Como devo me posicionar diante de conflitos na minha equipe?

Como devo me posicionar diante de conflitos na minha equipe?

 

Os conflitos na equipe em um ambiente de trabalho sempre irão acontecer, seja entre as operadoras de caixa, ou até mesmo entre operadoras e a gestão da lotérica. Porém, é preciso trabalhar corretamente para que essa prática não se torne rotineira, ao ponto de você não conseguir organizar sua casa lotérica. Isso é perigoso!

Até onde o lotérico precisa ir para resolver os conflitos na equipe? Quais práticas devem ser adotadas? Será que terapias são bem-vindas? Se você possui conflitos entre os seus colaboradores e quer resolver esses problemas, continue acompanhando o artigo e saiba como. Boa leitura!

 

O que pode causar conflitos na equipe?

Trabalhar de forma assertiva é um dos pontos chave para evitar que os conflitos na equipe ocorram. Porém, nem sempre isso é possível. Mesmo sem querer, quando você está tentando acertar, pode acabar acontecendo um conflito. Para reverter a situação, você precisa saber o que pode causar esses problemas.

Mudanças

Mudanças de equipamentos, valores, sistema, estruturas. Qualquer tipo de mudança dentro da sua lotérica pode fazer com que aconteça conflitos na equipe. Isso ocorre porque a equipe pode não reagir bem a nova realidade, causando desconforto entre os funcionários.

Recursos limitados

Em determinado momento, pode ser necessário enxugar os recursos para que você consiga lucrar com sua casa lotérica. Quando esses recursos se tornam muito limitados, os conflitos podem acontecer. Os funcionários podem se sentir lesados, pelo trabalho estar sendo dificultado. Com isso, eles podem acabar ficando desmotivados, causando conflitos.

 

Embate entre metas e objetivos

Pode acontecer de você querer resolver um problema de uma parte da sua equipe e o outro lado não entender muito bem a situação. As divergências acontecem quando o gestor prioriza uma equipe e esquece da outra. Seus colaboradores podem se sentir desmerecidos, ocasionando assim, um conflito.

Mas, afinal, como os conflitos na equipe podem ser resolvidos?

 

Tenha boas práticas de liderança

Líder e chefe não são a mesma coisa. Chefe é quem impõe, líder é quem delega. É importante que você seja um líder na sua lotérica, sendo um referencial para os seus colaboradores. Para isso, é importante que você realize boas práticas de liderança.

Tenha empatia e saiba se colocar no lugar do outro, aprenda a ouvir, não imponha seus conceitos sem antes ouvir o que o seu colaborador tem para falar. É importante que você esteja aberto para entender o colaborador, de forma a mediar o conflito para que ele não volte a acontecer.

 

Não ignore o conflito

Fingir que o conflito não aconteceu não vai resolver a situação. É como se você estivesse “jogando a poeira para debaixo do tapete”. Isso não se faz, principalmente em sua empresa lotérica. É preciso enfrentar a situação para que o problema seja solucionado.

Acredite: fingir que o problema não aconteceu, não fará com que o problema desapareça. Pelo contrário, ele só vai aumentar, podendo chegar em um ponto que fugirá do seu controle. Encare o conflito como um grande líder.

Sua postura pode ser uma forma de combater os conflitos, evitando que eles aconteçam futuramente. É preciso que você mostre quem está no comando. Quando você “tapa o sol com a peneira”, você pode abrir brechas para que novos conflitos aconteçam. Por isso, não menospreze a situação.

 

Permita uma pausa entre os colaboradores

Imagine que o conflito ocorreu entre duas de suas colaboradoras que trabalham no caixa. Não tente conversar com as duas enquanto ainda estiverem estressadas. Você pode acabar piorando a situação. Nesse momento, permita que seus colaboradores façam uma pausa e se acalmem para só depois tentarem dialogar.

De cabeça quente nada se resolve, aliás, normalmente piora. Dar um tempo para que as partes se acalmem não significa que você está querendo evitar resolver o conflito. Você apenas está pensando na melhor forma de resolver a situação, com boas condições, para que a conversa flua melhor.

Faça isso e invista em uma boa comunicação. Essas práticas aliadas podem fazer com que os problemas sejam resolvidos com mais clareza.

 

Espero que tenha ajudado você a compreender ainda mais em como se aproximar e se posicionar para superar os conflitos na equipe. Faça sua parte para que a harmonia permaneça na sua casa lotérica e tudo fluirá com mais solidez. Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Tags
Deixe um comentário abaixo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão

Confira outros artigos

top
Paid Search Marketing
Search Engine Optimization
Email Marketing
Conversion Rate Optimization
Social Media Marketing
Google Shopping
Influencer Marketing
Amazon Shopping
Explore all solutions