Quando se fala em organização empresarial, muita gente pensa apenas em organização financeira ou até mesmo em organizar o próprio local físico de trabalho. Mas, para deixar a sua lotérica trabalhando a todo vapor e fazê-la lucrar, é preciso pensar muito além disso…
Se você quer fazer a sua lotérica se destacar em meio à concorrência, leia o artigo até o final e descubra qual a melhor forma de levar a sua empresa rumo ao sucesso.
Dicas de como organizar sua lotérica para fazê-la lucrar
A primeira coisa que você precisa fazer para organizar sua lotérica é olhar a sua lotérica de forma ampla, ou seja, analisar todos os setores da sua empresa. Isso permitirá que você encontre os problemas e possa pensar em soluções.
Para isso, você precisa encontrar as áreas críticas da sua lotérica. Ou seja, é necessário analisar as áreas principais que fazem a sua empresa funcionar.
Isso significa que deve olhar de forma ampla para a sua lotérica, descobrir quais os setores que podem estar com problemas, e como você pode mudar esse cenário. É exatamente por conta disso que é importante pensar em qual é a área principal do negócio em si.
Para te ajudar nessa tarefa e fazer com que a sua empresa realmente esteja organizada, separamos algumas dicas. Veja:
- Atendimento aos clientes
O básico para uma lotérica estar funcionando é a organização dos terminais e o atendimento aos clientes. Para melhorar essa área, é importante que você ofereça sempre treinamento para os seus funcionários.
Essa é uma das áreas que, quando apresenta mal funcionamento, faz com que o lotérico perca dinheiro. Afinal, é no caixa que o contato com os clientes acontece e é onde o dinheiro entra na lotérica. Para melhorar esse setor, você precisa estar sempre prestando atenção nos terminais.
Evite deixar terminais fechados e tenha sempre um número suficiente de funcionários trabalhando nos caixas. Em horário de almoço, é importante que os terminais não fiquem vazios. Afinal, é nesse horário que as pessoas costumam ir até a lotérica para adquirir produtos ou até mesmo pagar suas contas bancárias.
- Aumente a venda das loterias
Outra dica de como organizar sua lotérica é prestar atenção nas vendas dos produtos. Influencie os funcionários a vender o maior número de produtos possível.
Apesar de não ser a atividade principal, pagar boletos bancários é um serviço oferecido pela lotérica, mas para realmente ter lucro é preciso que os funcionários ofereçam e até influenciem de forma sutil os clientes a comprarem produtos.
Para incrementar a venda de jogos, faça incentivos internos com os seus funcionários. Um bom exemplo é bonificando os terminais que mais fizerem vendas naquele mês, dessa forma os caixas ficarão motivados e se esforçarão mais para vender os produtos da sua lotérica.
- Crie metas e prazos
Fora do horário de funcionamento da lotérica, faça uma reunião com os seus funcionários e crie metas para venda de produtos da lotérica e estipule prazos. O ideal é que essas reuniões sejam realizadas antes do horário de funcionamento. Com isso, durante todo esse dia, os funcionários já começarão a trabalhar para cumprir o que foi solicitado.
Um bom líder de equipe sabe que as metas fazem com que os funcionários consigam caminhar com um objetivo, procurando sempre atingir as metas dentro dos prazos.
Após cumprir a meta, reúna sua equipe e parabenize pelo sucesso obtido. O reconhecimento por um bom trabalho sempre faz com que a equipe permaneça motivada.
- Acompanhe o fluxo de caixa
Agora que você já melhorou o atendimento dos operadores de caixa, é hora de começar a pensar no fluxo da sua empresa. Para saber quanto a sua lotérica está faturando, você precisa fazer registros diários dos valores financeiros que entraram e saíram da sua empresa.
Para organizar a sua lotérica, o ideal é ter um software que possa fazer os registros automaticamente nos caixas. Dessa forma, no final do dia você só terá que conferir se está tudo certo.
Existem sistemas de gestão para lotéricas que, além de registrar o fluxo de caixa, ainda oferecem relatórios sobre a sua rentabilidade durante o mês. Essa é uma ótima forma de gerenciar a sua lotérica e conseguir tomar decisões rápidas sobre a aquisição de novos produtos.
Seguindo essas dicas com certeza você conseguirá organizar sua lotérica e melhorar o faturamento do seu estabelecimento!