O clima organizacional tanto de sua lotérica, como de qualquer outro tipo de empresa, é fundamental para obter bons resultados nos negócios. Não é muito difícil entender o conceito, visto que seus funcionários são responsáveis diretos pela qualidade final do produto oferecido e pelos serviços prestados à sua clientela.
Em outras palavras, o clima organizacional influencia na organização do ambiente. Este, por ventura, também é responsável pela produtividade da lotérica.
Estes são alguns fatores que servem de influência para o clima organizacional:
- Organização de tarefas;
- Infraestrutura da empresa;
- Desempenho individual e coletivo;
- Relação entre departamentos;
- Benefícios da equipe;
- Supervisão;
- Estabilidade do emprego;
- Valorização do trabalho;
- Dentre outros fatores.
Segundo Idalberto Chiavenato, autor brasileiro renomado por sua produção literária sobre administração empresarial, o clima organizacional “é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”. Ou seja, todos os elementos mencionados anteriormente, como já foi salientado, interferem no resultado final do produto, o tornando algo positivo ou negativo.
É por esses e outros fatores que manter o clima organizacional é extremamente necessário para o bem-estar da sua casa lotérica a curto, médio e longo prazo.
Como avaliar o clima organizacional da lotérica?
Para poder avaliar o clima organizacional da sua lotérica, em busca de identificar as melhores soluções para otimizar o trabalho e os resultados dentro da empresa, você deve investir o seu tempo em coleta de dados. Esses dados, tanto quantitativos quanto qualitativos, são frutos de opiniões dos próprios funcionários e daqueles que interagem com a lotérica. Assim, estes se transformarão em informações que servirão como métricas de avaliação.
Esses são alguns dos elementos que podem ser estudados para a avaliação do clima organizacional:
• Através dos recursos humanos: Use os recursos humanos da sua casa lotérica a fim de ver quais são as reclamações dos funcionários, aumentando assim suas perspectivas sobre o clima organizacional;
• Pelo serviço de atendimento e reclamações: Esse é o mesmo processo do tópico anterior, mas nesse caso o seu objetivo é captar a opinião dos seus clientes;
• Reuniões coletivas e individuais: Opiniões também são bem-vindas por parte dos funcionários, então colete informações em reuniões coletivas e individuais;
• Proporções dos resultados: Veja quais são as proporções de resultados da lotérica e compare com o comportamento da sua equipe de funcionários e setores;
• Falhas e problemas: Procure identificar quais são as falhas e os reais problemas dentro da sua lotérica para fazer a avaliação do clima organizacional.
6 dicas para melhorar o clima organizacional da sua lotérica
1. Regras flexíveis: Ambientes de trabalho muito rígidos intimidam a maioria dos funcionários, influenciando negativamente boa parte do clima organizacional. Portanto, na hora de estipular as regras procure ser flexível;
2. Valorizar os funcionários: Todo mundo gosta de ter o seu trabalho reconhecido, isso vale também para os seus funcionários. Proponha metas de crescimento e garanta que haverá benefícios dependendo do empenho da cada um;
3. Ser transparente sobre oportunidades de crescimento: O sistema de meritocracia é extremamente positivo, porém, se você não for transparente, isso poderá causar conflito no clima organizacional;
4. Otimizar a comunicação do ambiente: Normalmente um departamento depende dos resultados dos outros, então permita a comunicação livre entre eles;
5. Ouvir o colaborador: Ouvir a opinião dos seus funcionários não serve apenas para avaliar como anda o clima da sua lotérica, a opinião dos colaboradores também tem o poder de dar novas ideias para melhorar o desempenho e resultados do ambiente de trabalho;
6. Não misturar pessoal e profissional: Às vezes os dois se misturam, mas para o bem do clima organizacional, é aconselhável trabalhar o profissionalismo dentro do ambiente da lotérica para que até mesmo você como gestor(a) tenha autoridade.