteçam. As vezes é inevitável, mas as vezes é possível safar-se deles com antecedência. Veja como:
- Treine bem os seus funcionários: Muitos conflitos, internos e externos, provêm da prestação de serviços da lotérica, portanto, para evitar esses problemas a sua melhor opção inicial é trabalhar para que os funcionários sejam bem treinados ao ponto de reduzir qualquer possibilidade de erro ou desentendimentos que venham a se tornar um conflito;
- Fortaleça o trabalho em equipe: São muitas personalidades diferentes dentro do mesmo ambiente, ou seja, a possibilidade de opiniões e atitudes diferentes pode ocorrer e, a partir disso, algum conflito ser desencadeado. Para evitar isso nós recomendamos o fortalecimento do trabalho em equipe. Se sua equipe de funcionários estiver unida, as chances de acontecer problemas é muito menor. Fora isso, uma equipe sozinha também tem autonomia para resolver os próprios problemas;
- Tenha um protocolo para clientes problemáticos: As pessoas geralmente seguem padrões de comportamento, e como sua lotérica tem um padrão de funcionamento, você pode prever o que pode acontecer de ruim. Feito isso, procure desenvolver métodos para poder lidar com clientes problemáticos;
- Tenha um bom sistema de segurança: Instale câmeras de segurança e contrate um bom serviço de monitoramento. É comprovado que esse tipo de posicionamento ajuda a evitar assaltos. Além de evitar conflitos, essa estratégia também é boa para os negócios, pois todos os presentes, funcionários e clientes, se sentem mais seguros dentro da lotérica;
- Saiba analisar o ambiente: Em um tsunami a maré vai recuando aos poucos, mais do que o normal, depois disso a grande onda vem e destrói tudo ao seu redor. Aprenda a lidar com conflitos dessa forma. Identifique no ambiente os fatores que anteveem ao problema, assim você consegue evitá-lo ou solucioná-lo rapidamente.