O que é um Plano de Contas?
Um plano de contas nada mais é do que um conjunto de contas que serve para direcionar e classificar os registros financeiros e contábeis de uma empresa. Ele também serve como baliza para orientar a criação das demonstrações contábeis da organização.
Pode parecer complicado, mas é bem simples. Tudo o que temos que fazer é classificar cada conta da empresa em categorias específicas previamente determinadas pelo plano de contas.
O plano de contas pode variar muito de empresa para empresa e, em nível de gestão. Recomendamos que ele seja customizado para atender às demandas específicas para a melhor gestão possível de um negócio.
Porém, em contabilidade, temos alguma padronização como passamos a ver a título ilustrativo…
Em um nível mais básico, um plano de contas pode ser dividido em Ativo. Passivo e Patrimônio Líquido. Custos e Despesas e, por fim, Receitas.
Dentro da categoria dos Ativos normalmente temos o Ativo Circulante, composto pelo caixa, pelas contas bancárias da empresa, pelas contas a receber e pelo estoque em geral, e o Ativo Não Circulante, formado pelas contas a receber, investimentos, ativos imobilizados (móveis, máquinas, terrenos…) e ativos intangíveis (marcas, softwares, patentes…).
Por outro lado, o passivo se divide em Passivo Circulante, composto pelos impostos e contribuições a recolher, contas a pagar e empréstimos bancários. Passivo Não Circulante, formado pelos empréstimos bancários, e Patrimônio Líquido, integralizado pelo capital social da empresa, e pelas reservas e prejuízos da mesma.
Em seguida, temos os Custos e Despesas, cuja subdivisão comporta os custos dos produtos, os custos dos serviços, as despesas operacionais (mão-de-obra, alugueis e encargos sociais) e as perdas de capital.
Por fim, temos as Receitas, que são compostas pela soma entre a receita líquida e outras receitas operacionais que a empresa porventura tiver.
O que um Plano de Contas pode fazer pela sua lotérica?
Um bom Plano de Contas oferece diversas vantagens para a gestão da empresa. Além de poder se tornar uma ferramenta estratégica para o planejamento e para a tomada de decisões.
Dentre os seus benefícios, o mais claro e imediato é a organização das contas, através da categorização. Isso permite compreender melhor a dinâmica empresarial, retratando a sua realidade.
Desta organização, advém outra vantagem quase que automática: uma visão mais ampla das finanças e da contabilidade do negócio, o que permite enxergar coisas que seriam difíceis de visualizar sem ter o plano de contas em mãos.
Além disso, o plano de contas tem como objetivo atender às necessidades de informação da administração da empresa. Desse modo, ele acaba ajudando a melhorar a qualidade das decisões tomadas pelos gestores do negócio, que podem a contar com esse suporte essencial.
Como se não bastasse, o plano de contas ainda tem importantes implicações fiscais, como é o caso da declaração de imposto de renda e, como revelamos anteriormente, ainda serve como instrumento contábil.
E então? A sua lotérica já possui o Plano de Contas dela? Não? Fique tranquilo, porque também podemos lhe ajudar nisso… Para saber como, entre em contato agora mesmo, ligando para (67) 2108-7007 ou envie-nos um e-mail para [email protected].
Leia este e outros artigos, clicando aqui!