Uma crise interna é algo que pode acontecer a qualquer momento dentro de uma empresa, principalmente quando não há sinergia entre os colaboradores. Motivos para uma crise podem ser os mais diversos, desde um problema pessoal até um desentendimento com um cliente, e isso pode se agravar, gerando um quadro maior de desmotivação, podendo atingir outras pessoas.
O empresário lotérico, ao perceber qualquer tipo de crise interna entre seus colaboradores, deve tomar as providências necessárias para chegar ao âmago do problema e, não apenas contornar, mas solucionar de uma vez por todas os problemas enfrentados pelas pessoas.
Manter sempre um bom diálogo
A administração de uma crise interna passa, em primeiro lugar, pelo diálogo. Essa é a fórmula mágica indispensável para administrar qualquer conflito, tanto na área pessoal quanto na profissional. No conceito de modernas gestões de negócios e empresas, o ambiente corporativo sempre precisa estar aberto e transparente para todos os colaboradores.
Um ambiente de trabalho com abertura para o diálogo apresenta inúmeras vantagens, principalmente quando se trata de solução de problemas.
Mesmo havendo poucos colaboradores numa lotérica, o empresário que possui um funcionário com perfil de liderança deve aproveitá-lo para atuar junto aos outros, evitando que surjam crises internas. Como são poucas as pessoas, torna-se mais fácil criar uma ação conjunta para evitar que os efeitos negativos estabelecidos possam contaminar outros colaboradores.
Ao valorizar o diálogo e a transparência, o empresário conduz a empresa por um caminho mais positivo, podendo tomar mais rapidamente qualquer decisão que atenda o conjunto de colaboradores de sua casa lotérica. É preciso lembrar que, em qualquer ambiente, não existe imunidade completa contra uma crise interna, e, em razão disso, é preciso ter agilidade suficiente para contornar qualquer problema.
Em se tratando de grupo pequeno de colaboradores, a cultura da empresa lotérica deve ser voltada principalmente para os aspectos de atendimento, treinando sempre os funcionários e fazendo reuniões para verificar se existem problemas e como eles podem ser solucionados.
Na maior parte dos casos, quando há uma crise interna entre o pessoal da casa lotérica, os assuntos podem estar voltados para conflitos pessoais ou relacionados a clientes e, dessa forma, para o empresário, é mais fácil contornar e solucionar o problema.
O empresário deve atender as necessidades dos colaboradores
O que não pode ocorrer numa casa lotérica são atrasos em pagamentos e benefícios dos colaboradores. O empresário deve sempre manter os salários em dia, o pagamento de vale transporte e, no caso de fornecer uma cesta básica ou qualquer outro benefício, cumprir com sua parte.
O atendimento às necessidades contratuais, quando em ordem e em dia, evitam crises internas relacionadas com a empresa e, desta forma, o empresário terá maior autoridade para resolver problemas criados por casos pessoas ou outros conflitos dentro de sua empresa.
O empresário precisa ter em mente que, diante dos serviços prestados pela lotérica, quando os colaboradores e operadores de caixa só lidam com dinheiro em espécie, cria-se uma situação complicada quando há qualquer atraso no cumprimento das obrigações.
Além de tudo, o foco mais importante de uma casa lotérica é o cliente e este, de forma alguma, pode ter conhecimento de qualquer tipo de desavença dentro do estabelecimento. A função do empresário é manter um clima saudável, com colaboradores eficientes e gentis, atendendo a todos com simpatia e resolvendo todos os problemas apresentados.
Cada crise interna pode exigir do empresário uma estratégia diferente, voltada para suas particularidades e, assim, o ponto essencial é administrar qualquer crise desde o seu início, não permitindo que tenha continuidade, solucionando os problemas na fonte.