Como impulsionar suas vendas com o gerenciamento de estoque

porNeimar Mariano Arruda

Como impulsionar suas vendas com o gerenciamento de estoque

O gerenciamento de estoque é uma prática essencial para que uma lotérica tenha uma gestão completa, que ultrapassa os limites da gestão unicamente financeira.

Muitos lotéricos e empresários subestimam a importância do controle de estoque em suas empresas, mas ao fazer isso eles se esquecem que o estoque é, em outras palavras, capital imobilizado. Estoque é dinheiro convertido em mercadorias e que precisa circular para gerar mais dinheiro, mais riqueza.

Dada a importância do tema, vamos aprofundar um pouco mais nas linhas a seguir…

Gerenciamento de estoque: o que é? Quais são as suas vantagens?

Gerenciamento de estoque nada mais é do que colocar em operação um controle de estoque bem organizado e que seja capaz de revelar algumas informações essenciais que servirão para orientar o lotérico ou o gerente da lotérica na tomada de decisões.

Estamos falando de um instrumento que monitora todas as entradas e saídas de produtos da lotérica e que, por conta disso, é capaz de ajudar os gestores a tomar decisões com informação de qualidade a sua disposição e, consequentemente, com maiores chances de sucesso.

Além da vantagem acima, o gerenciamento de estoque traz muitos outros benefícios, como o combate aos desperdícios e o fim dos desvios de produtos.

Mas… Será que este gerenciamento é capaz de trazer vantagens para as vendas? Como isso seria possível?

Como tirar proveito do gerenciamento de estoque para impulsionar as vendas

Sim, é verdade! Um bom gerenciamento de estoque exerce grande influência nas vendas e você entenderá porque…

A ideia de que os controles de estoque são um fim em si mesmos é uma ideia obsoleta e precisa ser combatida, pois eles têm muito mais a oferecer do que somente inventariar e controlas a quantidade de itens e produtos armazenados na empresa.

Muita gente não consegue perceber que o gerenciamento de estoque é capaz de estimular as vendas da lotérica de diversas formas. Vamos ver algumas delas a seguir:

  • Estimular a venda dos produtos com melhor margem de retorno: se você combina gestão de estoque com gestão financeira em sua lotérica, poderá estimular a venda de produtos que tem um retorno maior, de forma a melhorar os resultados do negócio sem ter que fazer grandes movimentos para que isso ocorra.
  • Fazer promoções para vender produtos encalhados: o gerenciamento do estoque também permite que você conheça os ciclos de vendas dos muitos produtos que a lotérica oferece ao grande público. Com isso, você poderá analisar os produtos que estão encalhados e que possuem um giro muito fraco e, a partir disso, poderá formular estratégias específicas para que a venda dos mesmos seja impulsionada.
  • Descobrir os campeões de vendas: do mesmo modo que você poderá conhecer os produtos com menor saída, você conhecerá os campeões de vendas e poderá focar no que realmente interessa, aumentando a disponibilidade dos mesmos, sem correr o risco de investir em algo sem giro.

Gerenciamento de estoque sem mistérios

Alguns empresários lotéricos têm dificuldade em implementar um gerenciamento de estoque eficiente em suas empresas, mas isso pode ser facilmente resolvido em poucos minutos, decidindo-se pela implementação do Sistema AGIL em suas lotéricas. Pense nisso e tome uma decisão inteligente ainda hoje, ligando para (67) 2108-7007 ou enviando-nos um email para comercial@dourasoft.com.br.

Quer melhorar a gestão da sua lotérica? Conheça o AGIL

 

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.