Contratar novos funcionários para casa lotérica às vezes é preciso. Entretanto, é preciso saber quais são os passos certos que você deve seguir para que a contratação seja realmente eficaz. E é sobre isso que vamos falar neste artigo!
O que você precisa pensar antes de contratar um novo funcionário?
Antes de contratar um novo funcionário para sua casa lotérica é preciso pensar se é realmente preciso. Será que os funcionários já existentes não podem te ajudar nesta tarefa? Se a resposta for não, é hora de pensar em contratar mais pessoas para fazer parte da equipe.
Outro motivo que pode levar um lotérico a contratar novos funcionários é a sobrecarga de trabalho dos funcionários atuais, é importante manter todos trabalhando em horários estabelecidos, que não faça com que nenhum deles entre em estafa.
Contratação eficaz – passos cruciais
Agora que você já pensou bem e decidiu que realmente é hora de fazer uma contratação de funcionários para sua casa lotérica, veja os 3 passos que você não pode deixar de seguir:
A vaga que está aberta no seu estabelecimento precisa ser preenchida por qual tipo de profissional? Se for para cargos relacionados ao atendimento ao público, é preciso contratar pessoas de fácil comunicação, que saibam lidar com público e que consigam ser rápidas e ágeis.
Se for para cargos administrativos, para te ajudar a organizar a parte contábil da lotérica, é importante selecionar pessoas com nível superior que saibam realmente o que estão fazendo.
Também é possível selecionar pessoas que tenham mais de uma habilidade, como atendimento ao público e conhecimentos em marketing, para ajudar você a melhorar a publicidade da sua lotérica.
Na hora de avaliar os currículos que você receber, é importante levar em conta empregos passados e cursos prestados pelo candidato. A história de cada candidato irá lhe ajudar a entender se ele realmente tem habilidades para preencher essa vaga.
Também é importante considerar a contratação de pessoas que ainda não tenham experiências profissionais anteriores, dessa forma, você poderá treiná-las e moldá-las conforme a sua necessidade. Nesse caso, é importante que o candidato seja determinado, tenha fácil aprendizagem e seja comunicativo.
- Passo 2 – Entrevistar possíveis candidatos
O ideal é que você selecione cerca de 20 currículos para analisar e não demorar mais do que 2 semanas para terminar as entrevistas com os candidatos e selecionar um novo funcionário.
Na entrevista você deve tentar conhecer ao máximo os candidatos para uma possível contratação. Como trata-se de um trabalho dentro da casa lotérica, você pode fazer dinâmicas de grupo para saber qual candidato consegue interagir melhor em equipe, já que dentro de uma casa lotérica é crucial que haja uma boa relação entre todos os funcionários.
É importante também captar se o candidato tem competência e se é comprometido. Para trabalhar em uma casa lotérica é importante ser pontual, visto que logo cedo já há várias pessoas esperando que a casa lotérica seja aberta, para serem atendidas.
Antes de exigir a documentação necessária para a contratação do funcionário escolhido, não se esqueça de detalhar o salário e os horários de trabalho que o novo membro da equipe terá que cumprir, essas informações são cruciais.
Garanta que toda a documentação do candidato seja selecionada: carteira de trabalho, título de eleitor, RG, CPF, 2 fotos 3×4, comprovante de nível escolar (caso você tenha exigido um determinado nível no anúncio da vaga) e etc.
É importante não deixar passar nenhum documento, tudo precisa ser feito de forma impecável nesse momento para que não haja nenhum problema posterior.
Depois de ter seguido todos esses passos, é hora de familiarizar o novo funcionário com o ambiente de trabalho. Apresente os outros funcionários e veja como ele se sai nos primeiros meses, se for necessário, forneça um treinamento para o novo funcionário da sua casa lotérica.