Pós-venda: sua lotérica está fazendo isso certo?

O empresário lotérico deve manter sempre a regra básica de manter um olho no mercado e outro no concorrente. Quanto mais atrativa for o mercado, mais concorrentes o empresário terá. E, para atrair clientes é preciso também manter sua própria casa lotérica atrativa.

Para isso, é preciso trabalhar, estabelecer estratégias para atrair mais clientes e para fidelizá-los, tornando-os clientes cativos, que não trocam sua casa lotérica por qualquer outra.

O grande segredo, aqui, está na excelência no atendimento. Tanto você, empresário, quanto sua equipe, precisam ter o atendimento em primeiro lugar, conhecendo as técnicas e práticas para satisfazer os clientes, ao mesmo tempo em que oferecem mais produtos, criando a confiança necessária para que o seu cliente saiba que, na sua casa lotérica, ele é o centro das atenções.

Manter seus clientes fieis, o segredo de maior faturamento

No entanto, não basta apenas conhecer os clientes ou conquistar novos. O que é necessário para garantir sempre um faturamento maior é ter clientes fieis, fazendo com que retornem sempre e esse é, atualmente, um dos grandes desafios de qualquer atividade.

Aqui, é preciso entender que a venda não termina no momento em que seu cliente vai embora. Ele pode ter feito pagamentos, comprado bilhetes de loteria ou apostado nos jogos da Caixa, mas sua relação com ele não acaba aí.

Esse é exatamente o ponto onde você começa o seu trabalho de fidelização do cliente. E uma das formas mais eficientes de fazer isso é sua atuação no pós-venda. Essa é uma prática que oferece ao empresário a oportunidade de conhecer melhor seus clientes, saber quais são suas necessidades e, mediante esse conhecimento, oferecer novos produtos e serviços.

O pós-venda também é o grande diferencial com relação à concorrência, se for aplicado de maneira criativa e adequada. E essa pós-venda é algo simples de ser feito, tornando sua casa lotérica um local especial para seus clientes. Veja como:

  • Faça um cadastro dos clientes mais frequentes mantendo um contato regular com eles através de mala-direta, de e-mail ou de telemarketing;
  • Imprima e distribua folhetos promocionais na região de sua casa lotérica, informando sobre resultados de jogos ou convidando para participar de bolões especiais;
  • Ligue para os clientes onde mandou distribuir folhetos para saber se realmente receberam e aproveite para convidar para conhecer ou retornar à sua casa lotérica;
  • Faça parcerias com lojas de sua região para distribuir cupons de descontos ou de brindes.

Os cupons devem ser cadastrados, com anotações dos nomes, endereços, telefones ou e-mails dos clientes e você pode aproveitar essas informações para alimentar seu banco de dados.

Aproveite o banco de dados para enviar cartões de agradecimento ou e-mails para seus clientes e envie correspondências relacionadas com algum novo produto ou com algum sorteio específico.

De tempos em tempos faça um bolão para ser distribuído gratuitamente entre seus clientes mais fieis. Isso vai fortalecer seu relacionamento e mostrar o quanto você quer que tenham sorte nos jogos.

Coloque na sua casa lotérica uma caixa de sugestões, onde os clientes poderão fazer as sugestões para melhoria de sua empresa. Deixe, ao lado, um cupom para ele registrar não só a sugestão, mas também seu nome e dados de contato para aumentar o seu banco de dados.

Faça bom uso do banco de dados e tenha um pós-venda dos mais eficientes. O cliente sempre vai agradecer por você se lembrar dele e vai tornar sua casa lotérica uma referência no mercado.

São pequenos agrados que fazem um pós-venda bem feito. Lembre-se que tudo o que você fizer para atrair e fidelizar seus clientes é investimento no futuro de sua empresa.

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