Pode parecer fácil administrar a folha de pagamentos da sua casa lotérica quando você tem poucos operadores de caixa e quando você mesmo, como empresário, é quem cuida da administração.
No entanto, todo negócio foi criado para crescer e se desenvolver e você, certamente, está pensando o desenvolvimento de sua casa lotérica, aumentando o número de operadores de caixa e contratando uma pessoa para cuidar da parte administrativa, deixando-lhe com tempo disponível para cuidar das questões necessárias para crescer.
Uma empresa deve ser bem administrada para ter condições de se desenvolver e essa condição também é exigida para uma casa lotérica, que precisa estar com as contas sempre em dia, com um bom planejamento financeiro e com reservas suficientes para cumprir com suas obrigações e investir em melhorias.
Você certamente é um empresário que tem em seus funcionários os parceiros certos para acompanhar esse crescimento e, diante disso, deve administrar a folha de pagamentos de maneira a cumprir com suas responsabilidades e conseguir manter o capital humano que precisa para o futuro. Veja como você pode fazer isso:
1. Fique atendo às alterações
Em sua casa lotérica você pode ter funcionários fiéis, que estão motivados para o trabalho e não pensam em mudar de emprego, mas esta é uma situação que pode ocorrer a qualquer momento. Assim, antes de fazer os cálculos da folha de pagamentos, verifique todas as alterações necessárias, como novas contratações, demissões, diferenças salariais, etc. Desta maneira você sempre terá os valores corretos a pagar, não sendo surpreendido por qualquer falha ou erro de cálculo.
2. Faça as reservas para férias e décimo terceiro
Considere que o décimo terceiro salário e as férias, mesmo sendo pagos apenas uma vez por ano, são devidas por cada mês de trabalho. Diante disso, é importante planejar e acompanhar com eficiência a folha de pagamentos durante o ano todo, fazendo as devidas reservas para não ter problemas no pagamento do décimo terceiro no final do ano ou de atender as férias de seu pessoal. Com a reserva aplicada, você terá maior tranquilidade quando chegar a hora do pagamento.
3. Tenha controle sobre horas extras
Numa casa lotérica dificilmente ocorrem horas extras por parte dos funcionários, já que o horário de atendimento é determinado pela Caixa Econômica, mas imprevistos podem ocorrer e você poderá eventualmente precisar do apoio de alguns de seus funcionários. Não se esqueça de manter o controle sobre possíveis horas extras, registrando-as e pagando-as devidamente junto com a folha de pagamento. As normas trabalhistas devem ser cumpridas e, mesmo que você tenha amizade e proximidade com seus funcionários, lembre-se sempre que eles não têm qualquer obrigação de lhe prestar favores. O contrato de trabalho é uma troca, onde o empregado oferece os serviços e o patrão paga por esses serviços.
4. Informatize sua folha de pagamento
Mantendo um programa informatizado para gerar a folha de pagamento de seus funcionários você não terá qualquer dificuldade na hora de elaboração da mesma. Um sistema de folha de pagamento precisa apenas dos dados de cada funcionário para fazer os cálculos, para gerar os holerites e para providenciar as guias de encargos sociais. Converse com seu contador e oriente-se sobre isso. Muitos escritórios de contabilidade oferecem como serviço extra a elaboração da folha e isso vai deixar você menos atarefado.
5. Abra contas para seus funcionários
Aproveite o fato de ser a casa lotérica uma permissionária de serviços da Caixa Econômica e abra contas para depositar o pagamento de seus funcionários. Isso vai facilitar muito sua administração da folha de pagamento e gerar mais segurança para seus funcionários. No dia do pagamento, basta fazer os créditos devidos, entregando aos empregados apenas o holerite. Dessa forma nem você nem seus funcionários terão qualquer problema de segurança, garantindo o dinheiro da folha na conta de cada um.