No mundo do empreendedorismo, inclusive no mundo do mercado lotérico, o cliente, ao lado da competência dos seus funcionários, é a alma do seu negócio. Sem os clientes não existe negócio, ponto final. Podemos dizer que a palavra da clientela tem um peso a mais sobre a condição de qualidade do seu empreendimento. E é exatamente por isso que uma pesquisa de satisfação, quando bem aplicada, pode proporcionar ótimos resultados para o seu negócio.
A pesquisa de satisfação ao cliente é um dos métodos mais antigos para se coletar informações a respeito da opinião do seu cliente sobre o seu negócio e mercado. Através dos palpites dos consumidores, que pode se limitar a preencher um questionário com sinalização, é possível perceber quais são os pontos positivos e negativos do seu negócio e como a sua lotérica se porta no mercado através disso.
Resumindo: a pesquisa de satisfação ao cliente é uma ferramenta poderosíssima que pode proporcionar o largo crescimento do seu empreendimento lotérico como um todo.
Quais são os reais benefícios de uma pesquisa de satisfação do cliente?
- Saber exatamente o que precisa ser melhorado: O primeiro ponto positivo da pesquisa de satisfação é saber exatamente o que precisa ser melhorado. Muitas vezes a lotérica tem um problema que passa despercebido; com a pesquisa você identifica e soluciona o problema;
- Encontrar brechas e novas oportunidades de negócio: Isso é muito importante, pois através da pesquisa de satisfação é possível encontrar diversas brechas no mercado para fazer sua lotérica crescer ainda mais. O cliente tem demandas e você os sacia da melhor maneira possível;
- Aumentar seus recursos de planejamento: A opinião do cliente vira um material de estudo imprescindível. Com as respostas, o planejamento da empresa, seja aquele diário ou até mesmo o anual, poderá ser melhor desenvolvido levando em consideração as demandas do consumidor;
- Diminuir o número de reclamações: As reclamações são sempre um estorvo, porque além de prejudicar o trabalho no dia a dia da empresa, as reclamações afastam outros clientes. Através da pesquisa você entenderá o motivo das reclamações e elas não vão mais acontecer;
- Solução de problemas: Todos os tópicos anteriores são soluções de problemas, mas nesse ponto queremos ressaltar que será possível fazer a pesquisa de satisfação resolver algo específico, como uma crise, onde será possível reverter o problema e aumentar o seu lucro.
5 dicas para se fazer uma boa pesquisa de satisfação
- Desejo da empresa x desejo do público-alvo: Procure montar sua pesquisa de satisfação visando os interesses da sua lotérica ao mesmo tempo que leva em conta a demanda padrão do seu público-alvo. Unir as duas vertentes é a chave para a boa pesquisa;
- Tenha um objetivo ao fazer a pesquisa: Não adianta fazer uma série de perguntas aleatórias, o seu questionário deve ter um objetivo, que pode ser a solução de um problema específico ou encontrar problemas que passam despercebidos;
- Ofereça a melhor maneira para o cliente responder: O questionário da pesquisa de satisfação deve ser oferecido de uma maneira em que o cliente não precise se incomodar para responder. Pense nisso antes de fazer a pesquisa;
- Bonifique os clientes: Para atrair a atenção do consumidor você pode oferecer uma bonificação, brinde ou semelhante, para os clientes que responderem seu questionário. Essa estratégia é boa para você ter o maior número possível de opiniões;
- Estrutura de forma lógica: Se não houver lógica na sua pesquisa de satisfação os clientes não vão querer responde-la. Mantenha uma lógica, escalonável, com uma pergunta levando a outra, de maneira que os interesses do consumidor estejam em foco;