Como dar feedbacks construtivos para um funcionário

porNeimar Mariano Arruda

Como dar feedbacks construtivos para um funcionário

Como dar feedbacks construtivos para um funcionário

DouraSoft-Loterica-Como-dar-feedbacks-construtivos-para-um-funcionárioAvaliar um funcionário pode ser desafiador, pois tudo o que queremos é que ele progrida, e não o desanimar com nossos comentários. Assim, nosso objetivo ao chamar a atenção dele é destacar algo que pode melhorar.

Mas muitos de nós não consegue fazer isso, o que acaba prejudicando a comunicação dentro de um negócio.

Por isso, vamos falar neste artigo exatamente sobre este tema e ver como podemos dar um feedback construtivo para nossos funcionários se sentirem mais confiantes e determinados.

 

  • Não adiante muito o feedback aos seus funcionários

Se você tiver um comentário para fazer, faça imediatamente. Um erro comum é esperar que a reunião de avaliação anual forneça feedback. No entanto, os funcionários precisam saber imediatamente o que fizeram e como acertar.

 

  • Faça isso frequentemente

O feedback positivo é uma ferramenta poderosa para promover o envolvimento dos funcionários e um componente crítico do gerenciamento de desempenho. 

O feedback negativo, expressado com tato e apoiado, conforme necessário, por treinamento, ajuda seus funcionários a melhorar e, por fim, a criar um ambiente de trabalho positivo.

 

  • Seja específico

Concentre-se nas ações específicas do funcionário, em vez de generalidades vagas. 

Esclareça comentários como “bom trabalho” descrevendo as ações com as quais você está feliz e que valeria a pena repetir. 

É ainda mais importante ser preciso quando o feedback é negativo. Lembre-se, o objetivo é melhorar o desempenho de seus funcionários, não os desencorajar.

 

  • Seja justo e moderado suas expectativas

Tente ser objetivo e evitar o microgerenciamento. Não necessariamente espere que seus funcionários adotem seu estilo de trabalho, e evite criticar pequenos erros que não causam muito impacto em seu negócio.

 

DouraSoft-Loterica-Como-dar-feedbacks-construtivos-para-um-funcionário

  • Acalme-se, não deixe que coisas ruins o influencie.

Se algo despertar uma forte resposta emocional, reserve um tempo para se acalmar e recuperar a compostura antes de iniciar uma conversa.

 

 

 

 

  • Realce os aspectos positivos

Segundo a pesquisa, os funcionários reagem seis vezes mais intensamente a comentários negativos do que a comentários positivos. 

Um estudo, citado em um artigo da Harvard Business Review intitulado “A arte delicada de dar feedback” também argumenta que o feedback negativo repetitivo tem um impacto devastador no engajamento de um funcionário

Uma estratégia simples é começar destacando algumas das realizações do funcionário e mostrar a ele que você está sinceramente agradecido por seus esforços.

Depois, você pode abordar os elementos que estão faltando em seu desempenho. 

No entanto, não permita que comentários positivos desviem o objetivo da conversa e evitem enviar mensagens conflitantes.

 

  • Não omita uma explicação da parte dele

Comece a dar feedbacks fazendo perguntas para ter certeza de que você entendeu o que desencadeou uma determinada ação ou comportamento. 

Quando você acredita que um funcionário cometeu um erro, não se esqueça de ouvir sua versão das coisas, para que ele possa se explicar corretamente.

 

  • A mensagem é o meio

Reconhecer a contribuição e os esforços dos funcionários – especialmente em público – ajuda a apoiar sua motivação. No entanto, é melhor fornecer feedback negativo em particular. 

Ninguém gosta de ser criticado na frente de seus colegas, ou pior, seus subordinados. Idealmente, o feedback – especialmente se for negativo – deve ser fornecido pessoalmente e não por e-mail ou por meio de um subordinado.

 

  • DouraSoft-Loterica-Como-dar-feedbacks-construtivos-para-um-funcionárioAcompanhamento

Termine a conversa planejando o próximo passo e uma discussão subsequente. 

Monitore o progresso e dê apoio ao funcionário para ajudá-lo a alcançar as metas que vocês concordam. 

Tome notas sobre as discussões, que poderiam ser incluídas na avaliação de desempenho anual do funcionário. Isso ajudará você a acompanhar o progresso.

 

  • Aceite você também um feedback

Incentive os funcionários a fornecer feedback sobre você e, em seguida, tome as medidas necessárias para melhorar. Isso ajudará a criar um ambiente de trabalho saudável e aberto e a torná-lo um líder melhor.

Assim, seu negócio só tende a evoluir, se você der um feedback realmente notável a seu funcionário e ajuda-lo a entender melhor seus erros, e continuar em seus acertos. Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.