A casa lotérica é um correspondente bancário com praticamente todas as atividades de uma agência, com a vantagem de tornar mais simples os serviços e de atender com maior rapidez, podendo atender um maior número de pessoas em menos tempo.
Com todas as atividades de pagamentos, recebimentos, saques, depósitos, vendas de produtos e tudo o que se pode fazer numa casa lotérica, é natural que haja uma grande movimentação de dinheiro, uma situação que exige o máximo de cuidado e de atenção do empresário lotérico.
O principal cuidado, certamente, é com relação à segurança. O operador de caixa deve ter sempre a quantia de dinheiro suficiente para fazer as operações, e isso exige um constante acompanhamento.
Muitas vezes o operador de caixa precisa de dinheiro e em outras é preciso fazer a sangria, retirando valores que estejam a mais, para guarda-los no cofre.
O controle de operações: a melhor maneira de fazer
A melhor forma de fazer o controle de operações, realizando a sangria ou injetando valores nos caixas TFL, quando necessário, é utilizando um sistema de gestão informatizado.
O sistema AGIL, desenvolvido pela empresa DouraSoft oferece ao empresário lotérico a facilidade de analisar a cada momento todas as operações e movimentações de cada caixa TFL sem precisar sair de seu computador.
O sistema integrado permite que o responsável pela movimentação financeira, na retaguarda, possa acompanhar a movimentação sem a necessidade de um operador de caixa solicitar que se faça a sangria ou que venha a pedir para injetar valores em seu caixa.
Com essa funcionalidade, o responsável pela movimentação financeira garante a segurança da casa lotérica e abrevia o trabalho do operador de caixa, que não irá precisar sair de seu posto de trabalho, não deixando também que os clientes fiquem esperando mais do que o devido.
Como todo empresário lotérico sabe, o melhor produto que pode oferecer aos seus clientes é um atendimento de qualidade, o atendimento por excelência. Quanto mais automatizada por sua empresa, mais fácil se torna a capacidade de cada operador de caixa prestar mais atenção aos clientes e oferecer o melhor atendimento.
O sistema AGIL é o grande apoio para o empresário lotérico nesse momento. Com a sua utilização, poderá realizar o controle de retirada e de reforços no caixa a qualquer momento, simplesmente fazendo o acompanhamento da movimentação.
O procedimento é bastante simples, sendo lançados automaticamente no sistema e facilitando ainda na hora do fechamento do caixa, evitando papéis e anotações paralelas, que precisam depois ser conferidas com o resumo do caixa TFL.
Ao fazer o fechamento do caixa, no final de cada expediente, todas as informações estão centralizadas, tornando mais rápido e eficiente o controle da movimentação financeira de cada caixa e permitindo a impressão do relatório do dia.
Com o sistema AGIL implantado, a casa lotérica terá toda sua movimentação automatizada, com maior facilidade para controle do dinheiro e trazendo a segurança de menores possibilidades de erros, que exigem tempo para conferência.
Atendimento ao cliente: a principal preocupação da casa lotérica
Como destacamos anteriormente, o grande produto que o empresário lotérico pode oferecer aos seus clientes é o atendimento. Para fazer um bom atendimento, cada operador de caixa deve trabalhar sem a preocupação de se voltar para o controle de operações.
O controle de operações, atualmente, deve ser informatizado, sem riscos de perder papéis de anotações, sem risco de anotar dados errados, voltando-se mais para aquilo que a lotérica deve fazer de melhor: atender bem seus clientes.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422