Qual é a lucratividade da sua lotérica? Como descobrir?

Qual é a lucratividade da sua lotérica Como descobrirPara empreender em uma unidade lotérica é necessário seguir de acordo com os princípios de negócios de qualquer tipo de empresa; pagar impostos, funcionários, fazer plano de investimentos e afins. Nesse ponto um dos fatores mais relevantes para manter uma empresa ativa e funcional é através do cálculo da lucratividade do negócio. Se a lucratividade da lotérica for positiva, isso significará que a empresa está tendo uma boa atuação no mercado.

Antes de mais nada, é bom ressaltar que a lucratividade, o lucro e a rentabilidade são três processos diferentes baseados no mesmo coeficiente financeiro, que em uma lotérica é definido pelos gastos e pelo retorno.

O lucro consiste no montante mensal extraído da receita. A receita é o quanto a lotérica ganha, ao subtrair todas as despesas, reposição de estoque, pagamento de tributos, salários dos funcionários e outras coisas relacionadas a receita, o resultado será o lucro da lotérica.

Por outro lado, a rentabilidade seria um cálculo semelhante, mas relacionado a todo o investimento em comparação ao dinheiro que entrou em caixa. Se houve um investimento de X, no fim do processo a lotérica tem que apresentar resultados de X + Y, mostrando que o seu negócio é rentável.

A lucratividade, seguindo uma ótima explicação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), consiste em “um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual e que indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve”. Em uma maneira mais simples de explicar, a lucratividade é o percentual que sobra em forma de lucro.

Aprenda a calcular a lucratividade da sua lotéricaAprenda a calcular a lucratividade da sua lotérica

Quando falamos de matemática, sabemos que a maioria das pessoas que não são muito chegadas aos cálculos numéricos dão um passo para trás, mas você não precisa fazer isso se esse for o seu caso. Por mais que as finanças da sua casa lotérica muitas vezes sejam complicadas e necessitam de muita atenção para poder fazer a prestação de contas e dar continuidade ao investimento, a lucratividade é relativamente fácil de calcular a partir da seguinte equação:

  • Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100.

Para não haver confusão, é bom ressaltar novamente que o lucro líquido consiste no resultado do custo total menos a receita total, ou seja, o quanto sua lotérica ganhou menos o quanto que foi gasto.

Para calcular você só precisa colocar os valores na equação, veja exemplo a seguir:

Considere R$ 40.000 com receita total e R$ 15.000 como lucro líquido.

Lucratividade= (15.000 / 40.000) x 100.

Lucratividade= 0,375 x 100.

Lucratividade= 37,50%.

A partir desse cálculo podemos dizer que a lucratividade da sua casa lotérica foi de exatos 37,50%, o que é um valor muito expansivo para o coeficiente mais comum, portanto, considere o exemplo de forma figurativa, não como o valor real padrão do lucro da sua casa lotérica.

A importância da lucratividade para sua lotérica

Por que a lucratividade da sua lotérica é importante para o seu negócio? Pois bem, a lucratividade é importante porque é através dela que você tem noções para saber se o seu negócio está ou não dando certo.

Você pode desfrutar da lucratividade todos os meses para acompanhar o crescimento do seu negócio. No exemplo usado, imagine que você tem lucro de 37,50% em um mês, no seguinte 25% e depois 15%. Isso será uma representatividade de que alguma coisa está errada no seu negócio.

Em outras palavras, a lucratividade é importante por permitir que você analise com maior precisão o bem-estar da sua unidade lotérica.

Tags
Deixe um comentário abaixo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão

Confira outros artigos

top
Paid Search Marketing
Search Engine Optimization
Email Marketing
Conversion Rate Optimization
Social Media Marketing
Google Shopping
Influencer Marketing
Amazon Shopping
Explore all solutions