Alguns lotéricos nem sempre estão preocupados em manter um cliente, já que alguns serviços são disponibilizados com exclusividade pela casa lotérica. Entretanto, o que é importante você ter em mente, é que você pode vender muito mais para esta mesma pessoa, fazendo pequenas alterações que mudem a forma como o próprio cliente enxerga a organização.
Para se destacar, é preciso oferecer um serviço diferenciado e trabalhar no sentido de transformar os usuários dos serviços em clientes fiéis, conquistando a sua simpatia e confiança.
Dicas para aplicar em sua lotérica e gerar mais vendas
Algumas dicas simples, mas valiosas que a sua lotérica pode usar para gerar mais vendas são:
-
Oferecer produtos no guichê:
Bilhetes federais, bolões, jogos de vitrine, entre outros itens. Nesse sentido, o cenário ideal seria aquele em que você já tem um cadastro do cliente e, assim, pode oferecer produtos que despertem o interesse dele.
-
Cadastro dos clientes:
É importante ter um cadastro com o número de telefone e e-mail dos clientes. Com base nisso, é possível disparar mensagens e mandar e-mails em momentos especiais como acontece quando os jogos ficam acumulados – principalmente no caso da Mega Sena (Acumuladas ou da virada) e da Quina.
Para otimizar este aspecto, é recomendável que você utilize um sistema de cadastro que mantenha esses registros atualizados e com informações disponibilizadas para a hora que você precisar.
-
Trabalhe a equipe:
Outra dica é ensinar os funcionários a estimularem os clientes a comprar mais. Seus operadores estão na linha de frente e podem, com simples atitudes, dobrar o valor de uma venda. Não podemos simplesmente ignorar isso.
-
Elaborar uma “cesta de produtos”:
Colocar vários produtos para serem vendidos juntos pode fazer com que o cliente acabe consumindo mais e ainda tenha um incremento significativo de satisfação ao final do atendimento. Ofereça vários jogos prontos, que tal? Não custa tentar. (Fique atento para não forçar a chamada venda casada, além de ilegal vai atrapalhar novas negociações).
-
Fazer vendas por e-mail:
Se você já tem o e-mail dos clientes cadastrados, fica fácil fazer vendas por mensagem eletrônica. Eis aí um outro canal de relacionamento que muitas vezes nem é explorado pelo lotérico. Engana-se quem diz que e-mail está ultrapassado. A cada dia ele se solidifica mais e mais.
-
Vendas por telefone:
As vendas por telefone também podem ser uma boa estratégia para vender mais, oferecendo um serviço exclusivo para os clientes mais valiosos. Seja por voz, mensagens e até mesmo whatsapp.
Dar bonificações faz com que os funcionários acabem trabalhando mais na conquista dos clientes. Definir e cobrar metas também é uma boa ideia para fazer com que cada operador de caixa se sinta motivado a fazer com que clientes acabem comprando outros produtos. A época de pagar simples comissões sem fixar metas já era. Fique atento as novas realidades de resultados significativos. Todos ganham mais!
Vender mais – como oferecer produtos que os clientes atuais realmente vão se interessar?
Vender mais em uma lotérica não é um desafio se você conseguir usar o que tem em mãos: os clientes atuais. Entretanto, precisamos lhe advertir que é preciso um pouco mais de atenção na hora do atendimento no caixa.
Saber identificar quais são os clientes que frequentam rotineiramente a sua lotérica é fundamental. Essa atitude pode parecer difícil, mas não é impossível.
Saber quais são os principais produtos e serviços que o seu cliente costuma utilizar é uma porta aberta para fazer novas vendas, pois, como sabemos, o cliente gosta de se sentir valorizado e, quando se sente prestigiado, tende a retribuir na mesma moeda.
Embora oferecer produtos para clientes atuais seja uma forma de vender mais, é preciso ter cuidado. Ser muito insistente e agir de forma inconveniente pode afastar o cliente e fazer com que ele não queira mais voltar no seu estabelecimento.
É preciso oferecer serviços, mas não empurra-los de maneira brusca. Para que isso realmente dê certo, o operador de caixa precisa utilizar bom senso e gentileza. O segredo está no equilíbrio.
O que precisa ser melhorado nas lotéricas em relação aos clientes?
Já se perguntou sobre o que precisa ser melhorado? Se ainda não tem respostas adequadas a esta pergunta, lembre-se que se você quer fazer a diferença, precisa investir em ferramentas que lhe ajudem a personalizar o serviço oferecido.
Alguma vez você pensou em colocar formulários de pesquisa de satisfação ao alcance do cliente? Que tal escutar algumas sugestões daqueles que são a razão de existência do negócio?
Como podemos ver, vender mais costuma ser uma questão de trato e percepção. Quanto mais compreendemos as necessidades dos clientes e a sua realidade, maiores serão os resultados obtidos. Não há como fugir desta realidade.
Conheça um Pouco do Sindicato dos Lotéricos SINLOPAR
Para quem está interessado em ter um negócio Lotérico, é muito importante conhecer um pouco a respeito do sindicato dos Lotéricos. Este tem condições de fornecer todas as orientações necessárias para sua atuação nesse segmento de mercado.
Além de oferecer assessoria jurídica e contábil para os proprietários de Unidades Lotéricas, que a partir desse suporte podem realizar seus controles financeiros com mais segurança.
Logo, é fácil perceber como é muito interessante e vantajoso conhecer mais de perto sobre o negócio Lotérico. Principalmente pelas garantias oferecidas e o retorno do investimento no curto prazo.
Se quiser mais informações a respeito do tema ou tiver alguma dúvida, estamos à sua disposição.
Somos uma entidade jurídica representativa dos Lotéricos do Paraná e temos o intuito de apoiar e orientar estes para alavancarem os seus negócios de forma assertiva.