
Os funcionários, em primeira instância, não possuem uma padronização para poder trabalhar no atendimento da sua casa lotérica. Portanto, cabe a você, como gerente, ensinar o comportamento adequado de abordagem para com o cliente, desde as primeiras palavras às expressões corporais. Todo detalhe é importante para poder causar uma boa impressão no cliente.
Como melhorar a habilidade de vendas dos funcionários
Como já foi adiantado, a fala e as expressões corporais são importantes na abordagem de vendas dos funcionários e, levando isso em consideração, os tópicos a seguir foram pensados com esses princípios. Mesmo que o foco seja a casa lotérica, vale ressaltar que estas dicas são validas para qualquer tipo de empreendimento que tenha um sistema de atendimento ao cliente semelhante ao das lotéricas.
Sem mais delongas, veja a seguir o que é necessário para a abordagem de vendas dos funcionários:
- Treinamento de funções: Mantenha os seus funcionários bem treinados para executar suas funções. Assim, a Lotérica já terá meio caminho andado para o sucesso. Quando o profissional é bem orientado, tem consciência das suas funções e sabe usar os softwares lotéricos, isso já é uma espécie de garantia de que ele saberá como falar com os clientes;
- Gírias, dialetos e gramatica verbal como um todo: Cada pessoa tem uma maneira própria de falar, algumas usam gírias, outras tem dialetos e assim por diante. Para o atendimento é importante orientar os funcionários a não usar esse tipo de expressão, pois a linguagem muito popular espanta os clientes. Porém, é importante relembrar que o sotaque não entra nessa categoria, pois o sotaque não é gíria ou dialeto;
- Abordagem sem emoções exacerbadas: Para as vendas é importante não ser muito entusiasmado ou muito antipático. Por ser tratar de pessoas, obviamente haverá dias em que o funcionário estará mais feliz ou mais triste, mas é importante garantir que ele mantenha uma linguagem formal, padrão, o suficiente para captar a simpatia do cliente;
- Falar com convicção: Isto não é só válido para as vendas dos funcionários, isto é útil na vida de qualquer tipo de vendedor. Falar com convicção e demonstrar conhecimento sobre o assunto ajudam a captar a confiança do cliente, permitindo que o vendedor possa fazer o seu trabalho sem maiores empecilhos. Neste caso, é importante ressaltar novamente a importância da orientação e do treinamento;
- Vestimenta: A vestimenta ajuda nas vendas pois, através das roupas, os clientes veem que a lotérica é bem organizada. Você não precisa exigir uma roupa muito formal, mas proponha um jaleco ou um avental, assim fica padronizado sem tirar o conforto do funcionário, o que afetaria sua habilidade como vendedor;
- Expressão corporal: Peça para os funcionários ficarem sentados de forma ereta, como executivos. Esta é a característica de expressão corporal que mais passa confiança para o cliente e mantém o funcionário mais confortável em conversar com os clientes;
- O olhar: Finalizando, para garantir o bom índice de vendas, é importante orientar a equipe a sempre manter o contato visual com os clientes. Ao fazer isso a pessoa que tiver sendo atendida vai sentir que a lotérica é atenciosa com os clientes, portanto, esse será um bom lugar para retornar.