Uma casa lotérica é um local de atendimento de clientes e essa condição faz com que o empresário lotérico encontre métodos eficientes de gestão de pessoas. A gestão de pessoas feita de forma correta é uma garantia de que as necessidades dos funcionários estão sendo atendidas e de que o empresário terá uma equipe de trabalho confiável, que lhe traga resultados no seu empreendimento.
Numa lotérica, a gestão de pessoas é o coração da empresa, uma vez que todos os processos, problemas e soluções passam por essa área, inclusive a cultura organizacional.
Sabendo como gerenciar a equipe de trabalho, é possível resolver conflitos, melhorar o atendimento da lotérica, alavancar os resultados e estabelecer metas e objetivos que possam ser alcançados por todos os integrantes da equipe.
A gestão de pessoas é, portanto, um conjunto de metodologias, de práticas e de teorias administrativas que, corretamente aplicadas, mantém o controle do pessoal interno, procurando, com isso, administrar e aumentar a produtividade.
Numa lotérica, o que torna o negócio funcional são os operadores de caixa, atendentes que mantém relacionamento direto com o público e, assim, essas pessoas são as diretamente responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso da empresa. Desta forma, é necessário entender que a gestão de pessoas é um dos fatores mais importantes para aumentar o faturamento da empresa.
Para você, empresário lotérico, que está diretamente ligado aos seus funcionários, algumas atitudes são necessárias para a gestão de pessoas. Comece a aplicar as dicas que apresentamos e veja seu negócio se expandir, da maneira que idealizou:
1. Gestão de pessoas é delegar funções
A delegação de funções é essencial para o processo de gestão de pessoas e, no caso de uma lotérica, cada funcionário deve ter suas funções e obrigações delimitadas, mantendo a qualidade do serviço prestado e ajudando a aumentar o faturamento. O empresário que sabe delegar funções está dando o encaminhamento para o crescimento de sua empresa.
2. Gestão de pessoas é reconhecer as capacidades
O reconhecimento de um trabalho bem feito faz com que o funcionário fique mais motivado, buscando sempre melhorar seu desempenho. O empresário, como ser humano, deve entender que seus funcionários também têm sentimentos e, em razão disso, devem ser reconhecidos naquilo que melhora o conjunto, a equipe de trabalho. Quando se elogia uma ação, a produtividade sempre aumenta.
3. Gestão de pessoas é mostrar o melhor caminho
O empresário lotérico deve entender que todas as pessoas possuem algum tipo de deficiência, não sendo perfeitas, da mesma forma como ele também não é. Assim, ao precisar chamar a atenção de um funcionário com relação a algo que não foi positivo, ele tem a obrigação de mostrar o melhor caminho, explicar como deve ser feito e ajudar seu empregado a agir corretamente.
4. Gestão de pessoas é tornar a equipe funcional
Um bom ambiente de trabalho somente é conseguido através de uma boa equipe, que mantém o controle sobre as atitudes, com pessoas dedicadas, que não provocam atritos e intrigas, garantindo que tudo seja feito em prol do cliente. O empresário lotérico deve acompanhar sua equipe e fazer com que haja harmonia no ambiente de trabalho para ter maior produtividade.
5. Gestão de pessoas é se tornar um exemplo
Um líder deve ser sempre o exemplo para sua equipe de trabalho. O empresário lotérico precisa ser um profissional exemplar, competente, íntegro, mostrando à sua equipe que é um modelo a ser seguido, influenciando o comportamento de forma positiva para garantir um bom ambiente de trabalho.
6. Gestão de pessoas é confiar na equipe
Para o empresário lotérico, um ponto essencial na gestão de pessoas é confiar na equipe e mostrar que há confiança. Em vez de fiscalizar, ele tem a obrigação de acompanhar, incentivando a equipe e mantendo-a sempre motivada. Dessa forma, a equipe irá se sentir mais confortável para exercer suas atividades e gerar melhor produtividade.