Na casa lotérica, são os operadores de caixa as verdadeiras bases para a empresa e, em razão disso, é importante que a gestão de pessoas seja aplicada para que o atendimento seja de primeira qualidade.
Para melhorar a gestão de pessoas em sua lotérica, é necessário tomar algumas atitudes básicas:
1. Saber delegar funções
A delegação de funções é uma das bases da gestão de pessoas. Colocar funcionários certos nos lugares certos é fazer com que o serviço tenha mais qualidade e que possa trazer melhorias no faturamento.
2. Mostrar reconhecimento
O trabalho bem feito de seus funcionários deve ser reconhecido para manter a equipe motivada. Criar prêmios coletivos e individuais faz com que todos se sintam mais motivados para atender melhor o público.
3. Fazer acompanhamento constante
O acompanhamento constante das atividades dos operadores de caixa permite ao empresário conhecer possíveis falhas no atendimento e treinar melhor seus funcionários, incentivando-os a atingir as metas estabelecidas.
4. Manter uma equipe funcional
O bom ambiente de trabalho é essencial para uma lotérica. O empresário deve tomar as medidas para evitar conflitos e para gerenciar sua equipe de forma a mantê-la unida e mais funcional.
5. Ser um exemplo para os funcionários
Os funcionários de qualquer equipe de trabalho precisam de um líder forte e consciente de suas atitudes. Quando o empresário lotérico se mostra como líder, terá o acompanhamento e a admiração de toda sua equipe de trabalho.
6. Tenha confiança na equipe
Mostre aos seus funcionários que confia em seu trabalho. A gestão de pessoas é, basicamente, uma relação de confiança entre o contratante e os contratados. Estar presente, mostrar-se solícito à necessidades e atender o que os funcionários precisam fará com que a equipe esteja mais motivada e atuante.
A gestão de pessoas através do AGIL
Como é bastante evidente, a equipe de operadores de caixa é a alma da casa lotérica, sendo as pessoas que fazem com que o cliente saia satisfeito com o atendimento e que se tornem, aos poucos fidelizados à empresa.
Os operadores de caixa representam a imagem da empresa e, por isso, é importante mantê-los motivados, oferecendo recursos que possam melhorar o atendimento e fazer com que prestem mais atenção aos clientes.
Tornar as tarefas mais otimizadas faz com que haja tranquilidade e segurança entre a equipe. O sistema AGIL de gestão de casas lotéricas, desenvolvido pela DouraSoft é a melhor ferramenta para auxiliar o empresário na gestão de pessoas.
Através do sistema AGIL, todas as operações de cada guichê se tornam automáticas, com os lançamentos feitos nas contas apropriadas e podem ser acompanhados em tempo real pelo empresário lotérico, o que vai lhe permitir saber de antemão se há qualquer problema em algum caixa e tomar as medidas necessárias para corrigir.
Assim, o empresário terá mais tempo para incentivar e motivar os seus funcionários, sem qualquer tipo de pressão, permitindo que o funcionário possa usar melhor suas capacidades de atendimento.
Embora se saiba que qualquer funcionário pode produzir mais quando pressionado, é importante também saber que, quando ele se sente motivado, ele irá produzir ainda mais do que quando pressionado, já que estará fazendo seu trabalho com mais vontade, sabendo do apoio que tem por parte do empresário.
A gestão de pessoas de sua equipe pode tornar sua casa lotérica um modelo no mercado e se transformar naquela empresa onde os clientes sentem prazer em ir, tendo a certeza de que serão bem atendidos e que terão suas necessidades satisfeitas.