Fechamento de caixa: como automatizar?

porNeimar Mariano Arruda

Fechamento de caixa: como automatizar?

O fechamento de caixa é uma tarefa que precisa de atenção. Afinal, trata-se da principal atividade para o encerramento do dia na casa lotérica. Principalmente, quando o empresário vai verificar se todos os números estão batendo. Caso nada tenha sido feito errado durante o dia e se o dinheiro existente é compatível com toda a movimentação. Então, tudo está ok.

Essa tarefa, há alguns anos atrás, era bastante complicada. Principalmente, porque o lotérico devia manter controles paralelos, em planilhas. Cadernos. Anotações. Tudo isso podia se misturar e fazer com que o fechamento de caixa levasse até horas para ser feito.

Trabalhar com números é para quem gosta. Entre os empresários lotéricos, sempre existem aqueles que odeiam trabalhar com números. No entanto, para conhecer os resultados, é preciso usar somente a matemática, o que exige mexer com números.

O fechamento de caixa de forma automática

Hoje já não é mais preciso quebrar a cabeça para fazer o fechamento de caixa da casa lotérica. A rotina de fechamento, que envolve vários processos, pode ser feita em apenas 3 minutos, utilizando o sistema de gestão de lotéricas AGIL.

O sistema AGIL funciona de forma integrada, agrupando dados de todos os caixas TFL que estão sendo controlados, todas as informações para um computador central, onde o lotérico tem a oportunidade de visualizar e de conferir todos os dados de todos os operadores de caixa na hora de fazer o fechamento.

Além disso, o sistema permite que o empresário tenha acesso à movimentação de cada caixa TFL em tempo real, ou seja, em qualquer momento do dia, quando precisar conferir alguma informação já lançadas no sistema, de sua própria mesa e de seu computador, o empresário pode ter acesso a qualquer caixa.

Dessa maneira é possível ao empresário lotérico ter a certeza de que tudo está funcionando dentro dos padrões necessários, organizando todas as informações em um único sistema.

O AGIL, desenvolvido pela DouraSoft, fornece todas as funcionalidades dentro de um mesmo sistema, que vai garantir a autonomia desde o fluxo durante o dia até o fechamento do caixa no encerramento do expediente.

Como fazer o fechamento do caixa no sistema AGIL

Primeiramente, o fechamento do caixa pelo sistema AGIL é bastante simples. Para isso, basta fazer os lançamentos dos resumos de TFL de cada caixa, no próprio sistema. O resumo deve ser feito de forma correta. Principalmente, porque  a maior parte da movimentação e do controle dos valores no sistema AGIL é relacionada às movimentações de TFL.

Para facilitar o lançamento na hora do fechamento do caixa, utiliza-se a fita de resumo por cada operador, exibindo, nessa mesma fita, as tarifas de serviço Bolão Caixa. Em cada uma das atividades é possível fazer o estorno de itens diretamente no resumo de TFL. Portanto, qualquer erro, é possível fazer o acerto diretamente no sistema, sempre com possibilidade de ver em relatórios de auditorias.

Além disso, os estornos de boletos da Caixa e de bancos são considerados num item chamado Recebimentos de Contas. Por outro lado, venda de loterias se enquadram no Resumo de TFL. Tornando mais simples o trabalho de fechamento do caixa ao final de cada dia.

O AGIL se adapta a sua necessidade

Sempre que houver necessidade, outros campos e operações podem ser incluídas diretamente no resumo do TFL e, em seguida, basta confirmar para que a tela de Fechamento de Caixa informe todos os números relativos às operações de um determinado caixa apareçam na tela, e que podem ser verificados em relatórios evitando erros ou furtos de dentro da lotérica.

Fazendo o fechamento de cada caixa TFL, o empresário lotérico poderá reunir todas as informações do sistema num mesmo fechamento, resumindo toda a movimentação de todos os caixas e, em menos de 3 minutos, terá o resultado final do dia.

Após isso, basta verificar os relatórios diários apresentados pelo sistema e analisar se tudo foi fechado corretamente, ou até mesmo receber diretamente em seu email. Portanto, o sistema AGIL é a melhor maneira de dar adeus às planilhas e controles externos e é ideal para realizar o fechamento de caixa sem problemas.

Leia este e outros artigos, clicando aqui!

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.