Milhões de brasileiros apostam nas loterias todo mês. São várias as modalidades e sorteios realizados diariamente. Mas você sabe como esses sorteios são feitos? Já acompanhou um ao vivo?
Em 1980 a Caixa criou o Caminhão da Sorte, instrumento que possibilita que os sorteios sejam realizados em várias cidades do Brasil, criando uma maior proximidade com a população. Segundo o site da Loteria, atualmente são utilizados dois caminhões: um permanece na cidade-sede dos sorteios e o outro viaja até as cidades onde serão os próximos sorteios.
As cidades que recebem o caminhão da sorte são previamente escolhidas e divulgadas no site da Loterias Caixa (loterias.caixa.gov.br/wps/
Um curiosidade informada no site é que no Caminhão da Sorte, além da estrutura necessária para o sorteio, existe uma unidade lotérica que permite que apostas sejam feitas até uma hora antes do sorteio. Ou seja, é possível realizar a aposta e conferir o sorteio ali mesmo.
Outro fato interessante, é que quem presencia o sorteio pode ainda participar ativamente deste momento de várias formas: ligando o dispositivo que libera as bolinhas, atuando como auditor popular, validando os procedimentos e garantindo a transparência de todo o processo.
Se você já participou de um desses sorteios, conte pra gente!
Fonte: loterias.caixa.gov.br