Como identificar o desempenho dos funcionários com precisão

porNeimar Mariano Arruda

Como identificar o desempenho dos funcionários com precisão

Você sabe informar o desempenho dos funcionários da sua lotérica com precisão? Sabe dizer quem são os melhores colaboradores e em que medida eles são mais eficientes do que os outros?

Muitos lotéricos e gerentes de lotéricas identificam o desempenho dos funcionários apenas observando o trabalho de cada um no dia a dia. É preciso admitir que a prática, a experiência e a rotina intensa de trabalho diário permitem conhecer o perfil de cada pessoa e, a partir disso, conhecer a sua eficiência.

Porém, algumas perguntas essenciais surgem daí. O que garante que o funcionário que você considera mais eficiente é realmente o mais eficiente. Levando em conta que você não tem condições de ficar observando o trabalho dele a todo instante? E mais do que isso… Se ele é o mais eficiente, você sabe informar, com precisão, o quão mais eficiente ele é?

Nas próximas linhas, vamos apresentar alguns métodos para que você consiga fazer este controle de produtividade e eficiência com precisão. Além de sugerir um caminho mais fácil para que você coloque tudo isso em ação, sem perda de tempo.

Identificar o desempenho dos funcionários passa pelo registro de todas as operações

O primeiro passo para controlar o desempenho das pessoas no trabalho é registrar as suas atividades ao longo do dia. Sem esses registros, corremos o risco de nos tornarmos reféns da nossa intuição. Levando em conta que muitas vezes podemos nos enganar.

Se estamos falando, por exemplo, da equipe de operadores de caixa, precisamos garantir que todas as vendas estão sendo devidamente lançadas e monitoradas, de modo a permitir que saibamos quem vendeu mais e o que foi vendido.

Mas somente registrar as operações não é o suficiente…

Identificar o desempenho dos funcionários também passa pelo registro das horas trabalhadas diariamente

Se um funcionário trabalha 10 horas consecutivas, é possível que termine com mais operações registradas em seu nome do que um funcionário que trabalha apenas 8 horas. Porém, isso não significa que ele é o mais eficiente…

O colaborador mais eficiente é, em última análise, aquele que faz mais coisas, em menor espaço de tempo. Levando em conta que as tarefas sejam de complexidade semelhantes de um funcionário para outro.

É daí que surge esta segunda necessidade, qual seja, a de medir a quantidade de horas trabalhadas. Mas ainda falta falar de um detalhe importante…

Conheça a complexidade de cada operação registrada

Como já alertamos anteriormente, algumas atividades são mais complexas que outras e, por conta disso, seria injusto concluir que um funcionário teve um desempenho inferior a outro quando as tarefas que ele executou são bem mais complexas e difíceis de executar.

Assim sendo, após registrar as horas trabalhadas e a quantidade de operações, é preciso fazer uma análise rápida a respeito das atividades que cada um executou e compara-las entre si.

Faça as suas análises e tire as suas conclusões

Por fim, após todo este trabalho de registro e acompanhamento, é hora de parar e analisar os resultados para poder chegar à conclusão de quem é o funcionário mais eficiente dentro da organização, com a mais absoluta precisão.

A esta altura, é possível que você esteja se indagando: Nossa! Isso dá muito trabalho! Não haveria um jeito mais fácil para operacionalizar essa coisa toda?

Como fazer todos os controles acima sem perder tempo?

Se você quer um método para colocar tudo o que citamos nas linhas anteriores em operação sem perder tempo com isso, de modo automatizado, você precisa conhecer o Sistema AGIL!

O AGIL é um sistema de gestão de lotéricas desenvolvido por lotéricos, e que permite que você faça uma gestão profissional e completa do seu negócio (e isso inclui a gestão da equipe e a identificação do desempenho dos funcionários individualmente). Saiba mais entrando em contato conosco agora mesmo: ligue para (67) 2108-7007 ou envie-nos um email para comercial@dourasoft.com.br.

Leia este e outros artigos, clicando aqui!

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.