4 dicas para ter uma comunicação mais assertiva com os clientes da sua lotérica

4 dicas para ter uma comunicação mais assertiva com os clientes da sua lotérica

 

Você sabe a importância de ter uma comunicação assertiva com os clientes da sua lotérica? O cliente é a peça chave da sua empresa. Sem ele, não existe lotérica. Por isso, é fundamental que os seus funcionários tenham uma boa comunicação para com eles.

Ao contrário do que se parece, a falha na comunicação entre colaboradores e clientes é mais comum do que imaginamos. E isso só acontece porque não há uma comunicação assertiva entre ambas as partes.

Os desentendimentos em uma negociação podem acontecer por diversos motivos. Omissão, informações cruzadas, ideias compartilhadas de forma inadequada, dentre outros. Para resolver esse problema, preparamos esse artigo com dicas para que seus colaboradores tenham uma comunicação mais assertiva com seus clientes.

Boa leitura!

 

A blindagem pode dificultar a comunicação com os clientes da sua lotérica

Infelizmente, nos dias de hoje, é fundamental que o vidro das lotéricas seja blindado. Afinal, os assaltos continuam a acontecer e todo cuidado é pouco. Mas, essa blindagem pode acabar dificultando a comunicação entre colaborador e cliente.

Por causa da blindagem, muitas vezes o cliente fala e o colaborador não entende o que está sendo repassado. O contrário também pode acontecer. Com isso, a comunicação se torna ineficiente, causando transtornos entre as partes envolvidas.

Para que isso não aconteça, experimente colocar um comunicador dos dois lados do vidro. O comunicador vai transmitir o som com clareza, evitando que seja necessário repetir o que foi dito e, consequentemente, possíveis transtornos.

 

O colaborador precisa ter empatia

Se você quiser que os clientes da sua lotérica voltem, é preciso trabalhar a postura do seu colaborador. Assim como o cliente é importante, o colaborador é outra peça fundamental para sua lotérica crescer e se desenvolver.

Ele precisa se colocar no lugar do cliente. Ter empatia. Dessa forma, o seu colaborador passa a compreender como as pessoas ao seu redor pensam. A pessoa que está do outro lado do vidro é um ser humano. A partir do momento que seu funcionário passa a ter empatia, a comunicação se torna muito mais assertiva e harmônica.

 

Conheça seus clientes

Quando eu digo “conhecer seus clientes” não me refiro a saber o que a Maria ou o Fernando compram ou fazem na sua lotérica. Não é algo superficial. É conhecer o seu cliente a fundo, de forma aprofundada.

É importante saber o que comunicar, como comunicar e quando comunicar. Não se trata apenas da comunicação pessoal. A comunicação assertiva acontece em outros canais também. Conhecendo o seu cliente, você saberá exatamente como ele gostaria de ser contatado.

A ideia é que essa comunicação seja individual. Cada cliente pensa e age de formas diferentes. É preciso entender a cabeça de cada um para que a comunicação aconteça de forma assertiva e facilitada.

 

A comunicação tem que ser clara

Não tem necessidade de o colaborador ficar enrolando entre um cliente e outro. Estamos em uma era que o imediatismo domina a maioria das situações. Isso também vale para o atendimento em uma fila.

Concisão e clareza são qualidades de uma comunicação assertiva que devem ser valorizadas. Defina tópicos e fale apenas o essencial para o seu cliente. Também é importante não exagerar, não ser genérico demais e nem técnico demais.

Voltando ao tópico dito anteriormente: se coloque no lugar do cliente e fale com ele em uma comunicação um-para-um. Sem rodeios, sem delongas e com empatia. Ele vai compreender e ainda vai indicar a sua lotérica para outras pessoas.

 

Agora você sabe como fazer uma comunicação assertiva para os clientes da sua lotérica. Aplique as dicas apresentadas e leve a sua lotérica para o topo. Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422

 

 

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