Como garantir a conciliação bancária nas contas 003 e 043?

porNeimar Mariano Arruda

Como garantir a conciliação bancária nas contas 003 e 043?

Como ter uma performance melhor nas contas 003 e 043. Uma lotérica requer uma administração responsável e personalizada. A rotina deste tipo de empresa é repleta de detalhes que fazem toda a diferença e um deles envolve as contas 003 e 043.

Todos os empresários lotéricos obtêm da Caixa Econômica Federal duas contas essenciais. Primeiro, a 043 que deve ser usada para créditos e débitos dos movimentos das casas lotéricas. Segundo, a 003 que é uma conta corrente da lotérica.

Para que uma lotérica se mantenha funcionando é preciso manter uma rotina que envolve o controle dessas contas bancárias. Caso contrário, o lotérico terá dificuldades em se manter o seu estabelecimento aberto. Para isso, faz-se necessário a conciliação bancária. Portanto, é preciso estar atento a essas duas contas para evitar problemas futuros.

Neste artigo você vai entender melhor o que deve fazer para que a sua conta 043 não fique negativa. Dessa forma, conseguirá garantir os pagamentos para a CEF sendo feitas nos dias exatos.

Por que a conciliação de contas é importante na rotina de uma casa lotérica

É comum que os novos lotéricos encontrem dificuldades em decorar a rotina que essa empresa exige. Se preocupar em fazer bolões, descobrir como operar o TFL (após atualizações), são apenas parte dos seus afazeres. Além disso, é aprender a se precaver de golpes, saber lidar com resgates de Tele Sena e etc. Todas essas coisas circundam a vida de um empresário lotérico. Entretanto, é importante se atentar ao pagamento de taxas e aos depósitos que devem ser feitos a Caixa Econômica Federal, através da conta 043.

E isso não vale só para os novos lotéricos, mas também para os empresários de anos. Isso porque até o momento a Caixa Econômica Federal atua com o formato D+1, ou seja, o dinheiro é creditado da sua conta 003 se a conta 043 estiver negativa. Mas, há informações diretamente da Caixa de que em breve esse sistema irá mudar, e a CEF começará a trabalhar com o formato D+0 de recebimento, onde se a 043 estiver negativa, a lotérica poderá ser bloqueada, ou seja, o sinal do TFL pode ser bloqueado e você ficará todo o dia sem ter como fazer transações! Resultado? Prejuízo financeiro!

Todos os lotéricos devem saber que até o momento era difícil deixar a 043 negativa, já que se o lotérico não houvesse feito depósito na 043, seria debitado automaticamente da conta 003. Dessa forma, a conta 043 nunca ficaria negativa, pois se não houvesse pagamento na 043, seria gerado automaticamente um financiamento para o lotérico, para cobrir o valor negativo. O grande problema é que o nível de exigência para esses depósitos mudou!

A CEF está mais rigorosa e não dá para contar com a sorte e correr o risco de ser bloqueado. Então, como resolver essa situação? Fazendo a conciliação bancária através de software de gestão empresarial.

Evite o caos – use software de gerenciamento de contas

Imagine a seguinte situação: você entra na sua casa lotérica, entra no site da Caixa para ver como está a conta 043 e no extrato vê um D depois de um valor enorme. Abre o cofre, conta o fluxo do dia anterior e percebe que o valor que você tem em caixa não irá cobrir o que precisa ser depositado a CEF. Desesperador? Sim, mas essa situação pode ser evitada.

Para saber exatamente quando você precisa depositar para a CEF, é preciso saber quais as extrações de bilhetes que ainda não foram debitadas e qual o prognóstico das loterias a correr (já que o dinheiro de pagamento do prêmio não entra no dia seguinte e sim no próximo).

É preciso fazer esse tipo de cálculo diariamente, mas como calcular tudo isso manualmente? E se for conferir pelo internetbank da CEF, como saber se os valores ali relatados estão realmente corretos? Não dá para fechar a lotérica e fazer os cálculos de forma demora, já que esse estabelecimento abre todos os dias.

Sistema AGIL

O ideal é utilizar um sistema automatizado que faça relatórios com todo o dinheiro que entrou e saiu e que faça a conciliação bancária de suas contas para você! Um software que pode evitar uma dor de cabeça é o AGIL da DouraSoft, ele faz a conciliação bancária de automaticamente em instantes e informa se seu ARREC PROG, CRE CXAQUI, DEB CXAQUI entre outros foi realizado corretamente pela Caixa.

Com o AGIL você saberá exatamente quanto terá que depositar para a CEF e evita o bloqueio da sua casa lotérica! Para saber mais sobre esse software clique aqui!

Quer saber mais? Agende já uma apresentação!
[button style=’red’ size=’medium’ link=’http://dourasoft.com.br/agendar’]Agendar[/button]

Leia este e outros artigos, clicando aqui!

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.