
Na vida vamos nos deparar com diversos tipos de personalidades, isso em qualquer tipo de ambiente, do escolar ao familiar, sempre vai existir aquele indivíduo de personalidade forte que pode vir a atrapalhar o equilíbrio emocional de um grupo.
Esse indivíduo normalmente é visto como uma pessoa rabugenta ou enérgica, mas pessoas muito tímidas ou que demonstram desinteresse no grupo também podem ser difíceis de lidar dependendo da situação. Em nosso convívio particular a melhor opção é se afastar desses indivíduos, afinal de contas, essas pessoas fazem mal para você e para o grupo. Porém, em um ambiente de trabalho o buraco é bem mais embaixo.
No ambiente de trabalho, no caso, na sua unidade lotérica, você não pode simplesmente se afastar ou demitir o indivíduo sem uma justa causa legal. E o pior, se essa pessoa for realmente difícil, sua empresa vai começar a correr o risco de perder dinheiro por causa do seu temperamento. Por isso que é muito importante aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil dentro da sua casa lotérica.
Nesse artigo você vai aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil. Não deixe de conferir as nossas dicas abaixo:
7 dicas de como lidar com funcionários de temperamento difícil
- Procure ter paciência: Ser paciente é o primeiro passo para aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil. Respire fundo, analise a situação e vá com calma antes de fazer qualquer abordagem. Um dia você vai se deparar com um funcionário desse perfil, portanto, esteja preparado para ser paciente;
- Foque o grupo no trabalho: De vez em quando os funcionários difíceis começam a incomodar com coisas não relacionadas ao trabalho, que por consequência atrapalha o trabalho dos demais. Se você conseguir focar os esforços do grupo no trabalho, inclusive os da pessoa complicada, os seus problemas vão diminuir consideravelmente, pois todos estarão ocupados trabalhando;
- Não entre em discussões acaloradas: Isso é fundamental para aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil. Não entre em discussões acaloradas, seja lá qual for o perfil de personalidade desse indivíduo. Esse tipo de posicionamento pode acabar priorizando a situação no lugar de melhorá-la;
- Saiba apaziguar os ânimos: Você, na posição de gestor, deve ter um posicionamento ímpar na hora de dialogar com o grupo. Sempre que o clima esquentar você deve ser o primeiro a querer apaziguar os ânimos dos seus funcionários. Com um diálogo, coloque as cartas na mesa e resolva o problema na hora;
- Promova a interatividade saudável entre a equipe: Antes de qualquer coisa ruim acontecer, procure promover a interatividade saudável entre as pessoas. Permita que os funcionários conversem entre si e façam pequenas reuniões informais. Desse modo você estará introduzindo a pessoa difícil a um ambiente mais agradável, onde sua presença não será prejudicial;
- Conheça melhor essas pessoas: Você já parou para pensar que essas pessoas são difíceis de lidar por que você simplesmente não as conhece direito? Uma entrevista não é o suficiente para ter acesso a personalidade completa de um indivíduo, portanto, use o tempo no trabalho para conhecer melhor essas pessoas;
- Não se torne uma pessoa difícil: Além de aprender a como lidar com funcionários de temperamento difícil, é necessário manter a atenção para que você não vire uma pessoa de temperamento difícil. Não se deixe ser abalado por esse indivíduo, aceite suas peculiaridades, diminua o estrago e com calma e paciência aprenda a lidar com a situação.
Fonte: DouraSoft