7 dicas para uma boa gestão financeira

porSINLOPAR

7 dicas para uma boa gestão financeira

Você se preocupa com a gestão financeira da sua lotérica? Essa pode ser a salvação para os seus problemas em tempo de crise.

É comum que empresas passem por dificuldades, mas existem estratégias que podem fazer com que você tenha mais lucros e menos dívidas.

Investir na saúde financeira da sua lotérica é uma forma de garantir que a sua empresa fique firme mesmo em momentos difíceis. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a forma que você organiza suas finanças.

Dicas eficazes para melhorar a gestão financeira da lotérica

  1. Gerente a lotérica

Em sua lotérica tem um gerente? Se a sua empresa cresceu e você tem diversas responsabilidades, é importante ter alguém que te ajude na gestão da empresa.

Contratar um profissional qualificado para te ajudar na gestão financeira é um passo importante e pode evitar que você tenha sérias dores de cabeça.

  1. Planejamento financeiro

Uma boa gestão financeira sempre começa com um bom planejamento financeiro. É sempre importante saber onde você quer chegar, quais estratégias irá adotar e como fará para aumentar suas vendas.

Por isso, pelo menos uma vez por ano se reúna com seus funcionários de confiança, veja como estão as finanças e pensem em estratégias para melhorar as vendas.

Elabore metas diretas e veja como poderá fazer para alcançá-las. Depois de tudo decidido, reúna-se com os operadores de caixa e mostre quais são as estratégias que vão adotar para vender mais produtos.

  1. Diminua gastos

Existem alguns gastos dentro de uma lotérica que são prioridade e outros que podem ser cortados. Por exemplo, existe algum tipo de produto lotérico que não vende muito dentro da sua empresa? Analise as vendas e sempre tenha em estoque os produtos com mais saída.

Sempre que quiser investir em uma compra pense em seu orçamento. Será que determinada compra é compatível com os lucros da lotérica? É importante ter sempre os números relativos ao fluxo de caixa em mãos para tomar decisões rápidas e precisas.

  1. A tecnologia é sua amiga

Não existe nada mais desgastante do que fazer a gestão financeira de uma empresa olhando anotações confusas em cadernos ou planilhas do Excel incompletas. Você tem que garantir que o fluxo de caixa, os gastos da sua empresa e todos os números referentes a gestão financeira estejam devidamente registrados.

Para isso conte com o auxílio da tecnologia. Use sistemas de gerenciamento de lotérica, isso pode te poupar horas de trabalho e fazer com que você veja claramente como estão as vendas da sua empresa.

  1. Analise os seus resultados

Para uma boa gestão financeira não basta criar um ótimo planejamento. É importante que você esteja sempre analisando se as estratégias que estão sendo utilizada estão dando certo.

Por isso, faça relatórios da situação financeira e analise com tempo. Veja qual foi o crescimento das vendas nos últimos meses e como você fez para conseguir isso. Analisando com calma será possível encontrar soluções para aumentar cada vez mais a receita da sua lotérica.

  1. Demitir um funcionário?

Será que você deve demitir um funcionário ou deve investir no treinamento dele? Para uma boa gestão financeira o melhor a fazer é sempre oferecer oportunidade para o funcionário desenvolver novas habilidades.

Quanto mais o funcionário estiver envolvido com sua empresa, maior será o engajamento dele com as vendas dos produtos. Um funcionário motivado pode fazer com que o crescimento das vendas seja perceptível.

Além disso, se demitir um funcionário terá que contratar outro para cobri-lo e isso pode não ser vantajoso nesse momento.

 

  1. Não atrase pagamentos

Lembre-se sempre de fazer os pagamentos, dentro de uma boa gestão financeira é necessário evitar as multas.

Pagando sempre em dia, ou com antecedência, você garante um desconto e ainda fideliza fornecedores. Além disso, evita constrangimentos e a aquisição de dividas futuras.

É sempre importante não ter dívidas, isso é fundamental para a saúde financeira da sua empresa.

 

Sobre o Autor

SINLOPAR editor

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.