O empresário lotérico vem enfrentando algumas dificuldades nos últimos anos, com a crise financeira que assola o país, exigindo que se dedique mais, que tenha indicadores financeiros corretos para melhor gerenciar sua empresa.
Um dos pontos que deve ser trabalhado para se manter no mercado é focar na eficiência e na qualidade do atendimento, procurando maior lucratividade e mantendo os bons resultados financeiros.
A gestão de uma casa lotérica de forma eficiente torna-se essencial para que o empresário possa sobreviver. Não basta apenas abrir as portas todos os dias e atender todos os clientes que chegarem. É necessário mostrar um diferencial para tornar a lotérica mais atrativa.
Os indicadores financeiros são uma excelente ferramenta para que o empresário lotérico persiga maior eficiência de sua empresa, com todos os colaboradores engajados para trazer melhores resultados.
Indicadores financeiros de desempenho: quais são eles?
O empresário lotérico só pode saber se sua empresa está melhorando financeiramente quando possui dados e números para comparar a situação atual com a situação anterior. Sem ter os indicadores financeiros corretos e sem o acompanhamento criterioso dos mesmos, é impossível saber como está a situação da empresa.
Da mesma forma, torna-se inviável saber como será o futuro da empresa, não tendo como definir metas e objetivos. A melhor solução é procurar os indicadores financeiros mais adequados para fornecer os dados exigidos pelo empresário para poder controlar os destinos de sua lotérica.
Entre esses indicadores, os mais práticos e assertivos são o indicador de margem de lucro, os indicadores de receitas e despesas, a medição da produtividade de cada funcionário, a quantidade de atendimentos diários, o tempo de espera e o tempo médio de atendimento, por exemplo.
Usando os indicadores financeiros para estabelecer metas
Com os números apresentados pelos indicadores financeiros, o empresário poderá estabelecer as metas para sua empresa, criando e colocando em prática um plano de melhoria que possa atender aos setores da lotérica.
Os indicadores financeiros, embora direcionados a um mesmo objetivo, devem ser trabalhados separadamente, dentro de intervalos de tempo específicos para cada um. Assim, por exemplo, aplicando estratégias para conseguir maior número de clientes, é possível usar o indicador de quantidade de atendimento diário, que irá servir para melhorar e reduzir o tempo de espera e otimizar o tempo de atendimento.
Com a junção de todos os indicadores financeiros, o empresário pode estabelecer outras metas, voltadas para a melhoria do estabelecimento como um todo. Assim, é preciso entender que sua lotérica só poderá ser considerada uma empresa com gestão eficiente, se houver esses controles e se eles forem utilizados para a melhoria de sua empresa.
O empresário lotérico pode até imaginar que, se sempre trabalhou à sua maneira, poderá conduzir a empresa sem essas ferramentas que estão aparecendo por aí. Mas ele deve entender que a própria situação do cenário econômico exige que a gestão de empresas se torne mais complexa, mais detalhada.
O mundo tornou-se muito mais organizado do que há alguns anos atrás, principalmente com o advento da internet e com a globalização e uma casa lotérica está inserida nesse contexto. Afinal, ela só trabalha com serviços e o produto manipulado é o dinheiro.
Não é mais possível para qualquer empresário trabalhar apenas com um caderno de controle. Hoje, para otimizar o seu tempo, ele tem à disposição programas informatizados de gestão. Em vez de uma calculadora para conhecer sua margem de lucro, ele terá relatório de desempenho detalhado, com todos os custos e receitas separados em suas contas específicas.
A ele, como empresário, cabe atualmente gerenciar os números e não perder tempo com eles. Isso, se quiser sobreviver e se manter entre os concorrentes.