Contratar um novo funcionário para sua casa lotérica sempre é um risco. Como você mesmo sabe, sendo empresário, até que o novo funcionário comece a mostrar capacidade e eficiência, pode levar um tempo e, assim, o processo de seleção deve ser o melhor possível, evitando cometer alguns equívocos comuns que possam trazer impacto negativo para sua lotérica.
Conheça os 7 erros básicos que podem ser cometidos durante a contratação de um novo funcionário e procure evitá-los:
1. Contratar um funcionário com rapidez
Mesmo que você tenha urgência em contratar um funcionário, procure ter calma na hora da escolha, fazendo um bom processo seletivo. Analise com cuidado a vida profissional de cada candidato, faça testes e entrevistas detalhadas antes de fazer sua escolha.
2. Não tomar informações sobre o candidato
Mesmo que você tenha uma indicação de outro funcionário ou de algum conhecido, procure tomar informações sobre o candidato. Numa casa lotérica, seu funcionário vai trabalhar exclusivamente com dinheiro e, assim, é importante conhecer sua vida profissional anterior e seu comprometimento com as empresas onde trabalhou.
3. Contratar apenas pela aparência
Sabemos que, numa casa lotérica, é importante que o operador de caixa seja simpático, tenha clareza no falar e paciência para tratar com os clientes. No entanto, apenas isso não basta: você deve analisar as capacidades e competências de seu candidato, verificando os traços de personalidade e as habilidades de relacionamento com outras pessoas.
4. Contratar alguém que só tenha necessidade de emprego
Você vai precisar de um funcionário competente, capaz, que possa resolver o seu problema de falta de pessoal. Nunca contrate alguém apenas porque foi indicado por outra pessoa e que tenha necessidade do emprego. Quem tem necessidade de emprego não tem, obrigatoriamente, amor pelo trabalho.
5. Não analisar o currículo do candidato
A verificação do currículo do candidato, o tempo de trabalho em outras empresas, os motivos de demissão em empregos anteriores, são detalhes imprescindíveis para tomar a decisão mais correta sobre os candidatos que se apresentam. Você vai precisar de uma pessoa de confiança, que não precise estar sendo monitorada o tempo todo. Quanto mais confiável for o candidato, mais chances terá de conseguir um bom funcionário.
6. Não treinar corretamente
Mesmo que o trabalho na lotérica seja relativamente simples, depois da contratação é necessário oferecer o treinamento correto para o novo funcionário, dando o tempo necessário para sua adaptação. Se você mesmo não puder fazer isso, tenha uma pessoa que possa direcionar o novo empregado com paciência para que não haja erros durante suas atividades.
7. Procurar apenas por anúncio
O trabalho exigido de um funcionário na lotérica exige, antes de tudo, uma pessoa de confiança. Assim, não é bom confiar apenas em anúncios de jornais, principalmente porque, nos tempos atuais, é até perigoso procurar uma pessoa desconhecida, que possa apresentar um bom currículo, mas que não possa demonstrar o mesmo nível de confiança dos outros funcionários. Confie mais em indicações de empresários ou de outros funcionários, pois você precisará ter um novo empregado dentro dos padrões exigidos para o melhor em atendimento e com a mais alta confiança.
Conclusão
Como empresário de casa lotérica, você sabe a responsabilidade que detém sobre seus ombros. Ao escolher um novo funcionário, mesmo que haja demora na definição entre os candidatos, não tenha pressa: você vai precisar de alguém que goste de suas atividades, que seja sempre alegre e disposto no atendimento e que possa agregar valor à sua casa lotérica. Escolha com cuidado.