O sistema AGIL de gestão financeira de lotéricas, desenvolvido pela DouraSoft permite o total controle das contas a pagar e contas a receber, oferecendo ao lotérico o controle interno adequado, tendo em mãos todas as informações para aprimorar a eficiência da empresa e melhorar a qualidade no atendimento, tornando a casa lotérica mais competitiva no mercado.
Controle das contas para proteger a empresa
Numa casa lotérica, o controle das contas a pagar e receber representa os procedimentos e rotinas que tem como principal objetivo proteger o ativo da empresa e produzir os dados contábeis para ajudar na condução dos negócios.
O sistema AGIL mantém um sistema de controle confiável, possibilitando a detecção de eventuais falhas, erros ou fraudes, para que o empresário lotérico possa tomar todas as providências, evitando prejuízos à casa lotérica.
A importância do controle interno de contas a pagar e contas a receber oferecido pelo sistema AGIL, pode ser percebida como prevenção para a casa lotérica, protegendo a empresa contra qualquer problema, servindo para reduzir os erros ou as tentativas que fraude, que, querendo ou não, sempre existem numa empresa como uma casa lotérica, que trabalha com grandes volumes financeiros todos os dias.
Para que serve o controle de contas a pagar e contas a receber
O controle de contas a pagar e contas a receber do sistema AGIL atende diversas necessidades:
- Comparar o real com o previsto;
- Identificar possíveis desvios de recursos;
- Analisar as causas dos desvios;
- Implantar medidas corretivas para garantir a integridade da lotérica.
O sistema de controle de contas a pagar e contas a receber apresenta ainda as seguintes funcionalidades;
- Previsão de pagamentos e recebimentos;
- Execução de pagamentos na data certa e cobrança dos débitos;
- Mensuração dos resultados da empresa e dos débitos e créditos existentes.
Todos os registros num mesmo sistema
Todos os registros de contas a pagar e contas a receber são feitos no sistema AGIL de maneira prática, dentro de uma interface amigável, com facilidade de operacionalização.
Cada compra registrada no sistema irá gerar, de forma automática, um registro em contas a pagar. O cadastro existente no sistema permite a localização do fornecedor e possibilita o registro direto no cadastro daquele fornecedor, o que vai evitar qualquer erro de lançamento. Basta o operador do sistema conferir se é aquele o fornecedor e fazer o lançamento, com os valores da compra, a data da compra, o número da nota fiscal, a discriminação dos produtos adquiridos e a data do pagamento.
Da mesma maneira, quando for feita uma venda a prazo, o sistema também registra as informações dentro do cadastro do cliente. O operador do sistema deve lançar as informações relativas à venda, com a discriminação do produto, a data, o número do comprovante de venda e a data prevista para o recebimento do valor.
O lotérico, através desses registros, terá em mãos um relatório completo sobre as contas a pagar e contas a receber da empresa, discriminadas por fornecedores ou pela data de pagamento, da forma que considerar mais apropriada.
Para ter um bom controle de contas a pagar e contas a receber, vale lembrar que o próprio sistema AGIL dá o alerta nos dias de pagamentos de contas ou na previsão de recebimentos. Com essa facilidade, o empresário lotérico não terá que se preocupar com anotações complementares, garantindo o cumprimento de todos os compromissos.