Retenção de clientes na lotérica

Retenção de clientes na lotérica

retencao-de-clientes-na-lotericaVamos falar um pouco sobre retenção de clientes na lotérica… Para começarmos, você sabia que 5% de retenção dos clientes mais interessantes pode significar 60% de incremento nos resultados da empresa?

Sim, é verdade! Quando uma empresa consegue reter os clientes certos, ela acaba com um incremento avassalador nos resultados. Porém, repare que utilizamos a expressão “clientes certos”. Isso significa que quem você retém é mais importante do que quantos clientes você retém. A qualidade do cliente é muito mais importante que a quantidade.

A esta altura, você deve estar se perguntando: mas por que isso? Porque alguns clientes são mais interessantes do que outros. A relação custo-benefício é melhor, o que torna a rentabilidade de alguns clientes mais alta do que a de outros. Vamos investigar isso mais profundamente a seguir…

A Regra de Pareto aplicada à retenção de clientes…

Há alguns séculos atrás, o estudioso Vilfredo Pareto desenvolveu a sua famosa regra do 80/20, também conhecida pelo nome de Princípio de Pareto. Embora esta seja uma regra utilizada inicialmente na economia, o seu uso é hoje aplicável a uma infinidade de situações.

No caso da retenção dos clientes, o Princípio de Pareto nos faz lembrar que 80% dos resultados das empresas costumam vir de 20% dos clientes. É justamente neste grupo dos 20% mas interessantes que devemos focar se queremos assegurar a continuidade e o crescimento do negócio e, ao mesmo tempo, encorajar o outro grupo a subir de nível para que chegue a fazer parte do grupo de clientes preferenciais.

Tendo esta regra como referência, no item a seguir vamos reforçar uma significativa proporção…

A retenção de clientes

E se nós te disséssemos que 5% de retenção dos clientes corretos é capaz de gerar um aumento de 60% no lucro de uma empresa. O que acha? Nada mal, não? Mas… Quem disse isso?

Esta proporção média foi o resultado de uma pesquisa publicada na Harvard Business Review em 2003, desenvolvida por um dos maiores estudiosos do marketing de relacionamento e da fidelização de clientes de nosso tempo, o professor e consultor Fred Reichheld (clique aqui para ler)

Reichheld reforça a importância de se saber quem são os melhores clientes da empresa e, a partir disso, de se buscar meios para reter e fidelizar estes clientes, o que pode ser feito através do aprofundamento do relacionamento entre a empresa e este grupo.

Tipos de clientes

Outros estudos sugerem a classificação dos clientes em 3 grupos básicos: clientes bons, clientes médios e clientes ruins.

Os bons clientes são os responsáveis pela existência da empresa. Eles são o foco. Os médios devem ser encorajados e estimulados a fazer parte do grupo dos bons, enquanto os maus clientes devem seguir dois caminhos alternativos: ou devem ser estimulados a melhorar e a tornarem-se clientes médios ou bons, ou devem ser desencorajados de modo educado e gentil a não voltarem.

E então? Como aplicar este conhecimento nas lotéricas? Trabalhe sempre com informações em mãos, segmente, e procure estreitar o relacionamento entre a lotérica e os seus melhores clientes. Lembre-se sempre que a retenção dos clientes certos é sinônimo de resultados! Bom trabalho!

Deixe um comentário abaixo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão

Confira outros artigos

top
Paid Search Marketing
Search Engine Optimization
Email Marketing
Conversion Rate Optimization
Social Media Marketing
Google Shopping
Influencer Marketing
Amazon Shopping
Explore all solutions