Treinamento de pessoal: do planejamento à implementação

porNeimar Mariano Arruda

Treinamento de pessoal: do planejamento à implementação

O treinamento de pessoal é um requisito imprescindível para o sucesso e para o crescimento de uma empresa, mas isso não é diferente com as lotéricas.

Um negócio que tem objetivos maiores e pretensões de crescer. Expandir. Além de conquistar resultados melhores dependerá de uma equipe em constante progresso e ascensão profissional. Portanto, isso passa obrigatoriamente pelos programas de capacitação.

Alguns lotéricos acreditam, erroneamente, na ideia de que treinamento de pessoal é algo somente para grandes empresas. Esta é uma visão errada que precisa ser desconstruída. Urgentemente.

Por esta razão, em 7 passos simples, vamos demonstrar como é possível planejar e implementar um treinamento eficiente em sua lotérica.

Primeiro Passo: defina os objetivos treinamento de pessoal

Primeiramente, o primeiro passo para implementar um programa de treinamento em sua lotérica é a definição dos objetivos. E não estamos falando de nada muito complicado ou difícil de ser definido. Para lhe ajudar nesta missão, apresentaremos algumas perguntas que podem lhe auxiliar aqui:

  • O que é preciso melhorar em sua lotérica?
  • Quais são os problemas mais comuns que precisam de uma solução em definitivo?
  • O que você espera que os funcionários da lotérica tenham aprendido após o treinamento?

Segundo Passo: defina o conteúdo programático do treinamento

Uma vez definidos os objetivos, é chegada a hora de apontar quais serão os principais tópicos a serem abordados no treinamento de pessoal. Tais tópicos nada mais são do que os assuntos a serem abordados, de modo que os objetivos sejam alcançados. Portanto, o conteúdo precisa estar totalmente alinhado a necessidade da Lotérica. Lembre-se um padrão para mensurar isso são os nossos clientes. Eles serão o nosso termômetro de qualidade e satisfação.

Terceiro Passo: faça um brainstorming olhando para o programa

Olhando para o conteúdo programático que você definiu no passo anterior, então faça uma reflexão a respeito de tudo o que precisa ser dito. Além de como o conhecimento será repassado para os funcionários.

Como estamos falando de um treinamento, procure pensar nas dinâmicas de grupo e nas atividades para que as pessoas possam assimilar todo o conteúdo de modo mais fácil e prático.

Reflita também sobre as reações que você quer ver nas pessoas em cada fase do treinamento e procure anotar todas as ideias que tiver.

Quarto Passo: defina o roteiro de cada item presente no programa

Com as ideias do terceiro passo em mãos, é chegada a hora de desdobrar cada tópico do conteúdo programático em diversos pontos que precisam ser abordados em um determinado assunto. Chamamos isso de “roteiros de aula”, e eles incluem:

  • O conteúdo em si.
  • Exemplos a serem dados.
  • Detalhes e outras informações importantes.
  • Explicação de como o conhecimento deverá ser utilizado na prática.
  • Atividades a serem realizadas no treinamento para que as pessoas assimilem melhor o conteúdo, incluindo-se dinâmicas de grupo, se for o caso.

Quinto Passo: prepare-se para a execução

Após a definição dos roteiros relacionados a cada item do conteúdo programático. O próximo passo é se preparar para a execução de fato. Portanto, analise o que poderá ser feito pessoalmente, caso você mesmo vá se responsabilizar por ministrar o treinamento, ou por terceiros, caso vá contratar um profissional ou expert para repassar o conteúdo que fora planejado.

Sexto Passo: execute o que foi planejado

O sexto passo é a execução de fato, mas o nosso treinamento de pessoal não acaba aqui…

Sétimo Passo: mensure os resultados obtidos e procure aprender com esta oportunidade

Por fim, como queremos garantir o máximo de eficiência em nossos treinamentos. Precisamos medir os resultados na prática e verificar se os objetivos pretendidos no primeiro passo foram realmente alcançados.

É preciso ressaltar que esta é uma excelente oportunidade para revisar todo o procedimento e aprender com a experiência do treinamento, de modo a aperfeiçoá-lo a cada nova execução.

Viu como é simples? Esperamos que esse passo a passo possa lhe auxiliar no desenvolvimento de uma estratégia eficiente para o treinamento de pessoal em sua lotérica. Bom trabalho!

Leia este e outros artigos em nosso blog, clicando aqui.

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.