Motivação no ambiente de trabalho – Por que é importante na sua lotérica?
Uma lotérica deve ser vista como um empreendimento comercial como qualquer outro, exigindo de seu administrador alguns requisitos que a apresentem como um ambiente saudável para o trabalho, onde os empregados se sintam motivados para todas as atividades, atendendo e mantendo satisfeitos os clientes.
Embora a lotérica hoje seja uma extensão dos bancos, servindo para pagamento de contas, retiradas e depósitos, é necessário pensar que o produto mais ofertado é o atendimento e, dentro desse ponto de vista, a motivação da equipe é fundamental, já que é através de sua equipe que o cliente vai perceber o diferencial. São os atendentes que complementam a qualidade, mantendo um bom atendimento e fazendo com que a lotérica possa desempenhar bem o seu papel junto à comunidade.
A motivação no ambiente de trabalho, portanto, é uma responsabilidade do proprietário da lotérica. Não basta apenas que a lotérica apresente bons indicadores, números de atendimento, mas sim que possa se tornar uma referência nesse nicho de mercado, com funcionários dispostos e felizes, atendendo os clientes com motivação e alegria, com boa vontade e sorriso sincero no rosto.
Com isso, podemos entender que a motivação de uma equipe de trabalho numa lotérica depende apenas de questões básicas e essenciais, tornando os funcionários mais eficientes, deixando que trabalhem sem aquela pressão constante que podemos perceber numa agência bancária, por exemplo.
Sabemos que, em alguns casos, um empregado pressionado acaba produzindo mais. Contudo, é importante que essa pressão não seja massacrante. A pressão pode ser suave e saudável, criando uma reciprocidade entre o empresário e o empregado e, para isso, basta o reconhecimento do esforço do funcionário, mostrando que ele tem valor para a empresa.
O pior que pode acontecer na motivação sob pressão é o funcionário se sentir desvalorizado, trazendo uma imagem negativa para a lotérica, principalmente quando pensamos que o principal produto da empresa, neste caso, é o atendimento.
Veja algumas situações em que você, como empresário, pode criar a motivação para os seus funcionários:
1. Criar motivação através de metas
A motivação pode ser feita através do estabelecimento de metas, baseadas num planejamento. Quando os empregados possuem um objetivo, sabendo o que a empresa precisa de cada um deles, irão se sentir motivados, buscando chegar às metas estabelecidas.
2. Criar motivação preparando a equipe
Uma equipe bem preparada para o atendimento tem maior motivação para o trabalho. Um funcionário deve conhecer bem suas atividades, saber o que oferecer, saber como atender um cliente. Como uma lotérica trabalha com atendimento, o funcionário deve se preparar para isso, com reuniões de motivação, com a participação de todos num conjunto, mostrando que são uma equipe.
3. Criar motivação através da organização
Qualquer ambiente de trabalho desorganizado é desmotivador. Quando um funcionário é treinado para manter a organização de seu ambiente de trabalho, ele ficará com maior motivação para dar continuidade ao atendimento. Organize sua lotérica de forma que o funcionário se sinta bem e perceba como a motivação vai aparecer de forma espontânea.
4. Criar motivação através da segurança
Você, como empresário de lotérica, sabe muito bem que é preciso manter um nível de segurança na sua empresa. Criar uma estrutura que mostre aos empregados que eles estão num ambiente seguro, é um ponto favorável para manter a motivação.
5. Criar motivação através de equipe
Os funcionários devem ter liberdade dentro do ambiente de trabalho, podendo trocar ideias, interagindo entre eles, garantindo que haja união entre a equipe. Uma equipe unida tem maior motivação para trabalhar e para fazer de sua empresa uma referência no setor.
São apenas 5 sugestões de como gerar motivação no seu ambiente de trabalho, tornando sua lotérica muito melhor para trabalhar. Que tal começar a aplicá-las?