7 erros básicos ao contratar um funcionário para sua lotérica

Contratar um novo funcionário para sua casa lotérica sempre é um risco. Como você mesmo sabe, sendo empresário, até que o novo funcionário comece a mostrar capacidade e eficiência, pode levar um tempo e, assim, o processo de seleção deve ser o melhor possível, evitando cometer alguns equívocos comuns que possam trazer impacto negativo para sua lotérica.

Conheça os 7 erros básicos que podem ser cometidos durante a contratação de um novo funcionário e procure evitá-los:

1.     Contratar um funcionário com rapidez

Mesmo que você tenha urgência em contratar um funcionário, procure ter calma na hora da escolha, fazendo um bom processo seletivo. Analise com cuidado a vida profissional de cada candidato, faça testes e entrevistas detalhadas antes de fazer sua escolha.

2.     Não tomar informações sobre o candidato

Mesmo que você tenha uma indicação de outro funcionário ou de algum conhecido, procure tomar informações sobre o candidato. Numa casa lotérica, seu funcionário vai trabalhar exclusivamente com dinheiro e, assim, é importante conhecer sua vida profissional anterior e seu comprometimento com as empresas onde trabalhou.

3.     Contratar apenas pela aparência

Sabemos que, numa casa lotérica, é importante que o operador de caixa seja simpático, tenha clareza no falar e paciência para tratar com os clientes. No entanto, apenas isso não basta: você deve analisar as capacidades e competências de seu candidato, verificando os traços de personalidade e as habilidades de relacionamento com outras pessoas.

4.     Contratar alguém que só tenha necessidade de emprego

Você vai precisar de um funcionário competente, capaz, que possa resolver o seu problema de falta de pessoal. Nunca contrate alguém apenas porque foi indicado por outra pessoa e que tenha necessidade do emprego. Quem tem necessidade de emprego não tem, obrigatoriamente, amor pelo trabalho.

5.     Não analisar o currículo do candidato

A verificação do currículo do candidato, o tempo de trabalho em outras empresas, os motivos de demissão em empregos anteriores, são detalhes imprescindíveis para tomar a decisão mais correta sobre os candidatos que se apresentam. Você vai precisar de uma pessoa de confiança, que não precise estar sendo monitorada o tempo todo. Quanto mais confiável for o candidato, mais chances terá de conseguir um bom funcionário.

6.     Não treinar corretamente

Mesmo que o trabalho na lotérica seja relativamente simples, depois da contratação é necessário oferecer o treinamento correto para o novo funcionário, dando o tempo necessário para sua adaptação. Se você mesmo não puder fazer isso, tenha uma pessoa que possa direcionar o novo empregado com paciência para que não haja erros durante suas atividades.

7.     Procurar apenas por anúncio

O trabalho exigido de um funcionário na lotérica exige, antes de tudo, uma pessoa de confiança. Assim, não é bom confiar apenas em anúncios de jornais, principalmente porque, nos tempos atuais, é até perigoso procurar uma pessoa desconhecida, que possa apresentar um bom currículo, mas que não possa demonstrar o mesmo nível de confiança dos outros funcionários. Confie mais em indicações de empresários ou de outros funcionários, pois você precisará ter um novo empregado dentro dos padrões exigidos para o melhor em atendimento e com a mais alta confiança.

Conclusão

Como empresário de casa lotérica, você sabe a responsabilidade que detém sobre seus ombros. Ao escolher um novo funcionário, mesmo que haja demora na definição entre os candidatos, não tenha pressa: você vai precisar de alguém que goste de suas atividades, que seja sempre alegre e disposto no atendimento e que possa agregar valor à sua casa lotérica. Escolha com cuidado.

Deixe um comentário abaixo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão

Confira outros artigos

top
Paid Search Marketing
Search Engine Optimization
Email Marketing
Conversion Rate Optimization
Social Media Marketing
Google Shopping
Influencer Marketing
Amazon Shopping
Explore all solutions